Um novo golpe usa o Free Fire para infectar celulares Android e iPhone (iOS). Segundo a Kaspersky, empresa de cibersegurança, a armadilha promete dar 1 mil diamantes e passes gratuitos com itens para utilizar no game. A mensagem falsa está sendo compartilhada via WhatsApp e diz que a desenvolvedora Garena está com uma "promoção" durante o período de isolamento em virtude do novo coronavírus (Covid-19). A Kaspersky alerta que o usuário não deve clicar ou compartillhar no link malicioso, pois ele tem um malware (scareware) contido nele. A empresa não informou o número de vítimas do novo golpe.
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Caso clique no link, o usuário será redirecionado para uma página fraudulenta, que faz três perguntas: quantas horas o player joga Free Fire por dia; se gosta do jogo; e de qual liga faz parte. Para cada resposta uma nova janela é aberta, e é onde o golpe se concretiza. Segundo testes realizados pelos especialistas da Kaspersky, foram encontradas páginas que exibem anúncios, pedidos para participar de pesquisas online e scarewares. Este acontece como uma suposta infecção do dispositivo, ou a necessidade de baixar uma VPN para seguir acessando o link. A empresa relata ainda que o golpe se adapta ao idioma do usuário, podendo aparecer em português, inglês e espanhol.
No fim, o golpe pede que a vítima compartilhe a "promoção" com dez contatos do WhatsApp. Nos testes da Kaspersky, não foi possível carregar o suposto benefício na conta do jogo. O golpe mostra um aviso constante, dizendo que falta compartilhar a mensagem com cinco contatos. Em nenhum momento é pedida a credencial de acesso ao jogo, embora o golpe ainda assim possa comprometer a integridade dos dados nos aparelhos.
Para evitar cair em golpes, a Kaspersky traz algumas orientações, como suspeitar de links estranhos recebidos por e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp. Outra dica é verificar o endereço do site para onde foi redirecionado, o endereço do link e o e-mail do remetente antes de clicar, a fim de garantir a veracidade das informações. É importante também observar se o nome do link na mensagem não aponta para outro link.
Por fim, uma dica simples e valiosa é acessar o site oficial da empresa, ou perfis nas redes sociais para apurar se as informações são verdadeiras. Caso o usuário não tenha certeza de que o site é oficial, não insira informações pessoais.
Como saber se uma loja online é confiável? Veja dicas no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Black Friday do iFood tem pedidos de comida por R$ 0,99
- Dragon Ball Xenoverse: DLC trar? saga Dragon Ball GT ao game
- Aluguel de notebook vale a pena? Veja perguntas e respostas sobre o serviço
- Como jogar com a brasileira Laura em Street Fighter 5 no PS4 e PC
- Twitter faz novas mudanças contra trolls e bloqueia contas 'para sempre'
- Fortnite: como completar o desafio dos Quadros de Palhaço de Parque
- Como sincronizar fotos no TikTok
- Como ver FPS e ping no Fortnite
- Aprenda a usar emoticons no status do WhatsApp do Android
- Como salvar uma página em PDF no iOS 9?
- Black Friday 2019 tem 4,8 mil reclamações na metade do evento
- Boltz deixa MIBR? Entenda possível mudança no time brasileiro de CS:GO
- Vale a pena comprar o Galaxy S6 Edge? Veja preço e ficha técnica
- Microsoft Insights pode trazer Cortana 'brasileira' e planos do Hololens
- Oito coisas que você não podia fazer no seu celular dez anos atrás
- Como responder mensagens no WhatsApp sem desbloquear o celular Android?
- Injustice 2, NASCAR Heat 5 e Quake II estão de graça no fim de semana
- Amazon Alexa chega ao Brasil totalmente adaptada para o português
- Google Meet: ferramenta para videoconferência está disponível de graça
- Novos processadores da Qualcomm vão adaptar celulares a realidade aumentada