São José dos Campos, interior paulista. Dá para dizer que essa região é palco de algumas exceções. A mais conhecida, é claro, é a Embraer – empresa criada em 1969 e que, hoje, é uma das principais do mundo aeronáutico. O recente anúncio da venda de parte da companhia para a Boeing ajudou a entender melhor o tamanho e a importância da operação que se criou por aqui. Mas, há outras exceções. Uma das que mais chamam a atenção foi criada há bem menos tempo, em 2009, mas já dá para dizer que é um modelo de inovação tecnológica e de inovação empresarial. O Parque Tecnológico nasceu com ideia de criar uma grande comunidade dedicada ao desenvolvimento tecnológico. Hoje, o complexo já conta 70 empresas instaladas. A Embraer é a que chama mais a atenção, mas há vários outros exemplos de iniciativas bem-sucedidas por aqui e que vão muito além da indústria de aviões. É o caso da Autaza. Uma empresa dedicada à indústria automobilística. Ela começou com um investimento de cem mil reais e, hoje, vale dezenas de milhões.
Um dos segredos para o sucesso das empresas do Parque Tecnológico está na ideia de criar Clusters. O conceito significa unir empresas do mesmo segmento em um mesmo ambiente. Com isso, várias companhias viram clientes umas das outras e, com a proximidade, elas ganham agilidade e custos menores.
O conceito deu tão certo que evoluiu para um programa de empreendedorismo, batizado de Nexus. O programa acompanha as empresas desde a fase em que elas são apenas um ideia no papel até o momento em que estão prontas para receber investimentos.
Com tantas iniciativas, um dos resultados visíveis é o aumento no número de empregos: em janeiro DE 2018, FORAM criados 1480 postos. Mesmo em tempos de crise, um aumento significativo em relação a janeiro de 2017, quando FORAM criadas 970 vagas.
Quando a Boeing anunciou a compra de parte da Embraer, debates acalorados começaram. Mas, por aqui, a visão é otimista. E a esperança de que o avanço tecnológico ganhe ainda mais impulso a partir de agora.
Se você tiver uma ideia que pode se transformar numa empresa, saiba que o Parque Tecnológico realiza dois editais por ano, para escolher candidatos. Para quem quiser mais informações, colocamos o link logo abaixo desse vídeo, no Olhar Digital.
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Ônibus elétrico pode ser necessário para salvar o planeta
- Impressora Maxx Tinta da Canon se destaca por eficiência e economia
- Realidade virtual decepciona e fica no 'mais do mesmo' na CES 2017
- WTM 2018: antes do Salão do Automóvel, São Paulo prepara o futuro da mobilidade
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Ford lança cama inteligente que promete salvar muitos relacionamentos
- Seu comportamento nas redes sociais pode impactar sua vida profissional
- Gigantes da tecnologia agora querem você mais longe do celular
- Conheça as tecnologias que ajudam a sua bagagem a viajar com você
- Edição genética pode curar doenças e alimentar ideia de bebês por encomenda
- Com inteligência artificial, carros prometem se tornar mais personalizados
- Saiba quais são as apostas da equipe do Olhar Digital para 2017
- Em forma de assistentes virtuais ou brinquedos, robôs dominam a CES
- Lixo eletrônico continua sem leis no Brasil; fizemos um raio-x do problema
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Como controlar o PC a distância pelo celular
- Descubra como você paga pelos testes "gratuitos" do Facebook
- Confira o que de mais interessante acontece na Campus Party 2018
- TV enrolável, inteligência artificial e muito mais. Veja as principais novidades da LG na CES 2019
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra