O WhatsApp libera nesta terça-feira (17) uma nova ferramenta que permite ao usuário compartilhar a sua localização exata no mapa. Para tanto, a tecnologia tira proveito do GPS presente na maioria dos celulares e smartphones. O recurso é compatível com Android e com iPhone (iOS).
Quando ativado, o recurso exibe em tempo real a localização do usuário. Conforme a pessoa se move, o indicador no mapa também se movimenta, para refletir o trajeto. Sabe aquele amigo que costuma mandar “Estou saindo de casa”, mas na realidade nem sequer entrou no banho? Com a nova tecnologia, a artimanha está com os dias contados.
O compartilhamento de localização ao vivo chega no formato de uma mensagem no próprio chat, com a posição do remetente no mapa. Ela funciona tanto em conversas individuais quanto em conversas em grupo. Para acioná-la é preciso tocar no ícone de clipe de escritório e depois selecionar o compartilhamento de local. Na sequência, entre as opções vai aparecer “Localização atual”.
A equipe de engenharia do WhatsApp ainda incluiu uma forma de visualização que mostra, num mesmo mapa, todos os usuários que decidiram compartilhar sua posição no globo.
O recurso fica ativo por até oito horas. De acordo com encarregado pela novidade, Zafir Khan, são três opções de duração da localização ao vivo:
- 15 minutos: indicado para aqueles mo
“Queremos que os usuários estejam no controle. Por isso adicionamos um botão de encerrar o compartilhamento a qualquer momento”, explica Khan. O botão é apresentado em vermelho, na janela de chat, logo abaixo da mensagem com a localização em tempo real.
Khan ressalta que as informações trafegam na rede do WhatsApp com a técnica de segurança de criptografia ponta a ponta. Na prática, isso quer dizer que nem mesmo os funcionários da plataforma conseguem acessar as informações de localização, como já acontece com mensagens em texto, fotos, vídeos, áudios e chamadas de voz ou vídeo.
O aplicativo mais popular do país oferecia uma ferramenta de localização geográfica que também usava o GPS do smartphone como parâmetro para enviar um ponto no mapa. No entanto, não era possível ajustar para que a localização se atualizasse constantemente.
O recurso de Localização Atual foi visto anteriormente em versões de testes do WhatsApp. Esta é a primeira vez que a companhia confirma sua existência e também a disponibilidade para toda a base de usuários – 1,3 bilhão de pessoas se conectam ao mensageiro a cada mês.
Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Descubra como resolver no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Lista traz oito novos games viciantes para jogar em todo lugar
- Pokémon Go Plus: Apple Watch ganha versão exclusiva do jogo
- Como usar QR Code para encontrar Pokémon em Pokémon Sun e Moon
- Sony faz promoção dos 'melhores da E3' com descontos de até 75% no PS4
- The Last of Us 2 e Spider-man: o que esperar da Sony para a E3 2018
- Google Street View mostra efeitos da mudança climática na COP21
- Como usar o Facebook Empregos?
- Mortal Kombat X e Deus Ex s?o destaques nos trailers da semana
- Como resetar o Galaxy Win Duos e restaurar as configurações de fábrica
- Como cortar fotos online com o ImageResizer
- Como digitalizar documentos e anotações; dica vale para Android e iOS
- SNES Classic e Diablo 3 foram os destaques da semana em jogos
- Huawei cria forma de desfazer arranhões em celulares
- Super Smash Bros., Pokémon e mais: o que esperar da Nintendo na E3 2018
- Apple Music para Android entra em teste; usuários estranham novidade
- DJI Osmo Pocket, que traz câmera e estabilizador, ganha nova versão 4K
- FalleN é destaque no Twitter em 2018; veja players e eventos mais citados
- Como matar inimigos comuns de Resident Evil 0 HD Remaster
- CS:GO: veja como configurar resolução 4:3 na tela do seu PC
- Tekken 7: cinco curiosidades sobre o jogo de luta no cenário competitivo