O Instagram oferece algumas opções de filtros e ajustes para editar imagens. No entanto, quem enjoa fácil das opções ou quer fazer posts mais profissionais pode aproveitar aplicativos alternativos para tornar as fotos mais atraentes no feed. Com diversas opções gratuitas para Android e iOS (iPhone), é possível encontrar apps com configurações avançadas, além de dezenas de efeitos diferentes dos oferecidos pela rede social.
A seguir, conheça cinco editores de fotos para Instagram e veja qual se encaixa melhor no que está procurando para ajustar suas imagens. Entre as opções há aplicativos com recursos para guardar pré-definições para usar em imagens futuras, o que facilita criar uma tonalidade única para as fotos e organizar o feed. Além disso, um dos softwares oferece função para agendar um post e ver a prévia de como vai ficar a grade do seu perfil com a nova publicação.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. VSCO
Um dos mais populares entre os usuários do Instagram, o VSCO é um aplicativo grátis disponível para Android e iPhone (iOS). O app exige cadastro, o que permite seguir amigos, ver e favoritar edições de outros usuários. Também é possível salvar em seu perfil algumas receitas, ou seja, pré-definições (presets) de edição que ajudam a manter um padrão nas publicações ao semp
Além dos ajustes tradicionais com temperatura, luz e configurações de tamanho, o VSCO conta com um grande acervo de filtros grátis, diferentes dos disponíveis no Instagram. Após a edição é possível compartilhar as imagens em qualquer aplicativo do smartphone. Para inserir bordas, editar vídeos ou usar filtros especiais, entretanto, é necessário assinar o pacote pago do serviço.
2. Photo Grid
Outro aplicativo para edição de fotos para o Instagram é o PhotoGrid. Também disponível de forma gratuita para baixar em celulares Android e iOS, o app conta com opções para fazer colagens, criar grades de imagens, editar e brincar com filtros especiais — além de fazer cartões 3D e slideshows.
Na função de filtros é possível usar centenas de efeitos, aproveitando recursos como captura a partir do botão de volume ou com toque em qualquer lugar da tela (normalmente desabilitada nos smartphones), temporizador e zoom com câmera frontal. Para as edições de luz, contraste e temperatura há ferramentas especiais também para cortar a imagem no tamanho máximo para o Instagram e retirar a marca d'água sem precisar pagar pelo app.
3. Snapseed
O Snapseed, aplicativo desenvolvido pelo Google, é uma das opções mais completas para quem quer editar fotos sem precisar pagar pelo software. Eleito o melhor app de imagens em 2012, também está disponível para Android e iOS, com versão em português e opções para salvar as edições em formato PNG ou JPG.
O principal diferencial do Snapseed é o menu com muitas ferramentas de edição. É possível configurar desde o brilho e o contraste tradicionais até foco, balanço de branco, HDR Scape, dupla exposição e correção de selfies. Além disso, há filtros separados por temas, como vintage, grunge, drama e glamour. Para tirar dúvidas, o app ainda conta com uma página de tutoriais.
4. A Color Story
O aplicativo A Color Story é feito especialmente para editar imagens para o Instagram. Como o nome já diz, o software trabalha principalmente com cores, mas é possível ajustar qualquer foto sem problemas, usando cerca de 20 ferramentas e mais de 40 efeitos como raios de luz ou filtros semelhantes a gotas d'água.
Para agradar os entusiastas do Instagram, o app permite ainda sincronizar seu perfil para visualizar uma prévia da grade da conta, observando se o novo post ficará de acordo com a sua organização de tonalidade, por exemplo. Caso queira, há também recursos para agendar a publicação e ver o preview somente da foto com a legenda escolhida.
5. Filterloop
Outro app para quem quer editar fotos com novos efeitos, o Filterloop conta com filtros que acompanham as tendências do Instagram, seguindo edições semelhantes de blogueiros e influenciadores, por exemplo. Além dos ajustes tradicionais, o usuário pode trabalhar com curvas, simulações de luzes e lentes antigas analógicas.
Um ponto interessante do Filterloop é a opção de baixar pacotes de filtros que desejar, observando sua descrição antes do download. Dessa forma, o aplicativo para Android e iOS não fica tão pesado com todos os efeitos trabalhando juntos, mantendo apenas os que o usuário pretende utilizar.
Qual o editor de imagem você costuma usar? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- AMD anuncia novas placas Radeon com Ray Tracing e dobro de performance
- Free Fire e PUBG: sete melhores jogos competitivos para Android e iPhone
- WhatsApp no iPhone: como usar as novas figurinhas de horário e localização
- Não consegue enviar fotos e vídeos no WhatsApp? Veja possíveis soluções
- Black Friday de cerveja: como encontrar promoções no Empório da Cerveja
- Como calcular salário líquido em 2020? Cinco sites que fazem cálculo grátis
- Xiaomi anuncia Redmi Note 7: celular tem câmera de 48 megapixels
- Como descobrir quais apps estão acessando a sua localização no celular
- Como dar boot pelo USB no notebook Samsung Ativ 2
- Prévia do Apple Watch: site permite testar relógio inteligente da Apple
- Bandai Namco anuncia game com Dragon Ball, Samurai X e mais animes
- Amazon Echo: como mudar a palavra de ativação da assistente de voz
- Como desinstalar o Meteoroids do PC
- PlayStation 4: como baixar jogos para seu console a partir do PC
- Shadow of Mordor recebe DLC com mais história e novos inimigos
- Design do DualSense, controle do PS5, faz sucesso nas redes sociais
- Como ‘limpar’ o WhatsApp? 6 dicas para liberar espaço no celular
- iOS 11.4 traz suporte ao AirPlay 2 e à sincronização de mensagens na nuvem
- Vai comprar um Samsung Galaxy On7? Veja se preço 'em conta' é justo
- Point Blank: como resgatar cupons de prêmios no jogo parecido com CS:GO