Os dispositivos modernos estão cada vez mais conectados à Internet, e isso abre uma brecha para ataques de hackers. Algumas tecnologias do dia a dia que parecem inofensivas também estão na mira de cibercriminosos como carros, Smart TVs e até Chromecasts. Curioso se algum equipamento em casa corre esse risco? Confira a lista com cinco casos.
Aprenda a fazer um projetor de holograma 3D barato usando o celular
Carros
Acha que está seguro no seu carro? Saiba que hackers estão usando mensagens SMS para controlar os veículos à distância. A falha de segurança só compromete os carros conectados à Internet e pode até afetar os freios do carro, colocando os usuários em risco. Na lista estão mais de 18 milhões de veículos, inclusive alguns fabricados no Brasil, conforme o estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
O pequeno dongle do Google que permite assistir aos vídeos na TV também está na mira de cibercriminosos. Ele precisa estar conectado no Wi-Fi de casa para funcionar e foi encontrada uma falha de segurança, divulgada durante a conferência de tecnologia Black Hat, que permite que terceiros executem mídias sem a permissão do usuário. Por enquanto, a gigante das buscas não se preocupa com esse problema, já que o ataque ainda não foi detectado à longas distâncias.
Smart TV
As TVs inteligentes têm várias vantagens como reproduzir filmes do Netflix, abrir redes sociais e navegar na Internet. No entanto, ela também pode ser alvo de ataques hackers, segundo pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. A plataforma tem vulnerabilidades que permitem o roubo de dados de acesso dos usuários e até informações mais importantes, pessoais e bancárias.
Outra notícia que chamou a atenção dos usuários foi que os dados e comandos em áudio das Smart TVs Samsung não são encriptados e isso pode ser usado para fins maliciosos. Então, vale ficar de olho.
Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo
Webcam do computador
Quem nunca ficou desconfiado de que a webcam do computador estava registrando imagens pessoais? Saiba que isso pode realmente acontecer. Os ataques globais de hackers às “câmeras” dos computadores e notebooks têm fins maliciosos ou de espionagem e o problema já chegou até em usuários brasileiros, apresentando uma grave vulnerabilidade de segurança.
Os roteadores Wi-Fi podem ser hackeados para diversos propósitos, como roubar dados de usuários durante a navegação ou fazer uso inapropriado da rede de Internet. Códigos com segurança fraca e descuidos do usuário podem fazer com que o equipamento acabe virando alvo fácil para ataques de cibercriminosos. Algumas medidas podem ser tomadas para se prevenir, como trocar a senha do roteador, esconder o nome da rede e mais: veja todas as dicas do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Moto G5S Plus vs Quantum Sky: compare a ficha técnica dos celulares
- A evolução do iPhone e do Galaxy nos últimos dez anos
- Drone da Xiaomi tem sistema de pouso e filma em 4K ou Full HD
- Bell Nexus: carro voador pode atingir velocidade de 150 km/h
- Red Dead Redemption 2 online terá novos recursos; veja o que muda
- Uber da patinete: saiba como funciona o novo serviço
- Free Fire Battlegrounds terá torneio na BGS 2018 com prêmio de R$ 46 mil
- Plugin do Google Chrome ajuda daltônicos a navegar na Internet
- Veja como colocar um cartucho na impressora HP Deskjet 3540
- Free Fire recebe Loja Misteriosa 8.0 em março; veja novidade da Garena
- Samsung anuncia novas TVs Neo QLED no Brasil e mais TVs do lineup de 2021
- Confira dicas para ser o melhor batedor de faltas em Fifa 17
- Como ver o histórico de sites do Internet Explorer
- Minecraft: confira os melhores e mais assustadores mods de terror
- JBL atualiza linha de som automotivo com áudio potente e instalação fácil
- Como ler livros grátis pelo celular com o app Kobo
- Descubra o WhatsApp Status, função pouco conhecida que desbancou Instagram
- Como fazer download de temas para Xbox 360 grátis ou pagos
- iOS 10, MacOS Sierra e mais: brasileiros explicam novidades da Apple no WWDC
- iOS 11.2.2 corrige falha Spectre no iPhone; saiba como atualizar