O serviço de streaming do aplicativo Groove Music está com os dias contados, como anunciou a Microsoft no início de outubro. A partir de 31 de dezembro de 2017, o app não fará mais o streaming ou reproduzirá qualquer conteúdo do Groove Music Pass. As opções para comprar e baixar as faixas também ficarão indisponíveis. Entretanto, o app nativo do Groove Music continuará reproduzindo as canções já adquiridas e baixadas ou enviadas para o OneDrive.
Como opção, a empresa fez uma parceria com o Spotify, para que seus atuais assinantes não percam conteúdo e possam migrar para uma plataforma similar — com direito a bônus inicial na assinatura premium de meses grátis. Saiba como baixar suas músicas do app e outros detalhes do processo de transferência.
Aplicativo e o serviço de streaming
A Microsoft explica que o aplicativo Groove Música continuará funcionando normalmente após 31 de dezembro, para quem já tiver instalado ou com músicas compradas e adicionadas na biblioteca, com exceção de conteúdo transferido do Groove Music Pass. Porém, funções como compra de novas músicas, baixar conteúdo e streaming serão desativadas em definitivo após esta data.
Ou seja: ele deve continuar funcionando apenas offline, como um player.
Como baixar as músicas?
Quem comprou músicas no Groove poderá baixá-las até 31 de dezembro. Após o prazo, não será permitido realizar essa ação. É possível transferir para qualquer dispositivo Windows de sua preferência, enviando-as para a nuvem do OneDrive.
Para baixar, abra o Groove, acesse a coleção e ative o filtro "Comprado". Em seguida, clique com o botão direito nos arquivos desejados e selecione "Download" no menu que se abrir. A transferência varia de tempo, de acordo com a velocidade de conexão e do equipamento que está usando. Canções baixadas no Groove Music ou OneDrive poderão ser reproduzidas após 31 de dezembro.
Reembolso para assinatura e passe anual
O Groove Music funcionava com um serviço de assinatura e incluía, entre suas opções, um passe anual. Se você adquiriu este pacote recentemente, e sua assinatura anual ultrapasse 31 de dezembro — e tenha validade até, no máximo, 1º de fevereiro de 2018 — a Microsoft dará um reembolso, que pode ser em devolução ao seu cartão de crédito ou, se não for possível, em vale-presente para gastar na Microsoft Store, com 120% do valor pago. Também é possível cancelar a assinatura antes do prazo e receber reembolso no mesmo formato.
Já os assinantes mensais contam com a opção de cancelamento comum antes de 31 de dezembro. Se, por um acaso, o pacote de assinatura se estender após esta data, um reembolso no mesmo formato já descrito será fornecido ao usuário. Entretanto, é possível optar por simplesmente desativar a renovação automática.
Além disso, quem comprou um código do Groove Music Pass, que fornece a assinatura do serviço, e ainda não o ativou, já não poderá usá-lo. Esta opção encerrou em 2 de outubro. Para receber um reembolso é preciso entrar em contato com o suporte técnico da Microsoft. Quem obteve acesso ao Music Pass de forma promocional, período gratuito ou a partir de outros serviços, não se classifica.
Por fim, vale lembrar que sua assinatura Groove Música não será transformada automaticamente em uma assinatura premium do Spotify após 31 de dezembro.
Mover suas músicas para o Spotify e assinatura premium
A partir de uma atualização no aplicativo do Groove Music já é possível fazer a transferência de listas e arquivos para o Spotify. O conteúdo do Groove Music Pass poderá ser transferido somente até 31 de janeiro de 2018. A transferência para o outro serviço não afeta o funcionamento das músicas no aplicativo do Groove até o fim do serviço.
É necessário ter um computador com Windows 10 ou Xbox One para transferir playlists e a coleção de músicas do Groove Music Pass. Ao concluir, você poderá ouvir as canções no Spotify em qualquer aparelho compatível com o serviço.
Pode acontecer de nem todas as músicas serem transferidas, no caso de ela não existir no Spotify. Se este for o cenário, um arquivo chamado “GrooveMigration.txt” será criado no seu computador, se estiver utilizando Windows 10, com a lista total de canções que não foram contempladas com a transferência. O arquivo fica armazenado no seguinte local: “C:\usuários\[nome de usuário]\Músicas\”.
O Spotify não poderá fazer streaming de músicas armazenadas no OneDrive ou no Groove Música. Apenas se for transferida para seu próprio serviço. Vale lembrar que novos usuários do Spotify já contam com 30 dias de gratuidade na assinatura — mas se você realizar a transferência do Groove antes de 31 de janeiro de 2018, receberá 60 dias de gratuidade.
Via Microsoft
Qual é o melhor serviço de streaming de música? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como deletar conta do Google+
- Como usar Muambator para rastrear encomendas em tempo real pelo celular
- Como criar uma planilha de gastos e despesas para o trabalho no Excel
- Disband no CS:GO: relembre equipes famosas que se separaram
- Instagram Stories ganha botão Comprar no Brasil
- Como fazer o dragão futebol em Dragon City, game para iOS e Android
- Samsung anuncia Galaxy Buds Live com formato inédito
- Como aumentar o espaço da partição C e deixar a memória do seu pc 'top'
- Tekken: Namco comemora 20 anos da franquia com game para smartphones
- Lançamento do Galaxy Note 8 será em agosto, segundo chefe da Samsung
- Saint Seiya Soldiers Soul veja as primeiras armaduras divinas do jogo
- Tudo sobre Moto G8 Plus: ficha técnica, preço e lançamento
- Brasil x Sérvia ao vivo: como assistir ao jogo da Copa do Mundo online
- TweetDeck ganha suporte a GIFs animados
- Como usar o WhatsApp em um celular sem chip
- Clicou no vírus que infecta pendrives e cria atalhos? Veja como excluir
- Como bloquear os comentários na sua foto de perfil do Facebook
- God of War: como vencer Mattugr Helson, chefe do submundo do jogo de PS4
- Como jogar o novo modo Mission Teams de Call of Duty: Infinite Warfare
- Batman Arkham Knight: Batgirl é confirmada e com campanha própria