O WhatsApp libera nesta terça-feira (17) uma nova ferramenta que permite ao usuário compartilhar a sua localização exata no mapa. Para tanto, a tecnologia tira proveito do GPS presente na maioria dos celulares e smartphones. O recurso é compatível com Android e com iPhone (iOS).
Quando ativado, o recurso exibe em tempo real a localização do usuário. Conforme a pessoa se move, o indicador no mapa também se movimenta, para refletir o trajeto. Sabe aquele amigo que costuma mandar “Estou saindo de casa”, mas na realidade nem sequer entrou no banho? Com a nova tecnologia, a artimanha está com os dias contados.
O compartilhamento de localização ao vivo chega no formato de uma mensagem no próprio chat, com a posição do remetente no mapa. Ela funciona tanto em conversas individuais quanto em conversas em grupo. Para acioná-la é preciso tocar no ícone de clipe de escritório e depois selecionar o compartilhamento de local. Na sequência, entre as opções vai aparecer “Localização atual”.
A equipe de engenharia do WhatsApp ainda incluiu uma forma de visualização que mostra, num mesmo mapa, todos os usuários que decidiram compartilhar sua posição no globo.
O recurso fica ativo por até oito horas. De acordo com encarregado pela novidade, Zafir Khan, são três opções de duração da localização ao vivo:
- 15 minutos: indicado para aqueles mo
“Queremos que os usuários estejam no controle. Por isso adicionamos um botão de encerrar o compartilhamento a qualquer momento”, explica Khan. O botão é apresentado em vermelho, na janela de chat, logo abaixo da mensagem com a localização em tempo real.
Khan ressalta que as informações trafegam na rede do WhatsApp com a técnica de segurança de criptografia ponta a ponta. Na prática, isso quer dizer que nem mesmo os funcionários da plataforma conseguem acessar as informações de localização, como já acontece com mensagens em texto, fotos, vídeos, áudios e chamadas de voz ou vídeo.
O aplicativo mais popular do país oferecia uma ferramenta de localização geográfica que também usava o GPS do smartphone como parâmetro para enviar um ponto no mapa. No entanto, não era possível ajustar para que a localização se atualizasse constantemente.
O recurso de Localização Atual foi visto anteriormente em versões de testes do WhatsApp. Esta é a primeira vez que a companhia confirma sua existência e também a disponibilidade para toda a base de usuários – 1,3 bilhão de pessoas se conectam ao mensageiro a cada mês.
Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Descubra como resolver no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Facebook corrige bug que permitia apagar ?lbuns de fotos dos usu?rios
- Nubank: como transferir dinheiro pelo Pix
- Como apagar a lista de leitura do iPhone?
- AirPort: como descobrir a senha do Wi-Fi
- CES 2019: veja o que esperar dos lançamentos da LG, Samsung, Sony e mais
- Bateria do Galaxy Note 6 e S6 Edge Plus tem bom desempenho em teste
- Fortnite: veja cinco skins que geraram polêmica no jogo da Epic Games
- Como usar o BlueStacks para baixar apps Android no PC Windows e no Mac
- Huawei P30 Lite: veja ficha técnica do celular que chega em maio ao Brasil
- League of Legends: evento em Águas de Sentina lança novo Campeão Pyke
- iOS 12.1 vai melhorar selfie dos iPhones XS e XR ao resolver Beautygate
- F1 2015: game para PS4, Xbox One e PC revela novas imagens
- Como fazer backup do Android no Google Drive
- Motoristas de Uber, 99 e Cabify agora podem virar MEI; veja como funciona
- Twitter lança Fleets, função de posts momentâneos exclusiva para o Brasil
- Counter Strike: confira as armas mais caras do popular jogo de tiro
- Amazon lança nova Fire TV Cube na IFA 2019; conheça
- Tela do iPhone não apaga: conheça solução para o problema
- Instagram começa a liberar música nos Stories; conheça a novidade
- Sobe para 50 mil limite de upload de m?sicas no Google Play M?sica