Documentos apagados do computador podem ser resgatados com a ajuda de programas parar recuperar arquivos. Há diversos softwares no mercado que fazem uma varredura profunda do HD em busca de itens deletados, com suporte a múltiplos sistemas de arquivos. A maioria desses apps para computador tem versão grátis, limitada a determinados megabytes passíveis de restauração sem custos. Ainda assim, pode ser o suficiente para reaver documentos, fotos e vídeos perdidos que ainda podem ter deixado rastros na memória. Veja, a seguir, cinco programas de recuperação para PC com Windows, Linux e macOS.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Recuva
Fabricado pela Piriform, mesma desenvolvedora do CCleaner, o Recuva é um programa focado em recuperar arquivos apagados em qualquer lugar do PC. Embora não tenha um design muito bonito, o software segue sendo uma das principais opções para encontrar fotos, vídeos, documentos e todo tipo de item perdido, seja no HD do PC ou em um dispositivo externo, como pendrive e HD externo. A versão gratuita oferece as principais funções, e está disponível para Windows 10, 8.1, 7, Vista e até o antigo Windows XP. Há ainda uma versão portátil, que não requer instalação.
2. Disk Drill
O Disk Drill, da Cleverfiles, é um software mais fácil de usar e com design mais atrativo. Ele encontra arquivos duplicados e trabalha rapidamente: em poucos segundos, já exibe gigabytes de dados apagados, todos organizados em pastas. Além disso, oferece ferramentas extras para, por exemplo, reconstruir uma partição corrompida. O aplicativo também permite varrer um celular Android ou iPhone (iOS) conectado ao computador. Na versão grátis para Windows ou macOS é possível recuperar até 500 MB – para mais dados, é preciso pagar pela versão Pro.
3. EaseUS Data Recovery Wizard
O EaseUS Data Recovery Wizard é um programa com visual agradável e funcionalidade versátil: ele promete recuperar dados até mesmo de uma partição apagada, oculta, perdida ou em formato RAW. Além disso, permite varrer dispositivos de armazenamento conectados via porta USB e libera até 500 MB de recuperação nas versões grátis para Windows e macOS, além de 1,5 GB adicionais por compartilhar o link do programa nas redes sociais.
4. TestDisk
O TestDisk é uma ferramenta de código aberto que oferece as principais funções esperadas para um recuperador de dados. Totalmente gratuito, o software tem versões para Windows, macOS, Linux e até para o clássico DOS. O programa permite recuperar e reconstruir o setor de inicialização do HD, além de corrigir partições problemáticas e recuperar todo tipo de arquivo apagado de sistemas FAT, exFAT, NTFS e ext2. No entanto, a interface pode assustar usuários iniciantes, já que a operação se dá inteiramente via linha de comando.
5. Stellar Data Recovery
O Stellar Data Recovery é um dos restauradores de arquivos mais famosos para computador. O software tem uma quantidade vasta de funções, pe
Como recuperar Arquivos deletados sem querer? Veja dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Disney+ ganha data de lançamento no Brasil e em países da América Latina
- Veja a lista com os jogos de luta mais pol?micos de todos os tempos
- Galaxy Note 8 aparece em oito opções de cores
- Suporte permite carregar até três lentes para DSLR de forma prática
- CS:GO: veja easter eggs e 'segredos' escondidos no jogo de tiro
- Xbox One: aprenda como baixar e ouvir podcasts no seu console
- TechTudo transmite ao vivo Final do Mundial de LoL 2015 com reforço de BrTT
- Cinco easter eggs 'brasileiros' em jogos e franquias famosas
- Celular básico: Nokia 106 tem bateria de 21 dias e jogo da cobrinha
- Veja como tirar e colocar a Motorola Band do novo Moto E
- Nokia 7.2, 6.2 e celular 'retrô' com flip: veja os anúncios na IFA 2019
- Novo tablet Surface ter? vers?o de 14 polegadas, diz site
- Como baixar e instalar o driver da impressora Lexmark X1270
- Facebook começa a avisar quando notícias podem ser falsas; entenda
- 'Estamos melhorando a experiência do usuário', diz Facebook sobre YouTube
- Roteador Intelbras: veja cinco modelos para comprar no Brasil em 2020
- Como usar o Lenovo Vibe K5 como roteador Wi-Fi
- Circuito Desafiante 2019: paiN vence Team oNe e garante vaga no CBLoL
- Shazam anuncia integração com Snapchat; saiba como funciona
- Apple anuncia troca grátis de capinha com problema