A Samsung estuda interromper o fornecimento do adaptador de USB-C para USB-A que costuma incluir nas caixas de celulares mais modernos. De acordo com o portal SamMobile, o lançamento mais recente da companhia, Galaxy A8 2018, não inclui mais o acessório. Até então, o pequeno conector era oferecido em todos os celulares que têm o novo padrão de USB. Seu objetivo é permitir o uso de carregadores e cabos não-oficiais.
Sem o conversor, usuários não podem usar fios com ponta micro-USB (um dos tamanhos de USB-A), que ainda são maioria no mercado. A novidade abre caminho para que a Samsung abandone o adaptador na caixa de próximos lançamentos, como no aguardado Galaxy S9.
Procurada pelo TechTudo, a Samsung Brasil informou que “todos os smartphones com entrada USB-C lançados no mercado brasileiro contam com o adaptador USB-A na caixa”. No entanto, não há previsão da chegada ao país do Galaxy A8 2018, o primeiro sem o conector.
Funcionalidades do adaptador
Celulares como o Galaxy S8 – este sim à venda – vêm com cabo USB que conta uma ponta diferente, chamado USB-C. O novo padrão é conversível, ou seja, não tem uma direção específica de encaixe, mas não é compatível com a maioria dos cabos existentes. Isso faz com que usuários tenham que levar o carregador (ou ao menos o cabo) original consigo caso desejem ligá-lo na tomada ao longo dia. Por isso, o adaptador tende a ser uma alternativa: em emergências, o acessório per
Modelos como o Galaxy S8, S8 Plus e Note 8 são alguns que já vêm com entrada USB-C de fábrica. No entanto, não são os primeiros. A Samsung lançou o Galaxy Note 5 em 2015 já com o novo formato e, em 2017, fez o mesmo com a linha A 2017 (A5 2017 e A7 2017). Por outro lado, celulares mais baratos da linha J, como o Galaxy J5 Pro, ainda não trazem o USB mais moderno. A tendência é que a mudança em modelos mais básicos ocorra logo, possivelmente já em 2018. Uma novidade parecida vem acontecendo em aparelhos de outras fabricantes, como Motorola e LG .
Essa é a primeira grande alteração em conectores de celulares Android, mas o mesmo já foi visto algumas vezes no iPhone. No lançamento do iPhone 5, a Apple mudou a conexão de 30 pinos para o padrão Lightning, usado até hoje. Atualmente, a empresa abandonou a porta tradicional para fones de ouvido analógicos. Modelos como o iPhone 7, iPhone 8 e iPhone X só permitem encaixar fones comuns na entrada do celular por meio de adaptador – que ainda é oferecido na caixa.
Como descobrir o que o Google sabe sobre mim? Veja no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Emotes torna mais fácil copiar e colar emojis complexos na Internet
- CS:GO: veja como fica pontuação RMR após mudanças da Valve
- Borderlands será relançado para PS4 e Xbox One com direito a edição de luxo
- Resident Evil Revelations chega em 29 de agosto ao PS4 e Xbox One
- WhatsApp para iPhone amplia o limite para apagar mensagens
- Fa?a fotos incr?veis com sua GoPro com dicas simples e f?ceis
- Zoom Meetings: como fazer download e começar videoconferência gratuita
- Como ouvir música no Spotify com qualidade máxima
- Aplicativo traça perfil psicológico baseado em curtidas no Facebook
- Caixa de som Xiaomi Mi Pocket 2 vale a pena? Saiba tudo sobre o modelo
- Windows 10: veja dez motivos para não perder upgrade gratuito de 1 ano
- Google Maps: como colocar coordenadas para encontrar um lugar
- Aprenda a usar a função Cofre do PSafe Total e coloque senhas nos apps
- iPhone não liga? Conheça soluções recomendadas pela Apple
- Bugha, Faker e sinatraa são os favoritos ao The Game Awards 2019
- Snapchat permite guardar mensagens do chat por 24 horas; saiba ativar
- Destiny ganha versão 2D grátis criada por fã; saiba como baixá-la
- Planos Crunchyroll: veja preços e como funciona a assinatura no Brasil
- Hearthstone ganhará nova carta: Druida de Sabre
- Google Glass ganhará novo modelo com chip Intel em 2015, diz jornal