A AMP é sigla para a expressão em inglês Accelerated Mobile Pages (Páginas Móveis Aceleradas), uma tecnologia do Google para carregar website rapidamente. Ela é fruto da AMP Project, iniciativa que reúne outras empresas do ramo da tecnologia como LinkedIn, Pinterest e Twitter. O objetivo é criar um padrão de páginas da web que podem ser abertas principalmente no smartphone de forma muito mais rápida que o comum, sem precisar de Internet mais veloz.
Ainda são poucos os sites compatíveis com a tecnologia. Entre os veículos de comunicação que apoiam o projeto estão o Washington Post, a Time, o New York Times e o Wall Street Journal. A sigla AMP que aparece nos resultados de busca do Google indicam quais páginas carregam rapidamente, incluindo alguns links de matérias do TechTudo.
Quatro dicas para melhorar a conexão 4G e 3G no Android
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
A ideia é simples: se houver a AMP abaixo do título, o carregamento será bem mais ágil. A estimativa é que páginas compatíveis com a tecnologia abram com até 80% de mais velocidade.
Como a internet fica mais rápida?
Um projeto de código aberto, o AMP é uma tecnologia que manipula códigos HTML de páginas da internet para montar uma visualização rápida e leve. Há um modelo padrão com título, resumo, autor, texto e imagens que ajuda a acelerar o processo de carregamento, deixando de lado elementos desnecessários do site original.
Um link em AMP obtém rapidamente as informações do servidor que hospeda o conteúdo e permite que o usuário comece a ler antes do carregamento terminar. Entre outros fatores, a página acelera porque a interface já vem pré-montada, evitando processamento extra para carregar elementos imprevisíveis que vêm do site.
Funciona no iPhone?
A AMP é uma tecnologia multiplataforma, e pode funcionar no iPhone por meio do Google Chrome, Firefox, Opera ou Safari. No Android, links com carregamento rápido funcionam tanto nos mesmos navegadores (com exceção do Safari) e no browser embutido no app de pesquisa do Google. Para abrir uma página via AMP, basta procurar pela sigla abaixo dos títulos nos resultados de uma busca.
Funciona no PC?
A tecnologia de carregamento rápido foi pensada inicialmente para dispositivos móveis, mas também funciona no PC. Oficialmente, a AMP oferece suporte para qualquer sistema em que funcionam os navegadores
Tem algo a ver com o Instant Articles do Facebook?
A AMP é diferente dos Instant Articles, mas tem semelhanças. Assim como a solução do Facebook, a iniciativa do Google permite carregar páginas rapidamente, com o mínimo de tempo de espera. No entanto, o carregamento acelerado do Google é de código aberto e visa atingir qualquer página da web, desde que seja rastreável pelo motor de busca e tenha, preferencialmente, versão móvel.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Bloqueados no Instagram: como ver a lista de perfis que você bloqueou
- Galaxy Note 9 vs Galaxy Note 10: saiba o que muda entre celulares
- Shin Megami Tensei Dx2
- Wolfenstein 2 e The Evil Within 2 são os destaques da Bethesda na E3 2017
- Nvidia lança superchip para celulares Tegra X1 e plataformas para carros
- Galaxy Note 4: nas especificações, uma tela de 5,7”
- Brasil é campeão mundial de Counter-Strike depois de 10 anos
- SSID, WPA, WAP2, MAC, IP? Conheça os principais elementos da rede Wi-Fi
- Windows 10 ganha nova versão Technical Preview semana que vem
- Facebook foca no modelo do YouTube para trabalhar vídeos em 2017
- iPhone SE 2 é revelado pela Apple; preço no Brasil começa em R$ 3.699
- Como inverter imagens no Mac e no Windows sem precisar baixar programas
- Windows apresentando configuração de IP inválida? Veja como resolver o erro
- Como apagar mensagem enviada no Facebook Messenger pelo celular
- CNB vence a Vivo Keyd e está na semifinal do CBLoL 2018
- WhatsApp Beta ganha atalho de conversas e favoritos no Android; saiba usar
- Emoji do TikTok: como usar as carinhas secretas do aplicativo
- Como criar GIFs pelo Gboard para iPhone
- Trailer exibe nova expansão de The Division focada em sobrevivência
- Free Fire: veja as melhores dicas para jogadores iniciantes no jogo