Os Correios divulgaram, no site oficial, um comunicado sobre falsos e-mails que usam o nome do órgão para aplicar golpe virtual. A armadilha utiliza remetentes que parecem verídicos, como “[email protected]”. A mensagem contém links maliciosos e instala arquivos executáveis para infectar o computador dos usuários e acessar informações pessoais
Os cibercriminosos também usam como estratégia assuntos que podem chamar a atenção das pessoas para abrirem o e-mail – atualização de dados de cadastro e recebimento de telegrama virtual (“Você recebeu um Telegrama Nacional”), por exemplo. Veja a seguir como funciona o golpe de phishing e como se proteger da ameaça.
Entenda o golpe
Phishing é um golpe que rouba senhas e informações pessoais das vítimas por meio de e-mails falsos de empresas conhecidas e confiáveis. Neste caso, os criminosos usaram diversos remetentes associados ao nome dos Correios para enganar os usuários. São eles:
De acordo com o site dos Correios, os falsos e-mails se referem a diversos assuntos que podem induzir o usuário a clicar em no link malicioso par buscar encomenda, confirmar o número do objeto postado e saber mais informações. Os endereços eletrônicos usados pelos criminosos são:
- ftp://licitarcartaconvite:[email protected]/
- www/pub/licitacoescorreioscartaconvite.cmd
Além dos links maliciosos, os cibercriminosos usam o e-mail para instalar arquivos executáveis anexos ( no formato *.exe) para infectar o computador do usuário.
O conteúdo do e-mail aborda a suposta atualização de dados cadastrais para retirar encomendas, problema de entrega por conta do grande movimento de final de ano ou greve, encomenda SEDEX, chegada de telegrama virtual – chamado de “Você recebeu um Telegrama Nacional (correios.gov.br)” e pedido que menciona cadastros ou Sistema de Licitações dos Correios.
Como se proteger
Para ajudar os usuários a se protegerem do golpe virtual, os Correios alertaram que o envio de e-mails aos clientes é feito exclusivamente em algumas situações e apenas se o pedido for realizado com antecedência. Nessa categoria estão os serviços de envio de telegramas, aviso da chegada de encomendas e recadastramento.
Segundo os Correios, caso a pessoa não tenha feito a solicitação e receba um e-mail supostamente do órgão, não abra o conteúdo e os links enviados. Recomenda-se também apagar a mensagem da sua caixa de entrada.
Outra dica é sempre usar os canais oficiais dos Correios para fazer o rastreamento da encomenda: site ou aplicativo para Android e iOS (iPhone).
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CS:GO: MIBR vence a ENCE e avança na DreamHack Open Anaheim 2020
- Selfies de 20 megapixels: Samsung revela menor sensor de imagem do mundo
- Sonic, Aquaman e mais: relembre os jogos mais ‘bizarros’ dos anos 2000
- WhatsApp se prepara para lançar contas verificadas para empresas
- Xiaomi vem aí: lançamento do Redmi 7 deve acontecer em 21 de maio
- Como criar um atalho para as condições de trânsito no Google Maps para Android
- Como baixar e instalar Spotify na Smart TV da Samsung
- Como jogar We Happy Few no Xbox One e PC
- Fire TV Stick Lite em Review: testamos o dongle da Amazon com Alexa
- Free Fire, LoL e R6: cinco ações proibidas que dão bans eternos em jogos
- Como funciona o Reels no Instagram? Perguntas e respostas sobre a função
- The King of Fighters XIV confirma Tung Fu Rue, Choi e Chin em trailer
- Como configurar o Periscope para apagar os vídeos depois de 24 horas
- O Pix vem aí para sepultar as tarifas de TED e DOC
- Confira as melhores Smart TVs LED de 40 polegadas por até R$ 2 mil
- Brasil é um dos países que mais consome pirataria, revela pesquisa
- Como medir as polegadas da TV
- Bungie Rewards: como funciona o sistema de recompensa de Destiny
- ESL ONE retorna a Nova York em setembro com premiação de US$250 mil
- TFT, do LoL, sofre queda de 71% de espectadores na Twitch TV