O Halloween ganhou uma comemoração antecipada do Google nesta sexta-feira (30). A festa, também conhecida como dia das bruxas no Brasil, acontece na data de 31 de outubro, quando crianças, e até alguns adultos, colocam fantasias e maquiagem de terror para assustar seus amigos. O Doodle de hoje é um jogo interativo: o Campeonato Mundial de Doces 2015. No game online, os internautas devem escolher entre quatro times de bruxas e competir por quem pega mais balas, costume tradicional da festa nos Estados Unidos.
Google mostra fantasias de Halloween mais populares e ajuda a escolher
O jogo tem estrutura semelhante ao do aplicativo Flappy Bird, e o usuário deve escapar de fantasmas e morcegos enquanto pega balas e barras de chocolate. No fim, os pontos acumulados pelo jogador serão contabilizados para a equipe de sua escolha.
Estão disponíveis quatro times, representados pelas cores azul, vermelho, amarelo e verde. No final do dia, a equipe de bruxinhas que tiver mais pontos ganha a competição e leva a taça do Campeonato Mundial de Doces. Ao terminar a partida, um gráfico mostra a quantidade de pontos de cada time, e o usuário pode compartilhar seu resultado no Facebook, Twitter ou Google+.
Conheça as equipes
Cada time é representado por uma personagem, com características únicas - que podem ajudar os usuários a escolher sua equipe. Blue, do time Azul, é muito otimista, gosta de cães da raça Golden Retriever e de festas temáticas. Seu lema é "O céu é o limite". Já Red, do time Vermelho, tem habilidades físicas impressionantes e poderes mágicos. Oportunista e super rápida, ela se acha melhor do que seus concorrentes.
Yellow, representante do time Amarelo, é uma "princesa". Está sempre em busca da perfeição, é apaixonada por gatinhos e, caso ganhe a competição, promete impedir que os felinos sejam abandonados. Por último, a super inteligente Green, do time Verde. Fã de Shakespeare e uma ávida leitora, prefere a biblioteca ao céu e, caso se torne campeã do torneio, irá começar uma coleção de manuscritos antigos.
História do Halloween
Conhecido atualmente como Dia das Bruxas, o Halloween não tinha qualquer relação com elas quando foi criado. Era celebrado como a "festa dos mortos" pelo povo celta, entre 600 a.C. e 800 d.C., nas datas de 30 de outubro a 2 de novembro. Nesse período, dizia-se que os espíritos dos mortos voltariam à Terra para saudar seus familiares.
Foi desta tradição que nasceu também o costume de se fantasiar. Segundo a lenda, os mortos voltariam à Terra em busca de corpos vivos para possuir. Por isso, na noite do dia 31 de outubro, todos apagavam as fogueiras de suas casas e usavam fantasias assustad
Com a evangelização das regiões onde os celtas habitavam, a comemoração acabou desaparecendo e mudando com o tempo. Ela "retornou" no século VII, de forma bem diferente, pelas mãos da Igreja Católica. O papa Bonifácio IV instituiu uma festa em honra a "todos os Santos" após transformar o Panteão romano em um templo cristão.
Inicialmente, ela era celebrada em maio, mas o Papa Gregório III alterou a data para primeiro de novembro, dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Chamada de "All Hallow", a festa se tornou tão grande que ganhou uma vigília de véspera, chamada de "All Hallow's Eve".
E assim surgiu o termo Halloween que conhecemos hoje como Dia das Bruxas. Mas, antes de virar o "Doces ou Travessuras" atual, o Halloween passou pelo costume do "souling" na Idade Média. Nessa época, as crianças iam às ruas pedir pelo "bolo das almas", em troca de uma oração pelos familiares falecidos de quem lhes desse o doce.
Qual foi o melhor Doodle da história do Google? Opine no Fórum do TechTudo.
A festa ainda passou pela influência do Dia de Guy Fawkes, celebrado na Inglaterra. Nessa data, os protestantes festejavam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo-lhes: trick or treat (doce ou travessuras). Esse costume chegou aos Estados Unidos e foi transferido para o dia 31 de outubro, unindo-se ao Halloween.
Ou seja, a festa do Halloween que nós conhecemos hoje em dia é um produto da mescla de muitas tradições, de diferentes países e períodos da história. Mesmo com tantas modificações, todos os anos, crianças e até adultos, aguardam ansiosamente a festa para colocar fantasias e pedir doces pelas ruas.
*Colaborou Maria Clara Pestre
A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Quer sair do Facebook? Veja 11 redes sociais para 'mudar de vida'
- Como responder a história de um amigo no Snapchat
- Positivo P70S custa R$ 279 e tem botão físico para o Google Assistente
- Excel: como usar a função concatenar
- God of War, Yakuza e Nintendo Labo estão nos lançamentos da semana
- Como conectar uma impressora HP ao iPhone
- Como ocultar quando estiver online no Facebook Messenger
- Aplicativo para fazer mapa mental no celular: como usar o Mindly
- Afterpulse, X-mercs e mais: veja os melhores jogos para iOS da semana
- Review de Genshin Impact: novo RPG grátis é sucesso no PC, PS4 e celular
- Dia das Mães no Free Fire: como chamar amigo de volta e ganhar diamantes
- Como tirar print de tela no Samsung Galaxy S8 Plus
- Moto E4 Plus vs Moto G5: conheça os celulares mais em conta da Motorola
- F1 2016 tem primeiras imagens reveladas; safety-car e modo carreira voltam
- Brawl Stars: veja dicas para jogar com Leon
- Netflix testa função de reprodução aleatória em TVs; saiba como funciona
- Photoshop CS4: tutoriais oficiais e mais dicas para o editor de foto
- Apple Watch ganha compatibilidade para exibir rotas do Google Maps
- Raptor é bom? Conheça o PC gamer mais barato da Rocketz com GTX 1050
- Como ver e excluir o histórico de localização do Facebook