O Google News para desktop recebeu a maior mudança em seu design dos últimos seis anos, na última terça-feira (27). Agora, a aba de notícias do gigante de buscas passou a mostrar um layout que prioriza os fatos com leitura e navegação facilitadas, além de histórias com perspectivas diferentes.
Embora a novidade já tenha sido anunciada oficialmente, a expectativa é que a nova interface do Google Notícias chegue aos poucos para todos os usuários. Entretanto, algumas contas no Brasil já começaram a receber o novo visual. Confira a seguir o que muda no agregador de notícias.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Material Design: notícias organizadas em cards
Se comparado a outros sites do Google, como o YouTube ou serviços, a exemplo do Drive, o Google News ainda tinha um visual bastante poluído e com muitos links. Agora, o agregador terá um design mais limpo com conteúdos separados em cards, visual similar ao Google Now em celulares. Nos cartões, serão destacados título, fonte da informação e também etiquetas relacionas à notícia.
O cabeçalho foi reformulado para facilitar a navegação. Em “Manchetes”, o usuário pode conferir as principais notícias do dia, enquanto “Pesquisa de local” mostra o que acontece na cidade ou em outra região. Já “Para você” traz matérias selecionadas de acordo com os interesses demonstrados nos serviços da empresa, sendo possível criar espécies de feed de notícias personalizado. Por fim, é possível,ainda, mudar o país na localização para ler informações internacionais e de outras regiões.
Barra de seções personalizável
Anteriormente, o Google Notícias trazia uma longa lista de seções na lateral da tela com opções nem sempre atrativas para o usuário. Mas, agora, é possível clicar em “Gerenciar Seções” e apenas as áreas mais interessantes de cada uma das abas do serviço: manchetes, locais e “para você”. Assim, fica mais fácil filtrar os cards exibidos pelo agregador com conteúdo mais interessante.
Leia diferentes pontos de vista sobre a mesma notícia
Por mais informado que o usuário se sinta, conferir diferentes perspectivas de uma notícia pode ajudá-lo a embasar melhor as suas opiniões ou até mesmo mudar seu ponto de vista. Por isso, ao clicar sobre um card do Google Notícias, o serviço oferece diferentes fontes e a opção “Ver cobertura completa”.
Na página com todas as publicações sobre um fato, o Google traz diferentes alternativas de portais de acordo com a sua relevância. O site pode, ainda, indicar qual delas traz as informações mais detalhadas, opiniões sobre o assunto e atualizações em tempo real. Por fim, é possível organizar o espaço de acordo com a data de publicação.
Pesquisas relacionadas e escolhas do editor
Durante a navegação no Google News, o agregador de notícias exibirá caixas na parte direita da tela para auxiliar o usuário a obter mais informações. É possível ver tópicos relacionados, vídeos em destaque, previsão do tempo na sua cidade ou matérias selecionadas pelos editores do Google.
Em 2016 o selo de checagem de fatos foi lançado nos EUA e em feveiro para os países da América Latina, entre os quais está o Brasil. Essa ferramenta visa garantir a credibilidade de notícias veiculadas no Google. Agora, o Google News conta com uma coluna dedicada à checagem de fatos, que promete ser útil em tempos de disseminação de notícias falsas online. No espaço, é possível conferir as principais publicações relacionadas a boatos ou informações duvidosas espalhadas na Internet. No entanto, até agora esse espaço só está disponível nos EUA e não há previsão para que a caixa seja disponibilizada no Brasil.
Melhores sugestões de vídeos
Os vídeos são uma das fontes de informações online preferidas pelos usuários e o Google Notícias pretende melhorar as sugestões oferecidas. Por isso, o algoritmo do agregador foi refeito para mostrar gravações mais relevantes e também outros conteúdos relacionados durante a reprodução dos vídeos. Além disso, o novo player do serviço também traz uma melhor experiência em relação à antiga versão.
Nova tela de configuração
O usuário deve encontrar um meio mais simples de customizar as suas preferências para o Google Notícias. As novas configurações do serviço permitem um gerenciamento fácil de assuntos de interesse e também escolher quais são os tipos de notícias que se quer ver mais ou menos.
Via Google Blog
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Nove dicas para ganhar dinheiro com o TSU
- Relembre as maiores polêmicas da Internet em 2020
- Vídeo compara visual de Call of Duty Modern Wafare Remastered ao original
- Como usar o Google Play Filmes com o Chromecast
- Galaxy A51 vs Galaxy A31: compare preço e ficha técnica
- 4K e além: Lista traz seis alternativas poderosas ao Raspberry Pi
- Área 51: Alienware lança nova versão do PC gamer com Intel Core X
- Como criar uma reunião no Microsoft Teams de graça
- ESL ONE retorna a Nova York em setembro com premiação de US$250 mil
- Apps para Android: Shoot, Nights Keeper e outros destaques da semana
- Mapas do CS:GO: veja cenários 'diferentões' criados pela comunidade
- CS:GO supera PUBG em jogadores simultâneos em junho; veja números
- Como usar o timer para parar músicas no Google Play Music
- Overwatch: conheça as novas skins e saiba como consegui-las
- Resumo da Semana: Batman Arkham Knight e Bloodborne foram destaques
- Digitação fácil: iPhone tem atalho para inserir informações pessoais
- Shazam agora permite adicionar músicas ao Spotify e Rdio
- Dark Souls Remastered e Liga Overwatch foram os destaques da semana
- Receita Digital: entenda o que é, como funciona e como validar
- FIFA eWorld Cup 2018: em quem ficar de olho rumo ao mundial de FIFA 18