O Moto Z ainda não chegou ao Brasil, mas já está cercado de expectativas e de polêmica por causa do processador mais fraco que o do modelo americano. O smartphone da Lenovo (dona da Motorola) conta com um design finíssimo, câmera e ficha técnica de ponta e suporte aos Moto Snaps, porém só deve estar à venda em setembro e seu preço ainda não foi revelado.
Testamos o Moto Z, celular da Lenovo com capinhas 'inteligentes'
Mas será que o aparelho é capaz de destronar o Galaxy S7, top de linha da Samsung que aparece entre os melhores celulares com Android no Brasil? O TechTudo compara as especificações dos dois smartphones e te ajuda a decidir qual é o melhor para o seu perfil.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Design
O Moto Z tem visual bem diferente dos outros telefones Moto mais recentes, com linhas mais retas, novos botões e uma porta USB tipo C. O aparelho é feito totalmente em metal e a câmera é bastante saltada, formando um “calombo” na parte traseira. Há também a presença de um leitor de impressões digitais e conector de 16 pinos na traseira, usado no encaixe dos acessórios da linha Moto Snaps.
Assista a seguir ao vídeo com o resumo sobre as novidades do Moto Z e Moto Z Force, modelo mais parrudo que não será vendido no Brasil. O evento Lenovo TechWorld aconteceu em junho, nos Estados Unidos.
Já o Galaxy S7 é bastante similar ao Galaxy S6, sendo feito de metal e vidro Gorilla Glass 4 nas partes frontais e traseiras. Assim como o Moto Z, o S7 também tem a câmera saltada, porém é mais discreto. Fora isso, ele segue o padrão dos aparelhos da Samsung, com três botões sensíveis ao toque logo abaixo da tela.
Nas medidas, o telefone da Lenovo supera o rival com larga vantagem: são 5,2 milímetros de espessura contra 7,9 mm do Galaxy S7. O Moto Z é também mais leve, com 136 gramas contra 152 g. Por outro lado, o Galaxy conta com a vantagem de ser resistente a água, desde que por até 30 minutos e profundidade de 1,5 metro. O Z, por sua vez, possui na carcaça um tratamento que repele água, segundo a ficha técnica.
Tela
O Moto Z chega com um display AMOLED de 5,5 polegadas com resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels) e uma densidade de 535 pixels por polegadas (ppi). Já a tela Super AMOLED do Galaxy S7 é um pouco menor: são 5,1 polegadas, também QHD, com 577 ppi. Ambos os display têm a proteção contra arranhões da tecnologia Gorilla Glass 4.
No que diz respeito à qualidade da imagem, o usuário dificilmente encontrará uma diferença muito grande entre os telefones. Ambos possuem resolução suficiente para ver filmes e jogar jogos em altíssima resolução, além de usarem a mesma tecnologia AMOLED. Portanto, a escolha deve ser focada no tamanho e no conforto de uso.
Desempenho
Conforme o TechTudo revelou com exclusividade, o Moto Z brasileiro terá um processador quad-core Snapdragon 820 de 1,8 GHz em vez frequência de 2,15 GHz da versão norte-americana. Os motivos para a mudança foram explicados em uma entrevista com o gerente da área de smartphones da Lenovo, Renato Arradi. Fora isso, o aparelho contará com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, expansíveis em até 2 TB.
O Moto Z vem ainda com duas inovações importantes em relação ao Galaxy S7: a adoção da entrada USB-C reversível, substituindo o microUSB, e a polêmica retirada da entrada convencional para fones de ouvidos. Para compensar, o telefone vem com um adaptador compatível com os fones tradicionais (padrão P2, com 3,5 mm) e o USB-C. Entretanto, os usuários não poderão ouvir música e recarregar o aparelho ao mesmo tempo, a menos que comprem um fone sem fio com Bluetooth.
Já o Galaxy S7 tem com um processador octa-core Exynos 8890 com quatro núcleos de 2,3 GHz e quatro de 1,6 GHz. Além disso, o aparelho possui os mesmos 4 GB de memória RAM do rival e 32 GB de memória interna, expansíveis em até 200 GB.
Leitor de impressão digital, Wi-Fi, 4G, Bluetooth e NFC completam as especificações de ambos os aparelhos. Para quem usa várias linhas telefônica, o Moto Z será vendido no Brasil com suporte a dual chip, algo que a Samsung não adota em sua linha premium de smartphones.
Apesar da redução no processador do Moto Z, é esperado que tanto ele quanto o Galaxy S7 rodem muito bem jogos e aplicativos da Google Play Store. No entanto, a vantagem em um confronto direto pode ficar com o telefone da Samsung, uma vez que o Exynos 8890 perde apenas para o modelo mais poderoso do Snapdragon 820, não havendo testes com a versão de 1,8 GHz.
Sistema operacional e diferenciais
Os dois aparelhos chegam de fábrica com o Android 6.0 (Marshmallow) , a versão mais recente do sistema do Google. Há diferenças consideráveis, pois a Lenovo adota uma interface mais próxima à entregue pelo Google em seu sistema puro, o que agiliza as atualizações. Já a Samsung faz modificações, adicionando o visual TouchWiz e funções próprias, o que atrasa os updates. Ele é recomendável para quem busca um sistema "menos cru”.
Já no que diz respeito aos recursos diferenciais, a Lenovo apostou nos Moto Snaps. Tratam-se de capinhas que funcionam como acessórios modulares, adicionando funções aos telefones, como projetor de cinema, som potente e bateria de longa duração. Já o Galaxy S7 conta com o Samsung Pay, que deve chegar em breve ao Brasil, permitindo o pagamento por aproximação em máquinas convencionais de cartão de crédito.
Câmera
O Moto Z tem câmera traseira de 13 megapixels, com abertura de f/1.8, foco a laser, flash LED duplo e estabilização óptica de imagem. O aparelho é capaz ainda de filmar em 4K (2160p) com filtro HDR. Já o Galaxy S7 tem 12 MP no sensor traseiro, com uma abertura de f/1.7, maior que a do rival, e estabilização OIS. As gravações são 4K (2160p) e em câmera lenta HD (720p) a 240 quadros por segundo (fps).
Na câmera frontal, ambos telefones possuem 5 megapixels para selfies e captura de vídeos em Full HD (1080p), para chamadas e Snapchat. No entanto, o Galaxy S7 supera o rival por apresentar abertura de f/1.7 contra f/2.2 do Moto Z, o que deve ajudar bastante em locais com baixa luminosidade.
Bateria
No que diz respeito à bateria, o Moto Z traz um componente de “apenas” 2.600 mAh. A capacidade é menor que a do Moto X Style, que tem 3.000 mAh, sendo a redução atribuída à pequena espessura do modelo. Para compensar, a Lenovo também incluiu nele o carregador rápido TurboPower, o mesmo presente no X Force.
O Galaxy S7 oferece de 3.000 mAh, também com carregamento rápido. A promessa é de elevar a carga a 60% em 30 minutos. A Samsung inclui ainda um sistema de recarga sem fio que dispensa cabos, desde que o consumidor compre também um acessório que faz o carregamento wireless.
Preço e disponibilidade
O Moto Z está previsto para chegar ao Brasil em setembro, mas seu preço ainda é uma incógnita. Lá fora, o aparelho será disponibilizado nas cores branco, preto com cinza, preto com ouro rosa e preto com dourado.
O Galaxy S7 já está disponível no Brasil há algum tempo. O telefone da Samsung chegou com preço sugerido de R$ 3.799, mas já pode ser encontrado por R$ 2.789 em sites de descontos. O aparelho tem opções de cores preto, cinza e dourado.
Conclusão
O Moto Z foi apresentado com uma mudança visual bem-vinda e ficha técnica interessante. No entanto, os usuários que pensam em comprá-lo precisarão de duas coisas: paciência, já que ele só chega em setembro, e ter certeza que as mudanças – como a retirada da entrada de fones de ouvido – não serão um empecilho no dia a dia.
O telefone da Lenovo é uma opção bastante interessante e poderosa, mesmo com a redução do processador, que seguiu um caminho bem diferente do LG G5 SE. Já os Moto Snaps são um diferencial interessante, especialmente o projetor, mas o usuário deve estar com o bolso preparado para comprá-los individualmente.
O Galaxy S7, no entanto, parece ser a melhor opção para quem precisa de um telefone com mais urgência ou simplesmente não quer esperar até setembro. O top da Samsung segue como um dos melhores aparelhos com Android do Brasil e não fica devendo nada diante do Moto Z nos quesitos desempenho e câmera. Fora isso, o modelo tem como vantagem o futuro Samsung Pay, uma aposta da fabricante na chamada carteira virtual.
Caso não tenha se decidido, é possível encontrar boas opções na mesma faixa de preço, como o Moto X Force, o iPhone 6S, o iPhone SE e o Galaxy Note 5. Confira também os comparativos desses aparelhos e os reviews do TechTudo.
O que você achou do Moto Z e Moto Z Force, novos top de linha da Motorola? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como usar o Journo, app para iPhone vencedor do Hack in PoA, da Globo.com
- Como a Rappi funciona para o entregador? Veja perguntas e respostas
- Como salvar posts em rascunho no Instagram
- Mi Band 5 pode ganhar novo sensor e suporte à Alexa
- Novo dispositivo carrega celulares a partir do movimento das pernas
- Como assinar o Premiere Play pela Internet
- Review Logitech K375s
- Google Play Music ganha dois meses grátis para usuários do TripAdvisor
- Gran Turismo Sport chega ao PS4 em 2016 com foco maior no automobilismo
- Resumo da Semana: Xbox One e feira Gamescom 2015 foram destaques
- Managerzone: como jogar o game de gerenciamento de futebol online
- Overwatch League Season 2 será transmitida para o Brasil na Twitch TV
- Epson EcoTank L220: como baixar e instalar o driver da impressora
- Jump Force ganha novo personagem de Yu-Gi-Oh como DLC
- Notebook Dell Inspiron ganha versão atualizada; veja ficha técnica e preço
- Como mudar o tema do Telegram para iPhone
- Quatro recursos que o Android N tem e o iPhone com iOS 9 não
- Como usar figurinhas em publicações do Facebook no celular
- Microsoft permite bloquear uso de macros no Excel e Word no Office
- GeForce GTX 1050 vale a pena? Veja modelos e preços da GPU no Brasil