O Google Acadêmico é uma ferramenta para pesquisa de artigos científicos. Ao oferecer uma busca mais precisa por referências bibliográficas, o buscador especializado do Google facilita a produção de trabalhos acadêmicos, TCCs, monografias e dissertações. Para conseguirem resultados ainda mais eficazes, os usuários podem aproveitar recursos como biblioteca virtual, gerador automático de referências e filtro de publicações por universidade. Confira, na lista a seguir, dez dicas para fazer pesquisas científicas no Google Acadêmico.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Expanda a pesquisa com artigos relacionados
O Google Acadêmico oferece um recurso que permite encontrar artigos semelhantes em cada resultado de busca. A função ajuda estudantes que têm poucas referências de pesquisa e querem encontrar materiais com diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto. Basta escolher a opção "Artigos relacionados" para ter acesso à lista de obras.
2. Busque artigos por período
Se você não quer correr o risco de produzir pesquisas desatualizadas, deve dar preferência a materiais recentes em sua busca. Para filtrar as publicações mais atuais, vá até o menu lateral esquerdo e defina as datas que atendem ao seu interesse na opção "Período específico". O recurso também é útil para quem está produzindo estudos com um recorte temporal específico, por exemplo.
3. Adicione arquivos à biblioteca para ler mais tarde
Durante o processo de pesquisa, é comum que os acadêmicos se concentrem em catalogar fontes confiáveis em vez de ler cada artigo científico com atenção. Nesses casos, vale guardar as publicações na biblioteca do buscador e se dedicar a uma leitura atenta mais tarde. O recurso evita o download de vários arquivos para o computador e ainda facilita a organização dos materiais, uma vez que é possível classificá-los com marcadores personalizados. Para salvar os artigos, basta clicar no ícone de estrela.
4. Organize as referências
Organizar as referências bibliográficas de uma pesquisa científica manualmente pode ser uma tarefa entediante, já que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) exige a adequação a uma série de regras. Para facilitar a vida dos estudantes e pesquisadores, o Google Acadêmico traz um recurso capaz de elaborar as referências automaticamente. O procedimento não poderia ser mais simples: clique no ícone de aspas e veja a referência do artigo, tese, dissertação ou livro já dentro das normas da ABNT (NBR 6023).
5. Pesquise a palavra-chave entre aspas
As aspas (") ajudam a procurar frases ou citações específicas. Ao pesquisar uma expressão entre aspas, o buscador entende que você quer encontrar as palavras-chave exatamente naquela ordem, e não em uma outra disposição aleatória.
6. Encontre boas citações
Ao selecionar "Citado por", logo abaixo do resultado, é possível consultar as publicações que citaram a obra e verificar quais trechos foram mencionados. Além de ajudar a encontrar novas referências, o recurso é uma maneira útil de identificar como outras pessoas estão usando determinada fonte de pesquisa.
7. Use o modo de pesquisa avançada
A ferramenta de pesquisa avançada oferece filtros que ajudam a refinar os resultados. É possível não apenas buscar artigos por autor, data e local de publicação, como também excluir palavras ou restringir os resultados a frases específicas. O recurso é especialmente útil para pesquisadores que já têm o objeto de estudo melhor delimitado. Para acessá-lo, basta clicar nas três li
8. Filtre resultados de determinada universidade
Se você quer encontrar artigos produzidos por universidades de prestígio, como USP (Universidade de São Paulo), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Unicamp (Universidade de Campinas), pode restringir os resultados diretamente a partir da barra de pesquisa. Para isso, basta inserir o domínio de busca antes das palavras chave. Quem quer encontrar materiais produzidos por acadêmicos da UFRJ sobre jornalismo, por exemplo, deve pesquisar por "site: ufrj.br jornalismo" (sem aspas).
9. Crie alertas referentes aos seus interesses de pesquisa
Quer se manter atualizado sobre o seu objeto de pesquisa? Configure um alerta para os assuntos de seu interesse e seja notificado sempre que um conteúdo novo for indexado ao Google Acadêmico. Para isso, basta acessar o menu lateral, pressionar "Criar alerta" e informar o e-mail pelo qual deseja receber as atualizações.
10. Instale o botão do Google Acadêmico
Uma extensão disponível para Chrome e Firefox facilita a transição entre pesquisas na web para o Google Acadêmico. Ao selecionar uma frase e clicar no botão do plugin, por exemplo, uma pequena janela é aberta e mostra três resultados no buscador científico. É possível baixar o botão do Google Acadêmico a partir da Chrome Web Store e da página de addons do Firefox.
Via Editage
Como usar o Google Acadêmico no TCC? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Melhores do Ano TechTudo 2019: celular inovação
- CS:GO: TACO anuncia saída da SK Gaming
- Como baixar o Nero 7, 8, 9 e outras versões anteriores no PC
- Como assistir a vídeos do YouTube em um bate-papo do Skype Web
- Seguran?a total: radar para ciclistas promete evitar acidentes de tr?nsito
- Genshin Impact fechando sozinho? Veja possíveis causas e como resolver
- Veja como diminuir o tamanho das suas fotos no Windows Phone em at? 80%
- Como criar um pendrive de recuperação em um notebook Dell
- TVs ‘papel de parede’ e ‘tela dupla’ aparecem na IFA 2015; entenda
- WhatsApp ganha funções para 'ignorar' contatos e poupar dados no Android
- Dia dos Namorados j? teve doodle com Turma da M?nica e alian?a; relembre
- Nobru e Camilota XP levam Prêmio eSports Brasil 2019; veja os vencedores
- Roteador com velocidade de 1200 Mb/s: lista traz modelos para comprar
- Asus apresenta novas placas-mãe compatíveis com o AMD Ryzen Threadripper
- Stickers fofos para WhatsApp: veja como baixar e usar figurinhas no app
- Golpes no WhatsApp usam Melissa e Tramontina e têm mais de 70 mil acessos
- Como ativar o Wi-Fi do notebook
- Magic: The Gathering Arena: veja os jogadores que mais lucraram
- Conheça os principais smartphones à prova d’água à venda no Brasil
- Review Galaxy J5 Prime