O Google Acadêmico é uma ferramenta para pesquisa de artigos científicos. Ao oferecer uma busca mais precisa por referências bibliográficas, o buscador especializado do Google facilita a produção de trabalhos acadêmicos, TCCs, monografias e dissertações. Para conseguirem resultados ainda mais eficazes, os usuários podem aproveitar recursos como biblioteca virtual, gerador automático de referências e filtro de publicações por universidade. Confira, na lista a seguir, dez dicas para fazer pesquisas científicas no Google Acadêmico.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Expanda a pesquisa com artigos relacionados
O Google Acadêmico oferece um recurso que permite encontrar artigos semelhantes em cada resultado de busca. A função ajuda estudantes que têm poucas referências de pesquisa e querem encontrar materiais com diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto. Basta escolher a opção "Artigos relacionados" para ter acesso à lista de obras.
2. Busque artigos por período
Se você não quer correr o risco de produzir pesquisas desatualizadas, deve dar preferência a materiais recentes em sua busca. Para filtrar as publicações mais atuais, vá até o menu lateral esquerdo e defina as datas que atendem ao seu interesse na opção "Período específico". O recurso também é útil para quem está produzindo estudos com um recorte temporal específico, por exemplo.
3. Adicione arquivos à biblioteca para ler mais tarde
Durante o processo de pesquisa, é comum que os acadêmicos se concentrem em catalogar fontes confiáveis em vez de ler cada artigo científico com atenção. Nesses casos, vale guardar as publicações na biblioteca do buscador e se dedicar a uma leitura atenta mais tarde. O recurso evita o download de vários arquivos para o computador e ainda facilita a organização dos materiais, uma vez que é possível classificá-los com marcadores personalizados. Para salvar os artigos, basta clicar no ícone de estrela.
4. Organize as referências
Organizar as referências bibliográficas de uma pesquisa científica manualmente pode ser uma tarefa entediante, já que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) exige a adequação a uma série de regras. Para facilitar a vida dos estudantes e pesquisadores, o Google Acadêmico traz um recurso capaz de elaborar as referências automaticamente. O procedimento não poderia ser mais simples: clique no ícone de aspas e veja a referência do artigo, tese, dissertação ou livro já dentro das normas da ABNT (NBR 6023).
5. Pesquise a palavra-chave entre aspas
As aspas (") ajudam a procurar frases ou citações específicas. Ao pesquisar uma expressão entre aspas, o buscador entende que você quer encontrar as palavras-chave exatamente naquela ordem, e não em uma outra disposição aleatória.
6. Encontre boas citações
Ao selecionar "Citado por", logo abaixo do resultado, é possível consultar as publicações que citaram a obra e verificar quais trechos foram mencionados. Além de ajudar a encontrar novas referências, o recurso é uma maneira útil de identificar como outras pessoas estão usando determinada fonte de pesquisa.
7. Use o modo de pesquisa avançada
A ferramenta de pesquisa avançada oferece filtros que ajudam a refinar os resultados. É possível não apenas buscar artigos por autor, data e local de publicação, como também excluir palavras ou restringir os resultados a frases específicas. O recurso é especialmente útil para pesquisadores que já têm o objeto de estudo melhor delimitado. Para acessá-lo, basta clicar nas três li
8. Filtre resultados de determinada universidade
Se você quer encontrar artigos produzidos por universidades de prestígio, como USP (Universidade de São Paulo), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Unicamp (Universidade de Campinas), pode restringir os resultados diretamente a partir da barra de pesquisa. Para isso, basta inserir o domínio de busca antes das palavras chave. Quem quer encontrar materiais produzidos por acadêmicos da UFRJ sobre jornalismo, por exemplo, deve pesquisar por "site: ufrj.br jornalismo" (sem aspas).
9. Crie alertas referentes aos seus interesses de pesquisa
Quer se manter atualizado sobre o seu objeto de pesquisa? Configure um alerta para os assuntos de seu interesse e seja notificado sempre que um conteúdo novo for indexado ao Google Acadêmico. Para isso, basta acessar o menu lateral, pressionar "Criar alerta" e informar o e-mail pelo qual deseja receber as atualizações.
10. Instale o botão do Google Acadêmico
Uma extensão disponível para Chrome e Firefox facilita a transição entre pesquisas na web para o Google Acadêmico. Ao selecionar uma frase e clicar no botão do plugin, por exemplo, uma pequena janela é aberta e mostra três resultados no buscador científico. É possível baixar o botão do Google Acadêmico a partir da Chrome Web Store e da página de addons do Firefox.
Via Editage
Como usar o Google Acadêmico no TCC? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Ransomware Mamba que interditou trânsito de São Francisco ataca Brasil
- Equinócio de Outono é celebrado pelo Google com Doodle
- Moto GP, Trials e mais: veja os melhores jogos de moto de todos os tempos
- Galaxy Tab S6 Lite vs iPad Air 2019: compare preço e ficha técnica
- 20 anos de Half-Life: relembre os melhores mods da franquia
- Fortnite recebe ranqueadas com atualização; veja como partidas funcionam
- Giphy Capture cria GIFs na tela do Mac OS
- Como integrar o Spotify com o Waze no iPhone para ouvir músicas no carro
- Mini PC em formato de pen drive promete mais segurança e código aberto
- Além da quarta geração: entenda como funciona a internet 4,5G em celulares
- HP ZBook G3: veja se vale a pena invertir R$ 11.000 no notebook
- Como desinstalar FaceApp e excluir seus dados do app que envelhece
- Apple diminui preço do iCloud, backup na nuvem do iPhone e Mac
- Google nas Olimpíadas 2016: Mapas e Busca vão mostrar atletas e medalhas
- Aplicativo Bíblia Sagrada grátis para celular: saiba como baixar e usar
- IFA 2017: Asus anuncia notebook ROG Chimera e monitor ROG Strix XG35VQ
- Vídeo de Fifa 17 mostra novo sistema de inteligência dos atletas virtuais
- Fortnite ultrapassa CS:GO e é o 2° jogo que mais premiou nos esports
- BOOYAH! Live: como fazer stream de jogos pelo celular e PC
- Internet Explorer para Mac; saiba como baixar