O Instagram oferece algumas opções de filtros e ajustes para editar imagens. No entanto, quem enjoa fácil das opções ou quer fazer posts mais profissionais pode aproveitar aplicativos alternativos para tornar as fotos mais atraentes no feed. Com diversas opções gratuitas para Android e iOS (iPhone), é possível encontrar apps com configurações avançadas, além de dezenas de efeitos diferentes dos oferecidos pela rede social.
A seguir, conheça cinco editores de fotos para Instagram e veja qual se encaixa melhor no que está procurando para ajustar suas imagens. Entre as opções há aplicativos com recursos para guardar pré-definições para usar em imagens futuras, o que facilita criar uma tonalidade única para as fotos e organizar o feed. Além disso, um dos softwares oferece função para agendar um post e ver a prévia de como vai ficar a grade do seu perfil com a nova publicação.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. VSCO
Um dos mais populares entre os usuários do Instagram, o VSCO é um aplicativo grátis disponível para Android e iPhone (iOS). O app exige cadastro, o que permite seguir amigos, ver e favoritar edições de outros usuários. Também é possível salvar em seu perfil algumas receitas, ou seja, pré-definições (presets) de edição que ajudam a manter um padrão nas publicações ao semp
Além dos ajustes tradicionais com temperatura, luz e configurações de tamanho, o VSCO conta com um grande acervo de filtros grátis, diferentes dos disponíveis no Instagram. Após a edição é possível compartilhar as imagens em qualquer aplicativo do smartphone. Para inserir bordas, editar vídeos ou usar filtros especiais, entretanto, é necessário assinar o pacote pago do serviço.
2. Photo Grid
Outro aplicativo para edição de fotos para o Instagram é o PhotoGrid. Também disponível de forma gratuita para baixar em celulares Android e iOS, o app conta com opções para fazer colagens, criar grades de imagens, editar e brincar com filtros especiais — além de fazer cartões 3D e slideshows.
Na função de filtros é possível usar centenas de efeitos, aproveitando recursos como captura a partir do botão de volume ou com toque em qualquer lugar da tela (normalmente desabilitada nos smartphones), temporizador e zoom com câmera frontal. Para as edições de luz, contraste e temperatura há ferramentas especiais também para cortar a imagem no tamanho máximo para o Instagram e retirar a marca d'água sem precisar pagar pelo app.
3. Snapseed
O Snapseed, aplicativo desenvolvido pelo Google, é uma das opções mais completas para quem quer editar fotos sem precisar pagar pelo software. Eleito o melhor app de imagens em 2012, também está disponível para Android e iOS, com versão em português e opções para salvar as edições em formato PNG ou JPG.
O principal diferencial do Snapseed é o menu com muitas ferramentas de edição. É possível configurar desde o brilho e o contraste tradicionais até foco, balanço de branco, HDR Scape, dupla exposição e correção de selfies. Além disso, há filtros separados por temas, como vintage, grunge, drama e glamour. Para tirar dúvidas, o app ainda conta com uma página de tutoriais.
4. A Color Story
O aplicativo A Color Story é feito especialmente para editar imagens para o Instagram. Como o nome já diz, o software trabalha principalmente com cores, mas é possível ajustar qualquer foto sem problemas, usando cerca de 20 ferramentas e mais de 40 efeitos como raios de luz ou filtros semelhantes a gotas d'água.
Para agradar os entusiastas do Instagram, o app permite ainda sincronizar seu perfil para visualizar uma prévia da grade da conta, observando se o novo post ficará de acordo com a sua organização de tonalidade, por exemplo. Caso queira, há também recursos para agendar a publicação e ver o preview somente da foto com a legenda escolhida.
5. Filterloop
Outro app para quem quer editar fotos com novos efeitos, o Filterloop conta com filtros que acompanham as tendências do Instagram, seguindo edições semelhantes de blogueiros e influenciadores, por exemplo. Além dos ajustes tradicionais, o usuário pode trabalhar com curvas, simulações de luzes e lentes antigas analógicas.
Um ponto interessante do Filterloop é a opção de baixar pacotes de filtros que desejar, observando sua descrição antes do download. Dessa forma, o aplicativo para Android e iOS não fica tão pesado com todos os efeitos trabalhando juntos, mantendo apenas os que o usuário pretende utilizar.
Qual o editor de imagem você costuma usar? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Brasil vs Argentina? Veja rivalidades entre países e times nos esports
- Como fazer download de Post-it e usar o app no Android e iPhone
- Review Moto Snap Polaroid Insta-Share
- Saiba como remover uma música com direitos autorais no YouTube
- Xiaomi Mi 10 Ultra 5G é usado para pilotar carro de corrida à distância
- Microsoft Paint: quinze dicas para editar imagens sem usar o Photoshop
- Como inserir um chip no LG G6
- Como entrar na BIOS setup de um notebook HP
- Detonado de Life is Strange ? Epis?dio 1: veja como zerar o game
- Veja como ?provar? o Apple Watch com app que usa realidade aumentada
- Como instalar o Microsoft .NET Framework no Windows 8
- Signal tenta mostrar como Facebook usa dados dos usuários; entenda
- Como ativar o modo Economia de Bateria no Moto G5S
- Como bloquear um usuário no Happn
- Do CS:GO ao LoL: relembre banimentos equivocados e polêmicos
- WPS Office ou LibreOffice? Saiba qual alternativa grátis é melhor
- Como desativar o modo seguro do Tumblr
- Pokémon UltraSun e UltraMoon são anunciados para Nintendo 3DS
- Samsung Book X40 vs Acer Aspire 5: compare os notebooks intermediários
- Álbum da Copa do Mundo 2018: como jogar a versão virtual da coleção