Refrigerar o processador do seu computador é algo importante, e é por isso que a pasta térmica se tornou um item indispensável. Ela ajuda a manter a temperatura da sua máquina ideal. Se você é adepto da prática de overclock e gosta de levar a sua máquina ao limite, o componente é ainda mais importante. Pensando em você o TechTudo irá explicar como escolher uma boa pasta térmica e aplicá-la no seu PC.
As pastas térmicas ajudam a manter seu processador em temperaturas ideais (Foto: Divulgação/Votorantim)
A pasta térmica é colocada entre o dissipador de calor do cooler e a superfície do processador. As superfícies do processador e do dissipador do cooler não são exatamente lisas. Há micro depressões que, à nível microscópico, deixam espaços entre o die do processador e o dissipador.
A pasta térmica tem por objetivo preencher estes espaços, visto que o ar é um péssimo condutor de calor e não é uma boa ideia deixar estes espaços vazios. Assim, quando corretamente aplicada, a pasta preenche as micro depressões e ajuda a conduzir mais calor para as aletas de dissipação do cooler.
O preço delas podem variar de R$ 6 a R$ 70. O que muda é a composição das pastas. Exemplares mais baratinhos usam silicone e óxido de zinco em sua composição. Apesar de serem um meio melhor que o ar para a condução de calor, ainda não é algo muito eficiente.
As pastas térmicas que oferecem melhor condutividade térmica são as que possuem cerâmica ou prata na sua composição. Estes são materiais nobres que têm a capacidade de conduzir mais calor.
Pasta térmica Arctic Silver 5 é uma das melhores do mercado (Foto: Divulgação/Arctic Silver)
Nas especificações técnicas da pasta térmica existe um fator chamado de “condutividade térmica”. Quanto maior for o número apresentado, mais eficiente será a pasta. O modelo Arctic Silver 5 tem uma condutividade impressionante de 350.000 W/m.k.
Como aplicar a pasta térmica em seu processador?
Aplicar a pasta térmica é bem simples. Siga esse rápido passo a passo.
Passo 1. Com o processador já encaixado no soquete da placa-mãe, pegue uma pequena quantidade de pasta térmica e ponha na ponta do dedo ou no meio do processador;
Processador sem pasta térmica (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)
Passo 2. Em seguida, espalhe por toda a superfície do processador, até que ela preencha a área por completo;
... ocessador com pasta térmica (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)">Processador com pasta térmica (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)
Passo 3. Instale o cooler e pronto, seu processador está encaixado corretamente e pronto para ser ligado e resfriado corretamente.
Cooler devidamente instalado (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)
Esperamos que essas dicas te ajudem a escolher uma boa pasta térmica para seu PC e que, assim, você possa levá-lo até maiores performances.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.