Novo vazamento de dados do Facebook expôs 540 milhões de interações e 22 mil senhas e logins em um servidor na Internet. Informações como nomes, registros de curtidas e comentários, além de outras atividades dos usuários na rede social ficaram desprotegidos. O motivo para a falha de proteção nas interações está em softwares desenvolvidos pela mexicana Cultura Coletiva, segundo especialistas da UpGuard, empresa especializada em segurança cibernética. No caso das senhas, o aplicativo At the Pool é apontado como responsável pela coleta – no entanto, este não está mais disponível na plataforma de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.
A gravidade da brecha é maior em relação às senhas que, armazenadas no formato de texto, ficaram exibidas na web sem qualquer proteção. Apesar de as interações apresentarem um volume maior de violação da privacidade, as senhas ofereciam acesso às contas dos usuários por terceiros. Isso possibilitaria roubos e outras ações criminosas a partir de informações privadas dos perfis. Ao contrário de casos anteriores, o Facebook não é diretamente culpado pelo mau gerenciamento dos conteúdos, mas os desenvolvedores dos serviços Cultura Coletiva e At the Pool.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
No entanto, o novo episódio mostra que o Facebook exerce pouco controle sobre os registros de seus usuários. Em resposta ao portal Bloomberg, a rede social explicou que suas diretrizes impedem o uso de servidores e bancos de dados públicos para armazenamento de informações. O Facebook também disse que trabalhou diretamente com a Amazon Web Services – entidade que aluga o servidor exposto – para a remoção do conteúdo. Procurada pelo TechTudo, a plataforma reafirmou o comunicado e disse ter "o compromisso de continuar trabalhando com os desenvolvedores para proteger os dados das pessoas".
De acordo com a UpGuard, foi feito um primeiro contato com os responsáveis sobre o assunto em 10 de janeiro, mas o site Bloomberg afirma que os dados só saíram do ar nesta quarta-feira (3), após o veículo pedir um posicionamento oficial da rede social. Antes disso, no dia 23 de janeiro, o serviço de segurança virtual teria alertado a Amazon Web Services. Supostamente, os registros do At the Pool desapareceram do servidor antes que a UpGuard enviasse o aviso.
Outros vazamentos
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a rede social está envolvida em polêmicas de segurança. Em março de 2018, veio a público o escândalo da Cambridge Analytica, no qual cerca de 50 milhões de contas tiveram seus dados vazados na operação com objetivo de serem usados na campanha que levou à vitória de Donald Trump na corrida presidencial dos Estados Unidos, em 2016. Outro caso, em outubro do ano passado, afetou o mesmo número de contas, mas desta vez por causa de uma brecha na opção "ver como", explorada por hackers.
Um método de proteção à privacidade em apps e serviços de Internet é a criptografia de ponta
Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cinco apps para descobrir se voc? se parece mais com seu pai ou sua m
- É esquecido? Nova tecnologia libera remédio no corpo na hora certa
- Como enviar vídeos editados de gameplay dos seus jogos para o Twitch
- PC reverte instalação do Windows 10? Saiba como resolver o problema
- Como fazer o iPad durar mais tempo
- O que esperar da BGS 2017, maior feira de games da América Latina
- The Game Awards 2020: veja indicados do prêmio que elege o Jogo do Ano
- SSD de 16 TB lançado pela Samsung é o maior disco rígido do mundo
- A evolução dos Nexus: veja a trajetória dos celulares com Android ‘puro’
- Como fazer Lomotif com efeito zoom
- KaBuM no CBLoL 2019: relembre times campeões que caíram na tabela
- Tinder Gold chega ao Brasil com função que revela curtidas no perfil
- Como criar animações em 'loop' com Boomerang, novo app do Instagram
- Apex Legends: cinco coisas que você nunca deve fazer no Battle Royale
- Truque transforma Instagram em board igual ao do Pinterest
- Como digitar mensagens em vários idiomas no Android com o SwiftKey
- Túnel do tempo: quantos apps 'modinhas' você lembra? Descubra no quiz
- Drone aquático usa GoPro para filmar em diferentes ângulos sozinho
- Nintendo PlayStation é vendido por mais de R$ 1 milhão e quebra recorde
- Como bloquear pop ups no Microsoft Edge