O Linux têm o iptables como firewall padrão. Embora bastante poderoso, o iptable não possui interface gráfica que permita um controle mais fino e simples dos recursos. Na lista a seguir, conheça alternativas para diversas distribuições Linux que permitem a aplicação de interface sobre iptables, tornando mais acessível usar firewall em qualquer sistema Linux.
Como ativar o Java no navegador do Ubuntu Linux
Associado com o Ubuntu, esse firewall é a solução mais indicada para usuários de distribuições Linux, pois permite configuração fácil pela interface gráfica e oferece repositórios de instalação compatíveis com Debian, Linux Mint, openSUSE, Arch Linux e Salix, todas distros difundidas. No caso do Ubuntu, a instalação do Gufw é mais fácil, já que o aplicativo costuma vir pré-instalado no sistema operacional.
Uma vez instalado, o Gufw permite que o usuário determine regras de bloqueio para impedir que determinados aplicativos acessem a Internet. As configurações das regras e permissões é bastante simples, sendo possível criar e gerenciar perfil de uso e definir o comportamento do firewall, ligando ou desligando a ferramenta de acordo com a necessidade.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Douane
O Douane Firewall também fornece uma interface gráfica e controles de firewall. O grande limitador é que, para usá-lo, será preciso se aventurar com linhas de código no Terminal do sistema operacional para compilar a ferramenta. Menos usuários do Arch: para essa distro, há um pacote de instalação simplificado.
Mas, uma vez integrada ao sistema operacional, a ferramenta oferece amplo controle do acesso à rede por parte de apps instalados no computador. Douane permite criação de regras, limitação de acesso e definições de perfis de rede para facilitar a vida de quem usa diferentes pontos de conexão com a Internet.
Você usa Linux? Comente no Fórum do TechTudo.
O PeerGuardian é interessante porque têm um foco maior em privacidade. Há versões do app para Mac e Windows, mas apenas a edição Linux vem recebendo atualizações ultimamente.
É possível aplicar listas de bloqueio que cobrem milhões de IPs, recurso que é útil para proteger seu computador de endereços agressivos enquanto usa redes de compartilhamento P2P. Muitos desses endereços são associados com esquemas de distribuições de malware e, em virtude disso, o PeerGuardian acaba tendo uma performance interessante.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Snapchat ou Viber Wink? Veja qual é o melhor app para fotos e vídeos
- Como baixar o app do Telegram via apk
- Como usar o LG Q6 como roteador Wi-Fi
- Como parcelar compras no Wish
- Como criar jogadores em FIFA 18
- Como se cadastrar na fase beta de Steep, jogo de esportes da Ubisoft
- Como converter um TikTok em GIF
- Lista traz todos os games da franquia Carmageddon
- Como comprar um Super Chat e destacar seu comentário no YouTube
- Como apagar uma senha salva pelo Safari para iOS?
- Como colocar o modo reverso no TikTok e gravar vídeo ao contrário
- Crossfire AL: veja como jogar de sniper no popular game de a?
- Relembre os lançamentos das placas de vídeo 'tops' da Nvidia de 2014
- Como mudar o endereço e dados cadastrais no Cabify
- The Witcher 3: bug impede jogadores de ganhar XP em algumas missões
- Windows 10 Spring Update chega em breve: o que esperar da atualização
- Moto X4 e Moto Z2 podem estar a caminho; Motorola marca evento em NY
- Confira lista de repetidores que podem melhorar seu sinal de Internet
- Como mudar o papel de parede do Moto Maxx
- Quantas pessoas jogam PUBG Mobile? Veja marcos do game em 2019