O Google comemora os 30 anos da queda do Muro de Berlim com um Doodle especial neste sábado (9). A data é um marco histórico e simboliza o fim da divisão do mundo entre os regimes capitalista e socialista. A ilustração na página inicial do buscador, assinada pelo artista alemão Max Guther, mostra um muro em ruínas e duas pessoas se abraçando sobre a fronteira. Ao clicar na imagem, o usuário é redirecionado para uma lista de resultados sobre o Muro de Berlim, na Alemanha.
Construída em 13 de agosto de 1961, a grande parede de concreto dividiu a Alemanha em dois lados – Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista). A estrutura de 45 quilômetros e 3,6 metros de altura foi erguida às pressas pelo governo da Alemanha Oriental a fim de cessar a onda de pessoas que fugiam da ditadura comunista.
Símbolo da Guerra Fria, disputa geopolítica iniciada ao fim da Segunda Guerra Mundial entre os Estados Unidos (liderando o bloco capitalista) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (à frente do bloco socialista), o Muro de Berlim durou até 9 de novembro de 1989. Nesta data, o governo da Alemanha Oriental avisou para a população que, a partir da meia-noite, não havia mais a proibição de sair do país.
A notícia se espalhou rapidamente, e os berlinenses se aglomeraram em ambos os lados do muro muito antes da vigésima quarta hora. Quando a meia-noite chegou, os alemães do lado leste começaram a passar pelo posto de controle. O momento foi repleto de abraços entre maridos e esposas, pais e filhos e amigos que não se viam há 28 anos, separados pelo paredão. Logo em seguida, milhares de jovens derrubaram o muro a golpes.
'Espero que as pessoas comecem a combater os muros em todo o mundo', diz criador do Doodle
A queda é considerada o mais icônico acontecimento do fim da Guerra Fria e levou à reunificação da Alemanha. O marco inspirou o artista alemão Max Guther, criador do Doodle. Ele conta que, mesmo não pertencendo à geração que testemunhou o nascimento desse aniversário histórico, sente-se profundamente impactado pela queda do muro.
"Esse tópico significa muito para mim, e eu espero que nunca haja outro momento em que eu ou qualquer outra pessoa tenha que morar em um país com muros que trancam as pessoas dentro ou mantêm pessoas fora", contou Guther em entrevista ao Google.
Para ilustrar o Doodle, o artista buscou referências em histórias e fotografias antigas de seus pais, que testemunharam a queda do Muro de Berlim. O desejo de Guther é que a arte na página i
"Espero que as pessoas comecem a combater os muros fronteiriços em todo o mundo, ajudando aqueles que vivem em países divididos ou separados e dando refúgio aos que fogem de seus países de origem porque não têm escolha", afirmou.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como deixar o Twitter privado pelo celular com Android ou iPhone
- Gears of War 4 marca o fim da era dos ‘heróis bomba’, mas mantém diversão
- Forza 6 traz pista no Brasil e impressiona com jogabilidade incr?vel
- Project Morpheus chegar? ao PlayStation 4 no in?cio de 2016
- Como usar a Google Assistente para tocar músicas no Apple Music
- Mini system da LG: conheça melhores aparelhos de som à venda no Brasil
- Como integrar Wunderlist e Google Chrome
- Galaxy S20 FE: como colocar chip e cartão microSD
- Adobe alerta usuários para nova vulnerabilidade no Flash
- Como cancelar compra na Netshoes
- ESL One: Brasil pode sediar mais campeonatos de CS:GO em breve
- Overwatch 2: conheça todos os personagens confirmados até agora
- Como instalar o SSD no notebook e no PC; saiba como salvar seus dados
- Gaze: assista filmes ou v?deos do YouTube ao mesmo tempo com amigos
- Feliz Dia Internacional da Mulher: como fazer cartão com mensagem online
- Diablo 3: saiba tudo sobre o novo personagem Necromante
- YouTube alerta uso de música protegida em vídeos e sugere trilhas grátis
- Air Pods, fones sem fio da Apple para o iPhone 7, já tem preço no Brasil
- Twitter libera nova contagem de caracteres que deixa 'tuítes maiores'
- Como colocar música em vídeo usando links do YouTube