A LG anunciou na manhã desta segunda-feira (05) na Coreia do Sul – noite de domingo (04) no Brasil – que decidiu abandonar o mercado de celulares. O conglomerado não mais produzirá smartphones nem irá competir com pesos-pesados como Apple, Motorola e Samsung. Na nota, a empresa reconhece prejuízo bilionário neste segmento de mercado, no qual deixou de ser competitiva há seis anos.
A decisão da companhia tem impacto direto na forma como se organiza o mercado de celulares no Brasil. A LG costuma figurar na terceira posição das maiores fabricantes, logo atrás de Samsung e Motorola. Por ora não se sabe o destino da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, onde telefones são feitos. Estima-se que a unidade empregue 400 funcionários. O TechTudo apurou que novas reuniões serão realizadas nesta segunda-feira (05).
No comunicado ao mercado, a fabricante promete informar as próximas etapas da decisão “de forma aberta e transparente”. Também diz que vai que seguir todos os compromissos jurídicos, um indicativo de que continuará prestando garantia e suporte técnico dos aparelhos que já foram comercializados.
Assim como outros gigantes de tecnologia, a LG atua em diversas outras frentes, como áudio e vídeo. A companhia detém posição de destaque na venda de TVs por aqui. No momento não há qualquer decisão sobre estes negócios, considerados lucrativos pela matriz.
Os sul-coreanos repetem os passos da Sony, que optou por reduzir drasticamente os investimentos no mercado de celulares nos últimos anos. Hoje em dia alguns aparelhos são anunciados no exterior, mas a companhia não vendia mais smartphones em território nacional desde 2019. A empresa também parou de vender eletrônicos no Brasil em março.
Apesar das dificuldades, os engenheiros da LG seguiam o propósito de apresentar produtos inovadores. Eles conseguiram destaque na imprensa global ao revelar um telefone com tela enrolável. O dispositivo expandia de 6,8 polegadas para 7,4 polegadas, num curioso movimento que lembrava filmes de ficção científica. Apresentado na feira CES 2021, em janeiro, o protótipo provavelmente jamais verá a luz do dia.
Confira a nota da LG na íntegra
“Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares até o final de 2020.
Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico.
Como uma companhia que valoriza profundamente a contribuição de cada funcionário, cliente e parceiro LG, nós comunicaremos de
É com tristeza que compartilhamos esta notícia com os nossos clientes e parceiros que ao longo de todos estes anos nos demonstraram confiança e nos deram apoio.
A LG Electronics do Brasil agradece vocês e irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor.”
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Roland-Garros eSeries: conheça o torneio virtual de Tennis World Tour
- Como fazer parte do programa Microsoft Office Insider
- New York Excelsior conquista terceira etapa da Overwatch League
- Google+ para celular ganha visual Material Design e novos recursos
- Dicas e truques do iPhone 6: confira lista com dez fun??es 'escondidas'
- Circuito Desafiante 2019 de LoL: veja datas, times e regras do 2º split
- Como jogar Summoners War no PC com o emulador BlueStacks
- Blossgraph
- Com tirar print no Redmi 2 e Pro sem apertar nenhum botão
- Slither.io está travando? Veja como tirar o lag no PC, Android e iPhone
- Reparo automático do Windows 10 não funciona? Corrija o loop no PC
- Como salvar fotos do Instagram Stories para usar depois
- Mortal Kombat: lista traz os personagens mais bizarros da franquia
- Kamasutra Sex Positions: como usar app para apimentar a relação
- iPhone 11: Apple libera conserto grátis para problema na tela
- Projetor 4K e TVs MicroLED da Samsung chegam ao Brasil em 2021
- Microsoft desativa Groove Music; usuários poderão migrar para o Spotify
- Brasília ganha loja física de Bitcoin; SP e Florianópolis são as próximas
- Wingsland S6: drone de bolso tem câmera 4K e acopla diversos acessórios
- PES 2020 inicia celebração de 25 anos da franquia com carta de Maradona