O Pinterest, além de ser uma plataforma para conferir imagens e navegar por sites, é também uma ferramenta de descobertas e uma forma de se inspirar para diferentes momentos do cotidiano. No entanto, para ser visto no app é preciso não só divulgar o perfil para a rede de amigos, mas também usar ferramentas como descrições, tamanho de imagem e muito mais.
Pinterest: como usar o botão Pin It
Confira as principais dicas do Pinterest para ter um pin mais relevante na plataforma e ser encontrado com facilidade. O pin é o post que vai levar o usuário para seu site ou blog.
1) Descrições detalhadas
De acordo com a Community Manager do Pinterest Brasil, Bruna Toni, a descrição de um pin precisa ter no mínimo três linhas explicando tudo da imagem ou do post a qual o pin está associado.
É importante que o conteúdo seja bastante detalhado, por exemplo, em uma foto que leva para um tutorial de roupas estampadas, vale escrever na descrição todos os tipos de estampa para que sempre que alguém pesquise pelo termo possa encontrar o seu pin.
2) Texto de preferência em português
O Pinterest começou a ser usado nos Estados Unidos em 2010 e só chegou ao Brasil anos depois. Por isso, a plataforma tem muitos usuários antigos, com conteúdos já reconhecidos em território norte-americano. Assim, quando um brasileiro posta em inglês ele concorre diretamente com perfis que já têm milhões de seguidores, ao invés de concorrer com quem está crescendo agora.
Para Bruna Toni, se for realmente necessário traduzir a descrição do pin para inglês, vale colocar um texto meio a meio, com os dois idiomas. No entanto, é importante lembrar que, usando línguas diferentes, o site para onde o usuário que clicar no pin for encaminhado deve oferecer conteúdo traduzido.
3) Não usar hashtags
Diferente de redes sociais como Twitter e Instagram, o Pinterest não aceita bem o uso de hashtags. Os termos com o caracter # não são indexados na plataforma e não ajudam a achar um pin com mais facilidade. Além disso, trocar uma hashtag por um texto pode ser interessante também para subir de posição nas buscas do Google.
4) Listas ou montagens
Um pin com conteúdo de lista, montagem ou tutorial é sempre bem-vindo no Pinterest. De acordo com a Community Manager do Brasil, as instruções ou tópicos chamam atenção dos usuários, pois podem auxiliar em algo que eles ainda não sabem ou que vão se identificar. O passo a passo pode ser desde como fazer uma trança no cabelo até mesmo uma montagem das melhores roupas da Beyoncé.
5) Frases na imagem
No Pinterest, o usuário é atraído para o conteúdo através da foto no pin. Assim, uma frase dentro da imagem pode definir aquele sentimento ou história e fazer com que você ganhe mais acessos no blog ou site para onde está direcionando.
6) Dê preferência a imagens na vertical
Logo ao entrar no Pinterest os usuários já podem percebe
Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.
7) Conteúdo que gera curiosidade
Mesmo que o pin tenha uma imagem com descrição completa e uma frase na foto, é importante que o tema do post seja interessante para, além do usuário pinar o conteúdo, também entrar no site ou blog e continuar acompanhando.
8) Não use conteúdo amador
De acordo com Bruna Toni, o conteúdo do Pinterest não é feito de selfies ou imagens simples. A plataforma recebe um conteúdo produzido, que vá atrair usuários no mesmo instante.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cinco sites para descobrir quem te deu unfollow no Twitter
- Como ligar a caixa de som na smart TV da Samsung
- Atualização do Xbox One traz nova dashboard, confira o que mudou
- Pain Gaming sofre sua 2° derrota consecutiva no MSI contra Mad Lions
- Como assinar documentos PDF sem imprimir no Android
- CS:GO: ESL Pro League terá novo formato em 2019; veja regras da Season 9
- Flynx troca abas do navegador por bolhas no Android; saiba como usar
- Truques para evitar que o Facebook Messenger continue travando no Android
- Pokémon Go recebe Rayquaza e aumenta armazenamento de monstrinhos
- CS:GO: Games Academy, do FalleN, libera aulas grátis durante quarentena
- Cópia rara de Super Mario Bros. 3 é vendida por quase R$ 850 mil
- RadeonPRO: saiba como gravar seu gameplay em placas ATI Radeon
- YouTube gera polêmica com homofobia nos EUA; entenda caso
- Build 14915 para Windows 10 corrige erros do Anniversary Update
- Jogos grátis do Xbox em março incluem Batman, Sonic e Castlevania
- Como desativar a reprodução automática de mídias no Windows 10
- Brasileiros são vice-campeões da etapa americana da PES League
- Como configurar a Google Assistente
- Fone com orelha de gato: conheça cinco modelos à venda no Brasil
- O que é hardware livre? Saiba como 'libertar e dar vida' às suas ideias