A GoPro Hero5 Session é uma das menores câmeras de ação do mercado. O modelo é o sucessor da Hero4 Session e continua com o mesmo tamanho da sua irmã mais velha. Medindo apenas 3,5cm x 3,5cm x 3,5cm, a câmera captura belas imagens e tem resistência à água sem a necessidade de case de proteção.
Karma, drone da GoPro, aposta na simplicidade para atrair público
A Hero5 Session teve uma grande melhoria com relação à Hero4 Session, que só fazia vídeos em Full HD e 2K. Graças a atualização do sensor, agora a Hero5 oferece captura de vídeos estabilizados em 4K 30p e fotos com resolução de até 10 megapixels.
Ficou afim de saber tudo sobre a 'pequena notável' da GoPro? Confira nosso review e descubra se a menor action cam da GoPro cumpre o que promete.
Design
O design da Hero5 Session não mudou muito comparado ao da Hero4 Session, permitindo que as duas câmeras compartilhem todos os acessórios. A câmera de 87 gramas tem o design na forma de um cubo, medindo 3,5cm de altura, largura e comprimento. Ela se integra facilmente aos ambientes, ficando quase imperceptível para quem não está muito familiarizado. Mais uma vez, a câmera oferece resistência à água sem a necessidade de case, a uma profundidade máxima de 10 metros; o que é muito conveniente.
Com controles super simplificados e ausência de tela sensível ao toque, a câmera não é uma das mais fáceis de utilizar. Ela continua tendo apenas dois botões - responsáveis por executar todos os seus comandos - e uma pequena tela na parte superior, onde é possível acompanhar as informações de uso. No primeiro momento, o usuário pode se atrapalhar um pouco durante a operação, pois para determinadas funções, é necessário combinar os dois botões. O botão pequeno serve para configurar o dispositivo e ativar/desativar o Wi-Fi; o botão maior, liga e desliga o aparelho e também funciona para selecionar o modo de captura. Com um toque rápido no botão grande, a câmera começa imediatamente a gravar vídeos. Pressionando o botão por três segundos, a câmera tira fotos sequenciais a cada cinco segundos - para timelapse.
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
Na lateral há uma uma pequena porta blindada contra água e poeira, que guarda a entrada para cartão microSD (que estranhamente entra na posição diagonal) e uma conexão USB tipo C, para carregamento e conexão de dados. Ela também é compatível com o drone e gimbal
Desempenho
A Hero 5 Session deu um importante salto na qualidade das imagens quando comparada com a Hero4 Session. Agora, a pequenina é capaz de gravar vídeos muito bem estabilizados (eletrônicamente) e com resolução máxima de 3840 × 2160 pixels (4K) a 30 quadros por segundo, além das definições padrão de 1440p60 e 1080p90. O usuário ainda tem à disposição três novos modos de visão: Linear, Superview e Narrow. Na prática, os modos de visão determinam a abertura angular da lente, o que deixará sua imagem com um aspecto variando entre super grande angular - imagem com um ângulo de visão muito amplo - e tele objetiva - imagem com um ângulo de visão mais fechado.
Nas fotos, não houve aumento em megapixel, mas segundo a fabricante, a Hero5 Session é capaz de captar mais luz e, por consequência, gerar imagens mais definidas. Agora, também é possível fazer fotos no formato RAW, no qual os arquivos das imagens não são compactados, entregando fotos com mais detalhes para o fotógrafo poder manipular. Já o aumento da resolução dos vídeos é o grande trunfo da Hero5 Session.
Com resolução 4K, os vídeos podem ser 'cropados', ou seja; o usuário que quiser editar as imagens terá mais resolução e qualidade para poder ampliar, cortar e aplicar efeitos digitais, por exemplo. Em ambientes pouco iluminados, as imagens naturalmente sofrem com o ruído gerado pelo necessidade da câmera em aumentar o ISO, mas o software do aparelho trabalha para tentar reduzir o ruído - que nem sempre é eficaz.
Conectividade
A câmera vem com conexões Wi-Fi e Bluetooth, além da entrada USB-C. Outro destaque da Hero5 Session é a integração com o GoPro Plus, serviço da fabricante para armazenamento dos arquivos na nuvem disponível para Android e iOS. Quando conectada à rede Wi-Fi, a câmera faz o upload automático das imagens para o servidor da GoPro; criando uma cópia de segurança dos arquivos e eliminando o risco do cinegrafista perder seu material.
A sincronização automática também acontece quando a câmera é pareada com o smartphone através do aplicativo, facilitando a visualização e compartilhamento das imagens, visto que a Hero5 Session não possui visor LCD para isto. O aplicativo também permite que o usuário controle todas as funções da câmera, já que ela possui apenas dois botões. Durante o uso, tanto do app para smartphone quanto do upload para a nuvem, a câmera esquentou muito, a ponto de ficar desconfortável segurá-la. Este super-aquecimento é um problema recorrente, já que ocorre também na Hero4 Session.
Bateria
Por ser super compacta, a Hero5 Session também não conta com bateria removível. Isto pode ser um empecilho, pois a longo prazo, a tendência é que a bateria perca sua capacidade de armazenar energia e para substituí-la, será necessário ir até uma assistência técnica. A bateria tem a mesma capacidade da Hero4 Session e em nossos testes, durou uma média de 2 horas de uso intenso.
Para carregá-la por completo, foi preciso mais de 4 horas. Um problema recorrente, é esquecer a câmera ligada sem querer, o que por várias vezes drenou a carga a ponto de não ser possível utilizá-la. Este esquecimento, também se deve ao fato da Hero5 Session possuir apenas dois botões para todos os seus comandos. Para desligar a câmera, por exemplo, é preciso apertar uma sequência do botão pequeno até aparecer a mensagem 'Turn off' e, em seguida, apertar o botão grande.
Confira nosso review da GoPro Hero5 Balck
Comandos de voz
Por conta dos controles super simplificados, operar a Hero5 Session também não é uma tarefa das mais simples. Na tentativa de resolver este problema, a GoPro implementou nos novos modelos da série Hero5 os comandos de voz. Na teoria, basta você dizer algum dos comandos programados que a câmera executará, mas na prática ocorre um pouco diferente. Durante os testes, a câmera teve dificuldade em 'escutar' os comandos ao ar livre, por conta do ruído ambiente.
Já em ambientes internos, o recurso funcionou corretamente. Tentando amenizar este problema, a fabricante lançou o Remo, uma espécie de microfone que se prende com um clip na lapela do usuário e serve para facilitar o entendimento dos comandos. Por enquanto, a câmera obedece apenas comandos específicos em inglês como 'GoPro take a photo' (GoPro, tire uma foto) e outros nove comandos, como ligar ou desligar a câmera.
Conclusão
Vendida no Brasil pelo preço sugerido de R$1.899, a GoPro Hero5 Session mostrou a que veio: a possibilidade de gravar vídeos estabilizados em 4K 30p e fotos em RAW são o grande trunfo da action cam, quando comparada à sua irmã mais velha. O recurso de comandos por voz ainda tem muito o que melhorar, mas já é um avanço importante, considerando que a Hero4 Session não conta com nada parecido e também é controlada somente por dois botões. Seu design super compacto resistente à d'água, também conta pontos a favor e o conjunto faz desta pequenina, uma das melhores GoPro já fabricadas.
- Confira o vídeo do TechTudo com as primeiras impressões da GoPro Hero5 Session:
Qual é o melhor drone para comprar no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como checar o andamento de denúncias feitas ao Facebook
- Death Stranding ganha trailer de gameplay e atrizes famosas no jogo
- Facebook e Instagram vão suspender contas de crianças menores de 13 anos
- iOS 8.3 trar? novos emojis e login com conta Google ao iPhone e iPad
- Free Fire: Team Liquid termina segunda semana na liderança da LBFF 2020
- Questionário do Dia da Terra 2015: Google descobre 'que bicho você é'
- Como usar o Microsoft Forms para criar um formulário online
- Instagram permite criar stories e salvar posts pelo navegador no celular
- Zuckerberg volta ? pol?mica de nomes reais no Facebook com reposta vaga
- Como liberar portas no roteador da D-Link
- PES 2017 e No Man's Sky são os destaques nos trailers da semana
- BTS faz Galaxy S20 virar celular mais popular de março
- Bot rastreia movimento em carteiras de bitcoin ligadas ao WannaCry
- Saiba como baixar e instalar o jogo de tiro Gears of War 4
- League of Legends: Yuumi é a campeã com o menor winrate em um lançamento
- Aprenda como rodar Blu-Rays, DVDs e CDs no seu Xbox One
- DotA 2: jogador da Fnatic é banido por 18 anos; entenda caso
- getspin4you: site malicioso promete diamantes do Free Fire e Riot Points
- Ace Combat 7 será lançado para PS4 e PlayStation VR em 2016
- Internacional x Athletico-PR: como assistir à final da Copa do Brasil 2019