Uma falha grave no macOS pode expor computadores da Apple a acesso não autorizado de maneira simples. Divulgada pelo desenvolvedor de software Lemi Orhan Ergin e confirmada por vários usuários na terça-feira (28), a brecha de segurança permite obter acesso root no sistema facilmente pelas configurações do computador. O erro abre espaço para que uma pessoa mal-intencionada transforme uma conta de convidado em administrador do sistema em poucos segundos.
Até o momento, acredita-se que o bug esteja somente macOS High Sierra 10.13.1 (17B48), mas pode afetar outras versões. Confira o que já se sabe sobre a falha.
A Apple ainda está investigando o caso. No Twitter, a empresa convidou usuários a enviarem relatos via DM (mensagem direta) para ajudar na tarefa: "Vamos dar uma olhada no que está acontecendo juntos. Envie-nos um DM que inclua o seu modelo de Mac juntamente com a sua versão do macOS", escreveu a Apple.
Na tela de controle de usuários do macOS, Ergin relatou ter conseguido converter uma conta sem privilégios e um usuário root. O processo chamou atenção pela simplicidade: basta clicar no ícone de cadeado, digitar “root” no campo de usuário e deixar a senha em branco. Ao teclar Enter, o Mac permite libera acesso de administrador, capaz de abrir todos os arquivos do computador, excluir demais contas e até mesmo formatar a máquina.
O número de tentativas varia de caso a caso. Alguns usuários relatam até cinco cliques em “Desbloquear” antes de conseguir acesso. Em outras situações, o macOS libera o usuário root já no primeiro clique. Usuários relatam no Twitter que, após a conversão da conta, o Macbook pode ser desbloqueado sem senha e com privilégios de administrador diretamente da tela de login.
A falha é grave pois expõe os dados do usuário no computador a qualquer pessoa sem conhecimento técnico — porém, com conhecimento da falha de login. Na prática, um MacBook exposto em um local público pode ser desbloqueado se a conta de convidado estiver disponível. Rapidamente, um invasor pode virar administrador e tomar o controle da máquina sem que o dono dela saiba. Ainda não está claro se o acesso não autorizado pode ser realizado remotamente.
Como se proteger da falha
Até que uma eventual seja liberada em forma de atualização, é preciso definir uma senha manualmente para o usuário root do macOS. Ainda segundo relatos de usuários nas redes sociais, o procedimento impede que um invasor converta uma conta de convidado em administrador.
Dúvidas de segurança? Pergunte no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaga comemora 35 anos com novo jogo grátis para celular
- Freekeys Fridays oferece chaves de jogos gratuitamente toda sexta-feira
- NBA 2K18: Dicas para mandar bem nas quadras
- Conheça as gírias mais faladas em League of Legends e entenda os termos
- Três novidades da build 17040 do Windows 10 Insider Preview
- Como bloquear sites no roteador TP-Link pelo celular
- Como usar o Bitmoji no PC
- Runescape: veja como upar ca?a no popular MMORPG
- Preço do PS Vita compensa em 2021? Veja prós e contras antes de comprar
- Computex: SanDisk lança SSD portátil que promete ser o mais rápido
- 'Instagram dos m?dicos' chega ao Brasil: Figure 1 re?ne fotos de casos
- Como continuar assistindo ao Netflix de onde você parou
- Dia dos Pais ganha Doodle do Google com tema das Olimpíadas
- Como pedir indicação para uma vaga de emprego no LinkedIn
- Netflix testa plano Ultra no Brasil por R$ 53,90; entenda
- Como criar GIF com a câmera do Galaxy S8
- Galaxy Buds Live: prós e contras do fone eleito melhor de 2020 pelo público
- Review Ace Combat 7
- Nova tecnologia pode deixar Wi-Fi mais rápido usando lasers
- Justiça determina bloqueio do WhatsApp por 48 horas em todo o território nacional