Smartphones modernos como o Galaxy S8 e o iPhone 7 impressionam e parecem obras futuristas perto de modelos antigos. Há menos de 10 anos, os telefones não tinham sistema operacional sofisticado e apostavam em recursos hoje esquecidos para conquistar o consumidor. Quem não lembra do jogo da cobrinha como o grande chamariz da Nokia?
Com a transformação de celulares em verdadeiros computadores, algumas tecnologias – que antes eram vanguarda – foram deixadas de lado. Será que você ainda se recorda delas? Relembre, a seguir, sete funções famosas em celulares antigos, mas que ficaram no passado.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
1) Ringtone polifônico ou monofônico
Os primeiros celulares vendidos em larga escala no Brasil ainda vinham com toques simples, chamados de toques monofônicos (ou ringtones monofônicos). Aos poucos, modelos melhores começaram a oferecer sons melhores, chamados de polifônicos, com mais variação de tons.
Por algum tempo, essa característica era diferencial de um celular para outro. Usuários inclusive costumavam comprar toques da operadora. A própria Apple vendia muitos toques para as versões iniciais do iPhone. Aos poucos, porém, os telefones começaram a decodificar áudio de alta qualidade.
Os ringtones de hoje são mais sofisticados e podem ser baixados de graça em apps da App Store ou Google Play Store.
2) SMS e MMS
Embora ainda existam, mensagens SMS eram a principal maneira de se comunicar por texto no celular há cerca de 10 anos. Os primeiros modelos da Nokia famosos no Brasil, como o Nokia 5120, só eram capazes de receber mensagens. Só depois, com o 5120i, o aparelho ganhou função também de envio de SMS. O MMS nunca chegou a ser tão popular, mas era a única forma de mandar foto pela rede do telefone.
Hoje, o WhatsApp e outros apps de mensagens são a principal maneira de se comunicar por texto, áudio e vídeo no smartphone. O SMS vem aos poucos sendo substituído por uma nova versão mais poderosa. O Galaxy S8, por exemplo, é um dos primeiros compatíveis com o padrão RCS, sigla para Rich Communications Services. A tecnologia promete as mesmas funções do WhatsApp sem precisar de internet.
3) Celulares com infravermelho
Antes do Bluetooth, celulares antigos ofereciam compartilhamento de dados via infravermelho. A tecnologia tem capacidade baixa de transmissão de dados, e servia principalmente para enviar contatos. Mas, em alguns casos, permitia até jogar games simples em modo multiplayer.
Atualmente, há diversas tecnologias de transferência de dados a curtas distâncias, como NFC, AirDrop (para iPhone e iPad) e o próprio Bluetooth. Essa última tecnologia, aliás, já está na quinta geração, e até permite reprodução de áudio de um celular para duas caixas ou fones sem fio, simultaneamente.
4) Teclado qwerty e teclado alfanumérico
Os primeiros smartphones tinham o teclado físico como característica em comum. Mas, com a chegada do iPhone, em 2007, tudo mudou. A Apple provocou uma mudança geral na indústria e forçou a adoção de telas multitoque que ajustam a interface e o teclado virtual conforme o aplicativo.
A Blackberry (antiga RIM) foi a fabricante que insistiu em teclas físicas por mais tempo. Recentemente, a fabricante lançou um novo modelo com esse recurso, mas celulares do tipo estão longe de voltarem a ter popularidade no mundo.
5) Celulares flip
Lembra do StarTac? O icônico celular da Motorola é um dos mais famosos da marca até hoje e se destacou por adotar o formato flip com estilo. Antes dele, celulares conhecidos como “tijolão” já traziam essa característica, mas foram substituídos aos poucos por modelos em barra. Novamente, a Nokia foi responsável por liderar a tendência, com aparelhos como o 5120, 6120 e 3310.
Em 2015, LG e Samsung voltaram a apostar em smartphones com flip. No entanto, a iniciativa não ganhou força e parece ter deixado o formato para trás.
6) Sinal via rádio
Há cinco anos, celulares com sinal a rádio se tornaram muito populares, especialmente em empresas. A Nextel oferecia o serviço no Brasil, e logo tornou o som característico de recebimento de áudio bastante conhecido. No entanto, a tecnologia não conseguiu acompanhar a evolução das redes móveis e perdeu espaço. A falta de suporte a aparelhos desejados, como o iPhone, também contribuiu para a perda de popularidade do sinal via rádio.
Hoje, a Nextel se reinventou como operadora e passou a focar em planos e smartphones com tecnologia 4G.
7) TDMA e CDMA
Os primeiros celulares do Brasil contavam com linhas de operadora vinculadas diretamente ao aparelho. As tecnologias TDMA e CDMA não permitiam o uso de chips, o que acabava dificultando a migração de um telefone para outro.
Aos poucos, a tecnologia GSM se popularizou e passou a ser padrão em todos os smartphones. Inicialmente, ela permitia conectar à rede de voz e dados por chips mini SIM. Depois, o dispositivo diminuiu e já tem tamanho menor, no formato micro ou nano SIM.
Quais são os 20 celulares mais vendidos da história? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Chrome OS: aplicativos Android já rodam em 4 modelos de Chromebook
- Far Cry 5 terá interior dos EUA como cenário; confira o trailer
- Como limpar a memória RAM e deixar o PC mais rápido
- Microsoft anuncia novo Xbox One S sem entrada para discos
- Exclusivo: Golpe no WhatsApp oferece emoticons de Natal como isca
- O que esperar do Samsung Galaxy Note 7
- Confira a lista de mouses wireless da Logitech à venda no Brasil
- Como usar o Drupe, aplicativo para conversar rapidamente com seus amigos
- Asus NovaGo e HP Envy X2: conheça notebooks com Snapdragon 835 e rede 4G
- Conheça a ENCE, time de CS:GO que surpreendeu o mundo no Major de 2019
- Claro aumenta preço do Claro Controle; saiba novos valores
- Como desativar touchpad do MacBook quando outro mouse estiver conectado
- Música com segurança: os melhores fones de ouvido para crianças
- Google Fuchsia: novo sistema operacional vai rodar em PCs e celulares
- Friday the 13th marca o retorno de Jason, o assassino de Sexta Feira 13
- Veja como monitorar o desempenho do Chromebook e evitar problemas
- Lista revela quais cidades possuem mais dispositivos vítimas de botnet
- Zenfone 3 Zoom promete câmera poderosa, mas decepciona; hands-on na CES
- Fortnite: como completar o desafio de dançar sob holofotes
- Como instalar o Photoshop CS6 no Ubuntu (Linux)