O caos provocado pelo vírus WannaCry, que usou uma falha no Windows para introduzir um ransomware nos computadores infectados, acendeu um alerta para usuários de máquinas domésticas e corporativas. A Microsoft alega que havia distribuído o patch de segurança há dois meses e que as vítimas do malware estariam protegidas se tivessem feito o update como recomendado. Empresas de segurança da informação no mundo todo orientam os usuários comuns a manter o Windows Update ativo, no automático. O histórico da ferramenta, porém, fez com que muita gente desativasse o recurso. Com reinicialização também automática, as atualizações faziam o computador desligar e iniciar novamente o sistema operacional no meio de processos.
Aplicativo do TechTudo: receba notícias de tecnologia no celular
Felizmente, a Microsoft já tomou medidas para evitar reinicializações fora de hora ou sem aviso. O Windows 10 já pausou com atualizações em horário comercial e permite, agora, definir os horários mais adequados para receber os updates. Sendo assim, você não precisa desativar o Windows Update na máquina e pode manter-se seguro.
Segundo a própria Microsoft, a melhor maneira de manter seu computador atualizado é ativar as atualizações automáticas. Sendo assim, você não precisa procurar atualizações online nem perder correções críticas ou drivers de dispositivos que não podem faltar no seu computador. O Windows Update instala as atualizações importantes automaticamente conforme elas se tornam disponíveis.
"O usuário tem a possibilidade de ativar a atualização durante a instalaç�
- Se o PC estiver conectado a uma rede em que as atualizações são gerenciadas por uma Política de Grupo — como escolas, universidades, empresas e organizações —, talvez não seja possível alterar as configurações relacionadas ao Windows Update sozinho. Entre em contato com o responsável para conferir as melhores práticas locais.
- A Microsoft encara o Windows 10 como um serviço. Isso quer dizer que as atualizações automáticas são ativadas por padrão para o seu computador tem sempre novos recursos e updates de segurança.
Todas as correções ocorrerão de forma automática, mas você pode checar a lista das últimas atualizações sempre no site da Microsoft: www.technet.microsoft.com/pt-br/security/bulletins.aspx.
Como ativar o Windows Update no Windows 10
Passo 1. Selecione o botão Iniciar e Configurações (engrenagem);
Passo 2. Em Atualizações de Segurança, estará disponível o Windows Update.
Para verificar as atualizações manualmente, escolha "Verificar se há atualizações".
Para deixar no automático, escolha "Opções Avançadas" e, em "Escolha como as atualizações serão instaladas", selecione "Automático (que é o recomendado para não perder nenhum patch)".
Como ativar as atualizações automáticas no Windows 8.1
Lembre-se que o Windows 8 foi descontinuado, e a versão que oferece suporte é a Windows 8.1.
Passo 1. Abra o Windows Update passando o dedo pela borda direita da tela (Charm Bar). Caso esteja usando um mouse, aponte para o canto inferior direito da tela e mova o ponteiro para cima.
Passo 2. Lá selecione "Configurações", "Mudar configurações do computador", "Atualização e recuperação" e, por fim, Windows Update. Para verificar manualmente, escolha "Verificar agora".
Selecione "Escolher como instalar atualizações" e, em "Atualizações importantes", escolha Instalar atualizações automaticamente (conforme recomendado). Em "Atualizações recomendadas", marque a caixa de seleção "Envie-me atualizações recomendadas da mesma maneira como eu recebo atualizações importantes". Em Microsoft Update, marque a caixa de seleção "Quero receber atualizações de outros produtos da Microsoft quando eu atualizar o Windows" e selecione Aplicar.
Ative as atualizações automáticas no Windows 7
O Windows 7 ainda tem suporte extendido até 2020. Sendo assim, está sob cuidados da empresa.
Passo 1. Selecione o botão "Iniciar". Na caixa de pesquisa, digite e escolha "Windows Update".
Passo 2. No painel esquerdo, escolha a opção "Alterar configurações" e, em "Atualizações importantes", selecione "Instalar atualizações automaticamente (recomendado)". Em "Atualizações recomendadas", marque a caixa de seleção "Quero receber atualizações recomendadas da mesma maneira como recebo atualizações importantes" e, por fim, selecione OK".
Saiba como acompanhar o histórico oficial de atualizações com o Windows 10.
WannaCrypt: alguém já pagou bitcoins para ter de volta arquivos bloqueados por ransomware? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- DuetDisplay: use seu iPad como segundo monitor de um PC Windows
- Intel rivaliza com Nvidia e apresenta sua primeira placa para notebook
- F1 2016 é mais um game para os fãs hardcore da série, leia teste
- Confira como jogar o modo Supremacia de Star Wars: Battlefront
- CS:GO: conheça os cinco melhores AWPers de 2019
- Como usar o GifPal para postar GIFs divertidos no Facebook
- Como baixar modificador de voz para PC e usar efeito em tempo real
- Sony lança perfil social online para PS4 e PS3; saiba como usar
- Shadow Fight 2: confira dicas para mandar bem no jogo
- Epic Store: Watch Dogs e Stanley Parable serão próximos jogos grátis
- Capas para Lumia 532: veja opções quem protegem o celular
- Como recuperar Facebook desativado
- Gabinetes gamers mid ou full tower? Veja qual escolher
- Galaxy A01 vs Nokia 2.3: compare preço e ficha técnica
- Smart na mão e ação: Instagram dá dez dicas de filtros para usar nas férias
- Como jogar Crash Bandicoot dentro de Uncharted 4 no PlayStation 4
- Como impedir que App Store ou iTunes abra ao visitar a p?gina de um app
- Japoneses criam bateria transparente que pode ser carregada pelo Sol
- Google Stadia: data de lançamento e preço de assinatura são revelados
- Garena, desenvolvedora do Free Fire, anuncia jogo de zumbis Undawn