São José dos Campos, interior paulista. Dá para dizer que essa região é palco de algumas exceções. A mais conhecida, é claro, é a Embraer – empresa criada em 1969 e que, hoje, é uma das principais do mundo aeronáutico. O recente anúncio da venda de parte da companhia para a Boeing ajudou a entender melhor o tamanho e a importância da operação que se criou por aqui. Mas, há outras exceções. Uma das que mais chamam a atenção foi criada há bem menos tempo, em 2009, mas já dá para dizer que é um modelo de inovação tecnológica e de inovação empresarial. O Parque Tecnológico nasceu com ideia de criar uma grande comunidade dedicada ao desenvolvimento tecnológico. Hoje, o complexo já conta 70 empresas instaladas. A Embraer é a que chama mais a atenção, mas há vários outros exemplos de iniciativas bem-sucedidas por aqui e que vão muito além da indústria de aviões. É o caso da Autaza. Uma empresa dedicada à indústria automobilística. Ela começou com um investimento de cem mil reais e, hoje, vale dezenas de milhões.
Um dos segredos para o sucesso das empresas do Parque Tecnológico está na ideia de criar Clusters. O conceito significa unir empresas do mesmo segmento em um mesmo ambiente. Com isso, várias companhias viram clientes umas das outras e, com a proximidade, elas ganham agilidade e custos menores.
O conceito deu tão certo que evoluiu para um programa de empreendedorismo, batizado de Nexus. O programa acompanha as empresas desde a fase em que elas são apenas um ideia no papel até o momento em que estão prontas para receber investimentos.
Com tantas iniciativas, um dos resultados visíveis é o aumento no número de empregos: em janeiro DE 2018, FORAM criados 1480 postos. Mesmo em tempos de crise, um aumento significativo em relação a janeiro de 2017, quando FORAM criadas 970 vagas.
Quando a Boeing anunciou a compra de parte da Embraer, debates acalorados começaram. Mas, por aqui, a visão é otimista. E a esperança de que o avanço tecnológico ganhe ainda mais impulso a partir de agora.
Se você tiver uma ideia que pode se transformar numa empresa, saiba que o Parque Tecnológico realiza dois editais por ano, para escolher candidatos. Para quem quiser mais informações, colocamos o link logo abaixo desse vídeo, no Olhar Digital.
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Apple corrige falha grave de segurança no iOS após denúncia do Google
- A polêmica relação entre videogames e a violência
- Deep Web: entenda o que acontece no lado obscuro da internet
- Perdeu a Digital Experience da CES 2019? Veja o vídeo com as principais novidades
- WTM 2018: antes do Salão do Automóvel, São Paulo prepara o futuro da mobilidade
- Fresh Geoffrey: conheça o "robô-garçom" que todo mundo quer ter em casa
- Conheça detalhes do processo de seleção de uma gigante da tecnologia
- Novela da tributação gera insegurança no mercado de startups nacional
- Analisamos o Moto G6 Plus; veja o vídeo
- Diário de Bordo - 3
- Transtorno do Espectro Autista: tecnologia ajuda no diagnóstico e tratamento
- Facebook deve enfrentar multa 'multibilionária' por escândalos de privacidade
- Montadora 4.0: como as novas tecnologias estão mudando as fábricas de carros
- Veja o celular chinês superpotente a caminho do Brasil
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Guia definitivo: veja como escolher sua impressora e gastar menos
- Celular deve substituir cartões em breve; conheça as tecnologias usadas
- CES 2019 começa nesta terça: o que esperar da maior feira de tecnologia do mundo?
- Reino Unido não pretende proibir a Huawei de fornecer tecnologia 5G