Os Correios divulgaram, no site oficial, um comunicado sobre falsos e-mails que usam o nome do órgão para aplicar golpe virtual. A armadilha utiliza remetentes que parecem verídicos, como “[email protected]”. A mensagem contém links maliciosos e instala arquivos executáveis para infectar o computador dos usuários e acessar informações pessoais
Os cibercriminosos também usam como estratégia assuntos que podem chamar a atenção das pessoas para abrirem o e-mail – atualização de dados de cadastro e recebimento de telegrama virtual (“Você recebeu um Telegrama Nacional”), por exemplo. Veja a seguir como funciona o golpe de phishing e como se proteger da ameaça.
Entenda o golpe
Phishing é um golpe que rouba senhas e informações pessoais das vítimas por meio de e-mails falsos de empresas conhecidas e confiáveis. Neste caso, os criminosos usaram diversos remetentes associados ao nome dos Correios para enganar os usuários. São eles:
De acordo com o site dos Correios, os falsos e-mails se referem a diversos assuntos que podem induzir o usuário a clicar em no link malicioso par buscar encomenda, confirmar o número do objeto postado e saber mais informações. Os endereços eletrônicos usados pelos criminosos são:
- ftp://licitarcartaconvite:[email protected]/
- www/pub/licitacoescorreioscartaconvite.cmd
Além dos links maliciosos, os cibercriminosos usam o e-mail para instalar arquivos executáveis anexos ( no formato *.exe) para infectar o computador do usuário.
O conteúdo do e-mail aborda a suposta atualização de dados cadastrais para retirar encomendas, problema de entrega por conta do grande movimento de final de ano ou greve, encomenda SEDEX, chegada de telegrama virtual – chamado de “Você recebeu um Telegrama Nacional (correios.gov.br)” e pedido que menciona cadastros ou Sistema de Licitações dos Correios.
Como se proteger
Para ajudar os usuários a se protegerem do golpe virtual, os Correios alertaram que o envio de e-mails aos clientes é feito exclusivamente em algumas situações e apenas se o pedido for realizado com antecedência. Nessa categoria estão os serviços de envio de telegramas, aviso da chegada de encomendas e recadastramento.
Segundo os Correios, caso a pessoa não tenha feito a solicitação e receba um e-mail supostamente do órgão, não abra o conteúdo e os links enviados. Recomenda-se também apagar a mensagem da sua caixa de entrada.
Outra dica é sempre usar os canais oficiais dos Correios para fazer o rastreamento da encomenda: site ou aplicativo para Android e iOS (iPhone).
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Six Major Raleigh 2019: FaZe Clan cai para Team Empire e é eliminada
- França x Argentina ao vivo: como assistir ao jogo da Copa do Mundo online
- Como a Uber funciona: conheça 5 curiosidades sobre o app de transporte
- Confira dicas para jogar Kingdom Come: Deliverance
- Como ativar o Windows 7
- Wired Festival Brasil 2017 acontece em São Paulo; veja datas e agenda
- Como baixar e instalar conteúdo com o The Sims Resource
- Como alterar a unidade de medida de colunas e linhas no Microsoft Excel
- Golpes usando Pix como isca crescem após estreia do sistema de pagamentos
- Como evoluir os Pokémon em Pokémon Go
- Como jogar Diablo de graça pelo browser sem instalar nada no PC
- Como cadastrar um método de pagamento no Cabify
- Waze pede que usuários informem se posto de combustível tem gasolina
- CS:GO: veja times, datas e horários dos jogos da ECS Season 6 Finals
- Art Camera: máquina do Google registra imagens em um bilhão de pixels
- HP Deskjet 2050: saiba como baixar e instalar o driver da impressora
- ZapZap, rival brasileiro do WhatsApp, ganha função de vídeo ao vivo
- ziGueira e Takeshi: veja jogadores brasileiros que se aposentaram em 2019
- Coldzera e TACO: relembre jogadas marcantes dos brasileiros no CS:GO
- Robin: celular que salva arquivos e apps na nuvem é sucesso no Kickstarter