Sempre que a economia vai mal as pessoas ficam preocupadas, sem saber como fazer valer o seu dinheiro e investir com segurança. Há quem pense em deixar tudo na poupança, o que pode até ser seguro, mas não tem é muito interessante quando o assunto é rentabilidade. Por outro lado, investir em imóveis é sempre uma opção lucrativa e que deve ser considerada — mesmo por quem não gosta de correr riscos.
Em primeiro lugar, o imóvel é um patrimônio de alta durabilidade, que pode servir para, pelo menos, duas finalidades: você pode comprar para morar ou alugar para alguém e conseguir uma renda extra. Além disso, um imóvel sempre mantém alguma valorização e pode ser vendido caso você precise do dinheiro ou queira fazer um novo investimento.
Está pensando em apostar nessa ideia? Veja alguns argumentos que mostram por que investir em imóveis pode ser um ótimo negócio:
Demanda
Um dos fatores a ser considerado é a crescente demanda por imóveis, resultado natural do crescimento da população. Com isso, seja com maior ou menor liquidez (de acordo com a situação da economia), o imóvel sempre encontra um comprador. Além disso, sempre tem alguém que busca um imóvel para alugar, o que permite que você mantenha o patrimônio em valorização, ao mesmo tempo em que recebe a renda gerada pelo aluguel.
Facilidades para a compra
Investir no mercado imobiliário pode ser facilitado por vários fatores, como o financiamento bancário e a possibilidade de uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que pode ajudar a suavizar as parcelas. Você também pode comprar o imóvel ainda na planta, o que oferece condições mais flexíveis de pagamento por parte das construtoras.
Retorno financeiro
Todo mundo sabe que quem paga aluguel nunca mais verá aquele dinheiro de volta. Mas quando você compra um apê por financiamento, por exemplo, as parcelas pagas são convertidas na aquisição daquele bem, ou seja, elas não são perdidas. Ao contrário, estão sendo incorporadas ao patrimônio da sua família.
Por outro lado, se você compra um imóvel com a intenção de alugar, pode usar o valor pago mensalmente pelo locatário para quitar a prestação do financiamento ou abater boa parte dela, o que pode ser muito vantajoso.
Segurança
Se você buscar onde as pessoas que têm grandes fortunas investem, vai perceber que boa parte do dinheiro delas está aplicado em imóveis, e você vai ouvir esse conselho de qualquer bom consultor de mercado financeiro. O motivo dessa preferência está na segurança que esse tipo de investimento oferece.
Quando a inflação está alta, o mercado fica mais instável e o futuro pode parecer incerto, mas os imóveis sempre se apresentam como um porto seguro para o seu dinheiro. Qualquer que seja a crise econômica, esse bem permanece como uma reserva patrimonial sólida, capaz de garantir que o dinheiro seja preservado e ainda possa render bons frutos ao longo do tempo.
E então, que tal apostar nesse mercado? Ainda tem dúvidas sobre como investir em imóveis? Deixe aqui o seu comentário e conte pra gente!
Mais Artigos...
- Vaga de garagem em apartamento: entenda as regras
- Planejando a mudança – Mudando com as crianças.
- 7 tipos de apartamento
- Quais documentos você precisa para fazer um financiamento imobiliário?
- Financiamento de imóvel: veja 5 dicas para conquistar a casa própria
- Como decorar um lavabo para parecer maior?
- 4 aspectos que influenciam no valor dos imóveis
- Vale a pena aproveitar feirões e promoções?
- Como comprar apartamento com FGTS?
- Cuidados antes de alugar ou comprar – pragas
- Como investir na poupança para comprar um imóvel?
- Imóveis novos ou usados: qual vale mais a pena?
- Comprando imóveis na planta: cuidados, erros e dicas
- Saiba como fazer um financiamento da Caixa
- Rachaduras na parede: aprenda como evitar esse perigo
- 6 razões para sair do aluguel e conquistar a casa própria
- Reparo e conservação – Manchas em tecidos
- Apartamento ou casa? Conheça vantagens e desvantagens de cada um
- Como juntar dinheiro em 6 passos
- 5 motivos para sair do aluguel em 2017!