Você pode não saber, mas Street Fighter, Pokémon e a série Persona possuem uma coisa em comum: suas inspirações. Estes e outros games foram inspirados no mangá JoJo’s Bizarre Adventure, que é publicado no Japão desde a década de 1980, tem um anime e também recebeu um novo game para PS4, com o subtítulo de Eyes of Heaven. Confira as curiosidades que renderam homenagens em outros games:
Saiba como assistir animes com o aplicativo Crunchyroll no PS4
JoJo’s Bizarre Adventure: Eyes of Heaven
Antes, é preciso conhecer o material original: JoJo’s Bizarre Adventure é um anime que conta a história das gerações da família Joestar, que sempre lutam contra criaturas estranhas e poderosas ao longo dos anos. A saga começa nos anos 20 e se desenrola até os anos 2000, pulando de filho em filho, de pai em pai, sempre com foco diferente a cada temporada.
Os membros desta família possuem poderes especiais que ajudam nos combates, como Hamon, que é uma energia espiritual que serve como ataque, ou os Stands, criaturas místicas que ajudam seus donos nas lutas. O game JoJo’s Bizarre Adventure Eyes of Heaven traz todos esses elementos fantásticos, em uma história inédita e que une todas as temporadas da série ao mesmo tempo, com jogabilidade de ação e pancadaria.
Inspirações mil em jogos de luta
Por ser uma saga clássica e muito conhecida por produtores japoneses, JoJo’s Bizarre Adventure inspirou diversos personagens e games ao longo da história. Algumas destas inspirações estão em Street Fighter. A começar por Juri, lutadora de Street Fighter 4, que teve seu visual e ataques inspirados em Jolyne, heroína da sexta temporada de JoJo, conhecida como Stone Ocean.
Rose, originária de Street Fighter Alpha, também tem suas raízes em JoJo: com inspirações em Lisa Lisa, uma das personagens da segunda parte, chamada de Battle Tendency. Lisa Lisa tem cabelos similares aos de Rose e também usa um cachecol místico para atacar os adversários.
Guile, de Street Fighter, e Benimaru, de The King of Fighters, beberam da mesma fonte: Jean Pierre Polnareff, um dos principais heróis da parte três de JoJo, conhecida como Stardust Crusaders. Polnareff tem o penteado bem parecido com Benimaru, enquanto suas roupas e estilo inspiraram os criadores de Guile.
Por fim, Necalli, estreante de Street Fighter 5, parece ter usado como base um dos "Homens do Pilar", os vilões da segunda temporada de JoJo, Battle Tendency. Assim
Pokémon e Persona
Os Stands são um dos pontos principais da série JoJo. São criaturas de diversas formas e com poderes dos mais variados, que "saem de dentro" de seus donos e servem para batalha, muitas vezes de forma direta, mas também com poderes indiretos.
Ao longo da saga temos Stands icônicos, como Star Platinum e The World, da terceira temporada, Stardust Crusaders, ou Crazy Diamond, da quarta temporada, Diamond is Unbreakable.
Sabemos que as inspirações de Pokémon vieram da vida pessoal do criador da marca, Satoshi Tajiri, mas é inegável a semelhança entre os monstrinhos de bolso e os Stands de JoJo’s Bizarre Adventure. Ambos lutam pelos seus donos e há as mais diversas formas para cada um e cada tipo.
A série Persona é ainda mais parecida com JoJo, já que os personagens usam apenas uma Persona por vez, e elas são invocadas nas batalhas para defender seus "donos". Além disso, a série Persona tem pequenas referências nos personagens, ataques e nas cenas.
Outros jogos usam a fonte de JoJo para se inspirar em personagens, como Dota 2. Um de seus personagens, Phantom Assasin, aparece nas telas de carregamento com uma das poses utilizadas pelos personagens da série.
Bayonetta, Castlevania, Devil May Cry, Final Fantasy X, Skullgirls e Tekken são outros games que pegaram emprestado elementos, nomes e visuais de JoJo’s Bizarre Adventure. Porém, nestes casos, as inspirações são mais sutis e quase imperceptíveis, como nomes ou detalhes nos uniformes.
O que achou do mais novo jogo do Naruto? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Alexandre Dumas: Google celebra escritor francês com Doodle
- Como usar o Moto G4 Play como roteador Wi-Fi
- MacBook Air não liga: veja possíveis causas e como resolver
- Totalmax da Elsys vale a pena? Veja análise de preço e ficha técnica
- Como fazer backup das suas gravações no SoundCloud
- Conhe?a alguns ?segredos? do novo MacBook, o notebook ?de ouro? da Apple
- Projetor transforma qualquer TV em uma super tela touchscreen
- Mega Man 11: jogo é anunciado para 2018 em consoles e PC
- Como saber quem o adicionou no Snapchat
- Bloodborne ter? mais de 40 horas de dura??o no modo campanha
- Haylou GT1 é bom? Veja ficha técnica e preços do fone de ouvido barato
- Quer deletar apps nativos do iPhone? No futuro talvez seja possível
- Conheça os melhores jogadores de CS:GO do mundo
- Skin do Deadpool no Fortnite: veja preço e como conseguir
- Como ver fps no CS:GO? Ative comando pelo jogo e pela Steam
- Android permite rodar apps sem instalar no celular; conheça “Stream”
- WhatsApp: 6 coisas que você pode fazer no app com bots
- Samsung Book X40 é bom? Saiba tudo sobre o notebook intermediário
- Liga Brasileira de Free Fire terá jogos às sextas-feiras; veja horários
- Nokia volta e anuncia novo smartphone com Android e câmera de 16 MP