Ninguém quer perder nada! Assim que soa uma notificação qualquer, a maioria das pessoas não pensa duas vezes: clica para ver o que está acontecendo – seja uma mensagem de texto, uma foto ou até um vídeo; esteja onde estiver. Aliás, por falar em vídeo, eles definitivamente invadiram a internet e as redes sociais. E em uma realidade que vivemos cada vez mais conectados, nosso plano de dados consequentemente dura cada vez menos.
Alguns aplicativos são verdadeiros vilões e consomem mais dados que outros; a má notícia é que normalmente os mais populares – e que a gente mais usa – são os mais famintos por bytes: Netflix, Youtube, Facebook, Instagram, Snapchat e Spotify encabeçam esse ranking devastador segundo um estudo recém-divulgado pela Avast. O Whatsapp, que está em praticamente todo smartphone ativo no país, parece ser levinho, mas pode enganar dependendo de quantas vezes você acessa o serviço por dia...
Poucos pacotes – somente aqueles mais caros – possuem plano de dados ilimitado. Não é a realidade da maioria dos brasileiros. Se não for a sua também, alguns hábitos e dicas podem minimizar o impacto e reduzir o consumo de megabytes no seu smartphone.
Se a situação for crítica e você realmente não quiser que seu plano chegue ao fim antes de acabar o mês, a única coisa a fazer é desabilitar o uso de dados móveis. A saída para estar conectado então será caçar redes Wi-Fi disponíveis. Uma série de aplicativos – esses mais leves – mapeiam conexões abertas nos quatro cantos do mundo.
E quem não quer publicar aquela foto linda, naquele lugar paradisíaco na hora?! Esse imediatismo acaba com nossos dados. Câmeras cada vez melhores nos smartphones significam também fotos mais pesadas; podendo chegar a 40 megabytes em uma única imagem. É importante lembrar que os uploads – as publicações – consomem tantos dados quanto os downloads. Se for vídeo, a cena piora: um vídeo HD pode ter até 200 megabytes.
Serviços de streaming como o Netflix e o Spotify também são famintos por dados. Escutar música em alta qualidade pode engolir mais de 130 megabytes por hora. Cada minuto de um filme em Full HD em streaming consome cerca de 15 megabytes – quase um gigabyte por hora! Aí complica! Mas uma boa forma de economizar é saber quanto cada aplicativo gasta da sua internet. Os próprios sistemas operacionais trazem essa função; uma olhadinha e você provavelmente vai se surpreender como eles são gastões.
Ainda nesse pacote de dicas, uma coisa que pouca gente presta atenção é nos aplicativos rodando em segundo plano – aqueles que consomem dados mesmo quando você não está usando. Vários fazem isso para deixar tudo sempre atualizado; o Messenger, do Facebook, o G
Em todas as plataformas – Android, iOS e Windows Phone – diversos aplicativos e até funções nativas dos sistemas operacionais ajudam a monitorar o consumo de dados no celular. Se você ainda não faz esse controle, confira o tutorial que está no link junto ao vídeo desta matéria no nosso site e faça seus bytes durarem um pouco mais.
>>> Veja o artigo completo (Fonte)
Mais Artigos...
- Uso de smartphones está criando epidemia de 'pescoço tecnológico'
- Acessar o banco online é seguro, mas depende do seu comportamento
- Conheça os Criadores de Indie Games no Brasil
- Confira o Olhar Digital Plus [+] na íntegra
- Confira os aplicativos que vão simplificar sua viagem de fim de ano
- 24h conectado: conheça a rotina de um brasileiro ultraconectado
- Os perigos da exposição desenfreada nas redes sociais
- Profissão Youtuber: conheça as dificuldades de ganhar dinheiro com vídeos
- Como a tecnologia ajuda no combate ao desperdício de comida
- Com criatividade, brasileiros transformam memes em profissão
- Aprenda a filtrar o que aparece no feed de notícias do Facebook
- Qual a diferença entre o Wi-Fi de 2GHz e 5GHz? Confira o melhor para a sua casa
- LG anuncia novos smartphones top de linha no Brasil; veja
- A dificuldade de fazer algum dinheiro através do YouTube
- Qual o melhor smartphone até R$ 1.500? Nós testamos e damos a resposta
- Entenda por que o Brasil está atrasado na criação de data centers
- Big Data nas redes sociais promete estreitar a relação entre artistas e fãs
- Qualidade extrema: testamos e comparamos três fones de ouvido Bluetooth premium
- O melhor custo-benefício: testamos e comparamos quatro TVs de entrada
- Volta às aulas: confira aplicativos para ajudar nos estudos