Muita gente não sabe, mas o Gmail conta com uma série de recursos experimentais que facilitam muito a realização de tarefas do dia a dia. A área, chamada Gmail Labs, traz funcionalidades como acesso a links rápidos, salvar respostas predeterminadas e até cancelar o envio de e-mails. Veja a lista que o TechTudo preparou e conheça as dez melhores aplicações grátis para o e-mail do Google.
Gmail: para onde vai um e-mail arquivado? Entenda como é a função
1. Links rápidos
O recurso “Links rápidos” adiciona uma caixa na coluna à esquerda do Gmail, através da qual é possível acessar qualquer URL marcada como favorita. Ele pode ser usado para salvar pesquisas feitas com frequência e mensagens específicas importantes. Para usá-lo, é preciso ativar no Gmail Labs.
Para ativar os recursos, acesso o link ao lado (mail.google.com/mail/u1#settings/labs).
2. Respostas predeterminadas
O “Respostas predeterminadas” permite salvar textos que você usa regularmente para inseri-los, de forma automática, em mensagens posteriores. Você pode criar categorias de mensagens, bem como enviar e-mails automaticamente utilizando filtros. As respostas poderão ser usadas em qualquer plataforma, inclusive pelo app mobile. O recurso também precisa ser ativado no Gmail Labs.
3. ‘Responder a todos’ como padrão
É possível definir o Gmail para sempre responder a todos os destinatários de uma conversa. Basta ativar a opção nas “Configurações gerais” do serviço. Isso não impede o usuário de responder apenas a um pessoa quando quiser, sendo necessário apenas clicar na seta ao lado do remetente e selecionar “Responder”.
4. Pesquisa do Google Apps
Outra funcionalidade presente no Google Labs é a “Pesquisa do Google Apps”. Quando ativado, o recurso faz com que o Gmail exiba os resultados mais relevantes do Google Docs e do Google Sites nas buscas realizadas dentro do e-mail.
5. Enviar e arquivar
Nas configurações gerais do Gmail, há uma opção chamada “Mostrar o botão “Enviar e arquivar” na resposta”.
Quando habilitado, o recurso fará com que suas mensagens saiam da caixa de entrada imediatamente após serem respondidas, porém, continuarão na conta. Assim, os e-mails podem ser acessados futuramente, mas não poluem a caixa de entrada.
Como trocar o endereço de e-mail do Gmail? Veja no Fórum do TechTudo.
6. Ícone de mensagem não lida
Ativando o “Ícone de mensagem não lida” no Labs, o Gmail passa a mostrar o número de mensagens não lidas no ícone da guia. O recurso funciona apenas com Google Chrome 6 ou posterior; Mozilla Firefox 2 ou superior e Opera.
7. Avanço automático
Quando se está lendo e excluindo várias mensagens em sequência no Gmail, é irritante ter que voltar toda hora à caixa de entrada para abrir o próximo e-mail. Para solucionar isso, basta ativar a opção “Avanço automático” no Labs. O servidor passará a mostrar automaticamente a mensagem anterior ou próxima, conforme escolhido pelo usuário nas configurações gerais.
8. Prévia de serviços externos do Google
O Google conta com diversos serviços, e alguns deles podem ser executados diretamente no Gmail, bastando ativá-los no Labs. O “Visualizações do Google Maps em e-mails”, por exemplo, faz com que todos os endereços, em mensagens recebidas, sejam acompanhados dos respectivos mapas. Há funções similares para os serviços Google Voice, Yelp e Picasa.
9. Atalhos de teclado personalizados
Personalizar atalhos de teclado é sempre uma mão na roda. O Gmail possui uma função para isso, sendo preciso, primeiramente, ativá-la no Labs. Depois, será incluída uma nova aba nas “Configurações”, chamada “Atalhos do teclado”, onde devem ser definidas as teclas e suas respectivas ações.
10. Cancelar envio
Quem nunca se arrependeu de enviar um e-mail? Pois a incrível função “Cancelar envio” existe e está disponível no Google Labs. Quando ela está ativada, o Gmail espera um tempo pré-definido (5, 10, 20 ou 30 segundos, configuráveis pelo usuário) antes de enviar o e-mail. Um botão “Desfazer” aparece durante esse período e, se acionado, a mensagem é cancelada.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dota Underlords: requisitos mínimos para baixar no PC, Android e iPhone
- Como tirar print de tela no Moto G5 Plus
- Twitch TV: 7 streamers mulheres para acompanhar na plataforma
- Como ver o histórico de criação e acessos no Twitter
- Sem ingresso para a Campus Party 8? Saiba como curtir a feira de graça
- Review de Scott Pilgrim Vs The World: jogo aposta em nostalgia e agrada
- Truque transforma Instagram em board igual ao do Pinterest
- Vale a pena comprar o Moto G 2 usado? Entenda as vantagens e desvantagens
- Xiaomi lança foblet super potente para rivalizar com iPhone 6
- Conheça a origem das skins de Injustice nas HQs
- Vale a pena investir em uma TV 4K no Brasil? Descubra
- Melhores apps e sites pra colocar molduras em fotos usando o computador
- Processadores da AMD têm novas falhas de segurança, revela estudo
- Final da Série B da LBFF 2021: veja times e como assistir ao vivo
- Veja como tirar print da tela do celular Galaxy Gran Prime Duos
- Como adicionar novos símbolos ao teclado do iOS?
- Estes são livros que contam grandes histórias de hackers reais
- PUBG tem descontos de até 75% na Black Friday 2020; veja ofertas
- Jukes fora da Cloud9: relembre trajetória do streamer e jogador
- Como jogar Coin Master no PC com emulador grátis