O Facebook anunciou na última terça-feira (16) que vai diminuir o alcance de postagens que tenham endereços de sites considerados de "baixa qualidade", conhecidos por replicar conteúdos de outras fontes sem creditá-las corretamente. Essa medida foi tomada para combater o avanço de fake news no Facebook, mas não é a primeira vez que a rede social se posiciona contra a proliferação de boatos.
No Brasil, a plataforma passou a oferecer ferramenta de denúncia e mais informação contextual no feed para notícias. Ao mesmo tempo, o Facebook investiu na checagem de fatos, inclusive com uso de inteligência artificial, e passou a punir páginas por espalhar mentiras na rede. Confira, a seguir, cinco providências da plataforma para evitar a distribuição de fake news na rede social e minimizar os efeitos dos boatos durante as eleições brasileiras.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Botão de contexto
No começo de outubro, o Facebook lançou um botão de contexto que oferece mais detalhes sobre notícias compartilhadas no feed. A função ativa um painel que mostra a descrição do site e outros links sobre o mesmo assunto para efeito de comparação. O objetivo é ajudar ao usuário a identificar o nível de confiabilidade do material por conta própria.
2. Expulsão de páginas que propagam fake news
Em julho, o Facebook removeu 196 páginas e 87 perfis brasileiros por conta de propagação de notícias falsas. A medida veio a reboque de uma política mais rígida contra sites de fake news. Segundo a empresa, essas páginas e perfis faziam parte de uma rede coordenada que usava contas falsas para espalhar desinformação. A exclusão da página pode ser uma das punições contra conteúdos denunciados por usuários por meio da ferramenta de feedback.
3. Denúncia de posts de fake news
Desde setembro, o Facebook oferece um tipo de denúncia específica para fake news. O serviço preserva a identidade do autor do relato e sugere que a amizade com a pessoa que publicou a mentira seja desfeita ou bloqueada.
O recurso fica "escondido" na opção para feedback de posts. Para usar, é preciso abrir o menu da publicação, acessar a opção de feedback e enviar o post para análise por uma equipe da rede social. Segundo a empresa, há cerca de 15 mil pessoas trabalhando na revisão desses conteúdos em todo o mundo.
4. Contratação de agências de checagem brasileiras
Outra medida importante adotada pelo Facebook é o financiamento de agências de checagem de fatos. No Brasil, as agências Lupa e Aos Fatos, vinculadas à International Fact-Checking Network (Rede Internacional de Checagem de Fatos), são responsáveis por verificar diariamente o grau de veracidade de posts compartilhados na plataforma.
Publicações identificadas como falsas deixam de ser distribuídas organicamente e não podem ser impulsionadas, ou seja, não podem ser distribuídas mediante pagamento. Páginas com conteúdo identificado como falso repetidamente perdem função de anunciar.
Para ajudar o trabalho de agências de checagem, o Facebook lançou, em setembro, uma tecnologia de inteligência artificial capaz de analisar vídeos e imagens de forma automatizada. O sistema usa base de fake news já verificadas e analisa posts de diferentes tipos de mídia (como texto, vídeo e imagem) para marcar tudo suspeito. O objetivo é triar o conteúdo que parece fake antes de enviar à revisão manual, agilizando a checagem.
Via Facebook Newsroom e TechCrunch
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Facebook bloqueia Crypter; plugin criava 'chat secreto' no Messenger
- Como cadastrar impressão digital no Galaxy J7 Pro
- Lista reúne os 10 melhores games do desenho animado Hora de Aventura
- Lumia 930 ou Moto X? Veja qual smartphone se sai melhor no comparativo
- Live no PS5: como fazer transmissão ao vivo por Twitch e YouTube
- PSN realiza promoção Dias de Play com desconto em jogos recentes
- Intel confirma placas Xe para desktops em 2021 e suporte a Ray Tracing
- Paredão BBB 20: como votar em Pyong, Guilherme ou Gizelly
- Pokémon Unite: MOBA é anunciado para Nintendo Switch, Android e iPhone
- Galaxy S8: como alterar a cor de pastas na tela inicial
- HD 'fininho' de 2 TB da Seagate para notebooks é o mais denso do mundo
- FIFA 20: bug misterioso com carta do Ultimate Team causa polêmica
- XQc é punido por acabar com a vida de seu personagem em GTA RP; entenda
- Como usar os presentes e ganhar itens de graça em Pokémon GO
- Como baixar drivers do Realtek no Windows 7
- Dicas para jogar Anthem o novo jogo no da EA para PS4 PC e Xbox One
- Moto E6 Plus vs Moto E7 Plus: saiba o que muda entre celulares Motorola
- Detonado de The Evil Within: veja como zerar esse horripilante game
- Chromebit 'baratinho' da Google e Asus transforma TV em computador
- Facebook lança oficialmente app de vídeo para Smart TV; veja compatíveis