A Samsung estuda interromper o fornecimento do adaptador de USB-C para USB-A que costuma incluir nas caixas de celulares mais modernos. De acordo com o portal SamMobile, o lançamento mais recente da companhia, Galaxy A8 2018, não inclui mais o acessório. Até então, o pequeno conector era oferecido em todos os celulares que têm o novo padrão de USB. Seu objetivo é permitir o uso de carregadores e cabos não-oficiais.
Sem o conversor, usuários não podem usar fios com ponta micro-USB (um dos tamanhos de USB-A), que ainda são maioria no mercado. A novidade abre caminho para que a Samsung abandone o adaptador na caixa de próximos lançamentos, como no aguardado Galaxy S9.
Procurada pelo TechTudo, a Samsung Brasil informou que “todos os smartphones com entrada USB-C lançados no mercado brasileiro contam com o adaptador USB-A na caixa”. No entanto, não há previsão da chegada ao país do Galaxy A8 2018, o primeiro sem o conector.
Funcionalidades do adaptador
Celulares como o Galaxy S8 – este sim à venda – vêm com cabo USB que conta uma ponta diferente, chamado USB-C. O novo padrão é conversível, ou seja, não tem uma direção específica de encaixe, mas não é compatível com a maioria dos cabos existentes. Isso faz com que usuários tenham que levar o carregador (ou ao menos o cabo) original consigo caso desejem ligá-lo na tomada ao longo dia. Por isso, o adaptador tende a ser uma alternativa: em emergências, o acessório per
Modelos como o Galaxy S8, S8 Plus e Note 8 são alguns que já vêm com entrada USB-C de fábrica. No entanto, não são os primeiros. A Samsung lançou o Galaxy Note 5 em 2015 já com o novo formato e, em 2017, fez o mesmo com a linha A 2017 (A5 2017 e A7 2017). Por outro lado, celulares mais baratos da linha J, como o Galaxy J5 Pro, ainda não trazem o USB mais moderno. A tendência é que a mudança em modelos mais básicos ocorra logo, possivelmente já em 2018. Uma novidade parecida vem acontecendo em aparelhos de outras fabricantes, como Motorola e LG .
Essa é a primeira grande alteração em conectores de celulares Android, mas o mesmo já foi visto algumas vezes no iPhone. No lançamento do iPhone 5, a Apple mudou a conexão de 30 pinos para o padrão Lightning, usado até hoje. Atualmente, a empresa abandonou a porta tradicional para fones de ouvido analógicos. Modelos como o iPhone 7, iPhone 8 e iPhone X só permitem encaixar fones comuns na entrada do celular por meio de adaptador – que ainda é oferecido na caixa.
Como descobrir o que o Google sabe sobre mim? Veja no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apple Glass poderia deixar superfícies sensíveis ao toque e detectar estresse
- Aprenda como passar da porta que abre e fecha em Dead Space
- Cyberpunk 2077 tem opção de aumento e substituição de órgãos genitais
- Câmera Canon T5i usada vale a pena? Veja prós e contras antes de comprar
- Volta da MIBR: veja preço dos ingressos e jogadores de CS:GO confirmados
- WhatsApp fora do ar, iPhone SE e microcelular foram os destaques de maio
- Como salvar áudio do WhatsApp em MP3 no celular
- 'Quantas horas devo deixar a bateria do celular carregando?' Motorola explica
- Golpe no WhatsApp promete kit de maquiagem gratuito no Dia das Mulheres
- Mozilla, dona do Firefox, libera em junho o Servo, um novo navegador
- Usuários abandonariam cão e álcool para ficar com celular, revela estudo
- Mario Kart Tour: como baixar o jogo grátis para iPhone e Android
- Novo Dragon Age é o destaque do The Game Awards 2020; veja lançamentos
- Descubra como vincular a conta do Pinterest com a do Google
- Como baixar Excel de graça? Veja sete rivais para usar no computador
- Aprenda a compartilhar seus v?deos do Riff em todas as redes sociais
- BitTorrent: envie torrents do celular para download no PC remotamente
- Teclado mecânico 60% promete até dois meses de bateria
- Impressora offline? Confira possíveis causas e como resolver o problema
- Notebook Lenovo com processador Core i3: veja modelos à venda no Brasil