É quase uma verdade absoluta afirmar que todos que possuem um sinal de Wi-Fi, possuem um roteador. Isso porque essa é a tecnologia responsável por disponibilizar o sinal e conectar todos à mesma rede. Apesar de ser considerado um dispositivo indispensável, o roteador muitas vezes fica esquecido em algum cômodo mais escondido.
Veja como proteger roteador TP-Link mudando nome de usuário e senha
E isso pode ser um dos motivos para alguns problemas que a sua rede Wi-Fi apresenta, como, por exemplo, um sinal de internet muito lento. Outras situações comuns que podem ser causadas por seu roteador é a falta de segurança, a quantidade de dispositivos conectados à rede e a dificuldade no alcance do sinal.
Quase sempre, para impedir a maioria dessas situações, basta evitar que o seu roteador se torne ultrapassado. Outra questão importante antes de avaliar se seu roteador precisa ser, de fato, trocado é confirmar e avaliar como anda a sua conexão.
É importante fazer testes de velocidade (existem alguns serviços gratuitos, saiba como fazê-lo aqui) e comparar se o desempenho da sua rede Wi-Fi está de acordo com os serviços e a capacidade contratada junto à sua operadora. Confira cinco situações que mostram que está na hora de você trocar o seu roteador.
Lentidão e instabilidade na rede Wi-Fi
Problemas no alcance de sinal
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Se o seu roteador for muito antigo, é possível que ele não consiga distribuir o sinal por vários cômodos e estaria na hora de trocá-lo por um mais atual. E nesse momento será preciso levar em conta o tamanho da sua casa, já que muitos cômodos ou paredes grossas podem atrapalhar o sinal.
Se esse for o caso, apenas trocar seu roteador antigo nã
Vários dispositivos conectados à mesma rede
A velocidade da internet sempre diminui quando vários dispositivos são conectados à mesma rede Wi-Fi, uma vez que eles passam a dividir os MBps. Essa situação pode se agravar caso seu roteador seja antigo ou tenha uma velocidade abaixo de 300Mbps, de acordo com alguns fabricantes. Outro motivo que pode interferir é o uso que cada pessoa da casa faz da rede.
A melhor maneira de resolver isso é verificar o tipo de roteador ideal para cada situação, além do alcance que você deseja, uma vez que cada dispositivo traz sua própria recomendação. Então, quando for trocar seu dispositivo leve em consideração a metragem do ambiente, o link de internet que deseja e a quantidade de dispositivos que podem ser conectados sem afetar tanto a sua conectividade.
Falta de segurança
É muito provável que o seu roteador de vários anos não possua as tecnologias atuais que servem como proteção da sua privacidade, guardando seus dados e suas informações. Alguns dispositivos mais atuais trazem a funcionalidade de nuvem, que permite, por exemplo, ver quem está conectado à sua rede, acessar o seu histórico de navegação e, inclusive, bloquear páginas. Esse tipo de tecnologia pode ser uma boa aquisição para adultos que possuem crianças em casa e que desejam ter um certo controle sobre o que elas poderiam acessar.
Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo
Interferências na rede
Conforme falado antes, nem sempre o problema de interferência na rede está na entrega do serviço contratado pela operadoras. Muitas vezes os roteadores antigos não possuem o desempenho necessário para atender às demandas contratadas e utilizam como padrão apenas a banda de 2,4Ghz.
Mas, atualmente, para evitar interferências com outros aparelhos eletrônicos, o ideal é procurar roteadores que operem com 5Ghz, que são os equipamentos chamados dual band.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Mensagem do Dia do Irmão para WhatsApp: cinco apps com frases
- Veja os aparelhos baratos com bridges wireless disponíveis no Brasil
- FaZe Clan (Rainbow Six Siege)
- Plugin Java não funciona no Firefox? Veja o que fazer
- Como encontrar o melhor sinal Wi-Fi com o aplicativo WiFi Manager?
- iOS 9, PS4, Snapchat Lenses e 'GoPro no espaço' nas mais lidas
- Painel de Visualização divide tela do Gmail e melhora visual no seu PC
- Extensão no Chrome inclui player para ouvir música dentro do Facebook
- Conheça o Apple Trade In, programa de troca que dá desconto no iPhone
- Alexis Bledel é a celebridade mais perigosa da Internet; veja ranking
- Conheça a Lytro Cinema, câmera profissional com poderosos 755 megapixels
- Hotline Miami 3: terceiro jogo ? confirmado nos cr?ditos de HM 2
- Como ver o que a pessoa curtiu no Facebook pelo celular
- CS:GO: veja times, datas e onde assistir aos jogos do IEM Katowice 2020
- TP-Link lança novo roteador Wi-Fi Mesh Deco M4 com controle de voz
- Como configurar a velocidade do processador para economizar bateria
- Smartwatch tem falha que faz paciente tomar remédios fora de hora
- Como encontrar postagens antigas no Facebook pelo iPhone
- Review: Days Gone aposta em avalanches de zumbis e enredo envolvente
- Bastão de selfie: entenda o que é a nova moda para smarts no Brasil