Os dispositivos modernos estão cada vez mais conectados à Internet, e isso abre uma brecha para ataques de hackers. Algumas tecnologias do dia a dia que parecem inofensivas também estão na mira de cibercriminosos como carros, Smart TVs e até Chromecasts. Curioso se algum equipamento em casa corre esse risco? Confira a lista com cinco casos.
Aprenda a fazer um projetor de holograma 3D barato usando o celular
Carros
Acha que está seguro no seu carro? Saiba que hackers estão usando mensagens SMS para controlar os veículos à distância. A falha de segurança só compromete os carros conectados à Internet e pode até afetar os freios do carro, colocando os usuários em risco. Na lista estão mais de 18 milhões de veículos, inclusive alguns fabricados no Brasil, conforme o estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
O pequeno dongle do Google que permite assistir aos vídeos na TV também está na mira de cibercriminosos. Ele precisa estar conectado no Wi-Fi de casa para funcionar e foi encontrada uma falha de segurança, divulgada durante a conferência de tecnologia Black Hat, que permite que terceiros executem mídias sem a permissão do usuário. Por enquanto, a gigante das buscas não se preocupa com esse problema, já que o ataque ainda não foi detectado à longas distâncias.
Smart TV
As TVs inteligentes têm várias vantagens como reproduzir filmes do Netflix, abrir redes sociais e navegar na Internet. No entanto, ela também pode ser alvo de ataques hackers, segundo pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. A plataforma tem vulnerabilidades que permitem o roubo de dados de acesso dos usuários e até informações mais importantes, pessoais e bancárias.
Outra notícia que chamou a atenção dos usuários foi que os dados e comandos em áudio das Smart TVs Samsung não são encriptados e isso pode ser usado para fins maliciosos. Então, vale ficar de olho.
Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo
Webcam do computador
Quem nunca ficou desconfiado de que a webcam do computador estava registrando imagens pessoais? Saiba que isso pode realmente acontecer. Os ataques globais de hackers às “câmeras” dos computadores e notebooks têm fins maliciosos ou de espionagem e o problema já chegou até em usuários brasileiros, apresentando uma grave vulnerabilidade de segurança.
Os roteadores Wi-Fi podem ser hackeados para diversos propósitos, como roubar dados de usuários durante a navegação ou fazer uso inapropriado da rede de Internet. Códigos com segurança fraca e descuidos do usuário podem fazer com que o equipamento acabe virando alvo fácil para ataques de cibercriminosos. Algumas medidas podem ser tomadas para se prevenir, como trocar a senha do roteador, esconder o nome da rede e mais: veja todas as dicas do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Netflix testa plano Ultra no Brasil por R$ 53,90; entenda
- JBL lança novo fone Bluetooth com design premium e 21 horas de bateria
- Windows 10: Baixe a ISO da versão final e instale com DVD ou pendrive
- Grande Conjunção: como ver o alinhamento de Júpiter e Saturno ao vivo
- Como descobrir novas playlists para o Spotify usando o Filtr
- Galaxy S7 terá versão Plus com tela gigante de 6 polegadas, diz site
- Instagram testa recurso de streaming ao vivo; confira
- Como inserir trilha sonora em vídeos de seu canal do YouTube
- Nexus 5X e Nexus 6P serão os nomes dos celulares do Google, diz site
- Microsoft libera atualização de outubro do Windows 10; veja como baixar
- Guacamelee! e Race the Sun: confira os jogos gratuitos de Maio da PSN
- Twitch Prime libera skins e itens de Apex Legends para assinantes
- Oito coisas sobre ataques virtuais que você precisa saber
- Como fazer currículo pelo celular com o app Curriculum Vitae
- Como vender na Shopee e criar uma loja virtual
- Cielo Super Link ajuda empreendedor a vender mais
- Códigos para Netflix em 2020: como descobrir categorias secretas de filmes
- Como colocar um chip no Moto C Plus
- IBM cria tecnologia de inteligência artificial para 'hipercelulares'
- Notebook Asus VivoBook 15 X510UR é bom? Conheça ficha técnica e preço