Um novo golpe usa o Free Fire para infectar celulares Android e iPhone (iOS). Segundo a Kaspersky, empresa de cibersegurança, a armadilha promete dar 1 mil diamantes e passes gratuitos com itens para utilizar no game. A mensagem falsa está sendo compartilhada via WhatsApp e diz que a desenvolvedora Garena está com uma "promoção" durante o período de isolamento em virtude do novo coronavírus (Covid-19). A Kaspersky alerta que o usuário não deve clicar ou compartillhar no link malicioso, pois ele tem um malware (scareware) contido nele. A empresa não informou o número de vítimas do novo golpe.
Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Caso clique no link, o usuário será redirecionado para uma página fraudulenta, que faz três perguntas: quantas horas o player joga Free Fire por dia; se gosta do jogo; e de qual liga faz parte. Para cada resposta uma nova janela é aberta, e é onde o golpe se concretiza. Segundo testes realizados pelos especialistas da Kaspersky, foram encontradas páginas que exibem anúncios, pedidos para participar de pesquisas online e scarewares. Este acontece como uma suposta infecção do dispositivo, ou a necessidade de baixar uma VPN para seguir acessando o link. A empresa relata ainda que o golpe se adapta ao idioma do usuário, podendo aparecer em português, inglês e espanhol.
No fim, o golpe pede que a vítima compartilhe a "promoção" com dez contatos do WhatsApp. Nos testes da Kaspersky, não foi possível carregar o suposto benefício na conta do jogo. O golpe mostra um aviso constante, dizendo que falta compartilhar a mensagem com cinco contatos. Em nenhum momento é pedida a credencial de acesso ao jogo, embora o golpe ainda assim possa comprometer a integridade dos dados nos aparelhos.
Para evitar cair em golpes, a Kaspersky traz algumas orientações, como suspeitar de links estranhos recebidos por e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp. Outra dica é verificar o endereço do site para onde foi redirecionado, o endereço do link e o e-mail do remetente antes de clicar, a fim de garantir a veracidade das informações. É importante também observar se o nome do link na mensagem não aponta para outro link.
Por fim, uma dica simples e valiosa é acessar o site oficial da empresa, ou perfis nas redes sociais para apurar se as informações são verdadeiras. Caso o usuário não tenha certeza de que o site é oficial, não insira informações pessoais.
Como saber se uma loja online é confiável? Veja dicas no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como encontrar seus amigos do Facebook no Cartola FC
- Cinco navegadores para usar a Internet sem deixar rastros
- Download no celular fica 17,1% mais rápido no Brasil, aponta estudo
- CS:GO recebe atualização e dá desconto no Viewer Pass do IEM Major 2019
- Cinco golpes em apps de relacionamento e como se proteger
- Como usar o Jaumo, app de relacionamento rival do Tinder
- WhatsApp bloqueado rende playlist no Spotify com 48 horas de música
- Confira como converter suas fitas cassete em CDs
- Final Fantasy 15 Royal Edition é anunciada com extras nos consoles e PC
- Windows 10 ganha a primeira grande atualização pela Microsoft
- Comprar o Moto G 2 ou investir no Moto G 3? Veja o comparativo
- App para editar fotos: os melhores aplicativos para Android e iPhone
- Prey e MSI de League of Legends no Rio foram os destaques da semana
- Xbox App para Windows 10 ganha novidades e programa de preview
- 6 apps que mudaram de visual: você consegue reconhecer todos eles?
- Falha em rede de celulares deixa brecha para ataques bancários
- Melhores laterais esquerdos do FIFA 21: conheça atletas de destaque
- Como obter e apagar todos os dados que a Microsoft tem sobre você
- TIM adota nova marca no Brasil; veja como ficou
- Word, Excel e Power Point chegam de gra?a para smartphones Android