Uma falha grave no macOS pode expor computadores da Apple a acesso não autorizado de maneira simples. Divulgada pelo desenvolvedor de software Lemi Orhan Ergin e confirmada por vários usuários na terça-feira (28), a brecha de segurança permite obter acesso root no sistema facilmente pelas configurações do computador. O erro abre espaço para que uma pessoa mal-intencionada transforme uma conta de convidado em administrador do sistema em poucos segundos.
Até o momento, acredita-se que o bug esteja somente macOS High Sierra 10.13.1 (17B48), mas pode afetar outras versões. Confira o que já se sabe sobre a falha.
A Apple ainda está investigando o caso. No Twitter, a empresa convidou usuários a enviarem relatos via DM (mensagem direta) para ajudar na tarefa: "Vamos dar uma olhada no que está acontecendo juntos. Envie-nos um DM que inclua o seu modelo de Mac juntamente com a sua versão do macOS", escreveu a Apple.
Na tela de controle de usuários do macOS, Ergin relatou ter conseguido converter uma conta sem privilégios e um usuário root. O processo chamou atenção pela simplicidade: basta clicar no ícone de cadeado, digitar “root” no campo de usuário e deixar a senha em branco. Ao teclar Enter, o Mac permite libera acesso de administrador, capaz de abrir todos os arquivos do computador, excluir demais contas e até mesmo formatar a máquina.
O número de tentativas varia de caso a caso. Alguns usuários relatam até cinco cliques em “Desbloquear” antes de conseguir acesso. Em outras situações, o macOS libera o usuário root já no primeiro clique. Usuários relatam no Twitter que, após a conversão da conta, o Macbook pode ser desbloqueado sem senha e com privilégios de administrador diretamente da tela de login.
A falha é grave pois expõe os dados do usuário no computador a qualquer pessoa sem conhecimento técnico — porém, com conhecimento da falha de login. Na prática, um MacBook exposto em um local público pode ser desbloqueado se a conta de convidado estiver disponível. Rapidamente, um invasor pode virar administrador e tomar o controle da máquina sem que o dono dela saiba. Ainda não está claro se o acesso não autorizado pode ser realizado remotamente.
Como se proteger da falha
Até que uma eventual seja liberada em forma de atualização, é preciso definir uma senha manualmente para o usuário root do macOS. Ainda segundo relatos de usuários nas redes sociais, o procedimento impede que um invasor converta uma conta de convidado em administrador.
Dúvidas de segurança? Pergunte no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como criar atalhos para conversas no WhatsApp para iPhone
- Assassin’s Creed e Tomb Raider são destaques nos trailers da semana
- Como ganhar XP rápido em Minecraft
- Gmail, Maps e outros apps do Google aparecem com visual renovado em vídeo
- Como assistir à Netflix com outra pessoa? Quatro extensões para usar no PC
- Lista revela os filtros do Instagram mais populares no Brasil e no mundo
- JBL Xtreme vale a pena? Veja pontos positivos e negativos
- Google oferece 2 GB extras no Google Drive ap?s check up de seguran
- Como configurar a opção Ver Primeiro no Facebook para iPhone?
- MacBook Pro vs Dell XPS 13: compare ficha técnica e preço no Brasil
- Como usar mais de uma conta de Snapchat no mesmo celular
- LG K10, K8 e K4 têm preço revelado no Brasil; conheça ficha técnica
- Zoom: mais de 500 mil contas podem estar à venda na dark web
- Problemas com a bateria do iPhone com iOS 9? Veja como resolver
- Instagram permite curtir ou desativar comentários e remover seguidores
- Leilão da Receita em Fortaleza tem iPhones, MacBook e outros eletrônicos
- Pokémon Go recebe o lendário Kyogre para captura
- God of War 3 Remastered ganha trailer com luta entre Kratos e Hades
- NexDock permite transformar smartphones em notebooks
- Prime Day tem Amazon Echo R$ 200 mais barata e mais; veja promoções