A AMP é sigla para a expressão em inglês Accelerated Mobile Pages (Páginas Móveis Aceleradas), uma tecnologia do Google para carregar website rapidamente. Ela é fruto da AMP Project, iniciativa que reúne outras empresas do ramo da tecnologia como LinkedIn, Pinterest e Twitter. O objetivo é criar um padrão de páginas da web que podem ser abertas principalmente no smartphone de forma muito mais rápida que o comum, sem precisar de Internet mais veloz.
Ainda são poucos os sites compatíveis com a tecnologia. Entre os veículos de comunicação que apoiam o projeto estão o Washington Post, a Time, o New York Times e o Wall Street Journal. A sigla AMP que aparece nos resultados de busca do Google indicam quais páginas carregam rapidamente, incluindo alguns links de matérias do TechTudo.
Quatro dicas para melhorar a conexão 4G e 3G no Android
Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular
A ideia é simples: se houver a AMP abaixo do título, o carregamento será bem mais ágil. A estimativa é que páginas compatíveis com a tecnologia abram com até 80% de mais velocidade.
Como a internet fica mais rápida?
Um projeto de código aberto, o AMP é uma tecnologia que manipula códigos HTML de páginas da internet para montar uma visualização rápida e leve. Há um modelo padrão com título, resumo, autor, texto e imagens que ajuda a acelerar o processo de carregamento, deixando de lado elementos desnecessários do site original.
Um link em AMP obtém rapidamente as informações do servidor que hospeda o conteúdo e permite que o usuário comece a ler antes do carregamento terminar. Entre outros fatores, a página acelera porque a interface já vem pré-montada, evitando processamento extra para carregar elementos imprevisíveis que vêm do site.
Funciona no iPhone?
A AMP é uma tecnologia multiplataforma, e pode funcionar no iPhone por meio do Google Chrome, Firefox, Opera ou Safari. No Android, links com carregamento rápido funcionam tanto nos mesmos navegadores (com exceção do Safari) e no browser embutido no app de pesquisa do Google. Para abrir uma página via AMP, basta procurar pela sigla abaixo dos títulos nos resultados de uma busca.
Funciona no PC?
A tecnologia de carregamento rápido foi pensada inicialmente para dispositivos móveis, mas também funciona no PC. Oficialmente, a AMP oferece suporte para qualquer sistema em que funcionam os navegadores
Tem algo a ver com o Instant Articles do Facebook?
A AMP é diferente dos Instant Articles, mas tem semelhanças. Assim como a solução do Facebook, a iniciativa do Google permite carregar páginas rapidamente, com o mínimo de tempo de espera. No entanto, o carregamento acelerado do Google é de código aberto e visa atingir qualquer página da web, desde que seja rastreável pelo motor de busca e tenha, preferencialmente, versão móvel.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Paredão BBB 19: como votar para eliminar Maycon, Rodrigo ou Tereza
- Bots do Skype ganham três recursos: uso em grupo, card e login em app
- Não é possível tocar a música atual no Spotify: usuários relatam problemas
- Twitter: como ver o feed em ordem cronológica no Android, iPhone e PC
- Black Friday do Xbox tem Watch Dogs Legion, FIFA 21 e mais jogos em oferta
- Vimeo libera upload de vídeos em 4K para usuários pro; veja o que muda
- Como testar as novidades do Outlook.com beta antes de todo mundo
- Novos Mac e iPad? Apple marca evento especial para 30 de outubro
- Game de The Walking Dead trará Clementine de volta em terceira temporada
- Brecha afeta celulares Samsung Galaxy desde 2014, revela Google
- Gmail: como desativar a cria??o autom?tica de contatos de e-mail
- Como abrir vídeos e fotos do HD externo na TV; veja as dicas
- Gears of War 2 e Styx: veja os jogos grátis para Xbox em fevereiro
- Instagram começa integração com Facebook e une conversas do Messenger
- Futuro sistema da Sony, baseado em Android, tem imagens reveladas; veja
- Como ativar a atualização automática de apps na smart TV Samsung
- Como desativar sons de notificação no Windows 10
- Modo escuro no WhatsApp Web e QR code: mensageiro anuncia novas funções
- WhatsApp Web começa a testar chamadas de vídeo e voz no PC
- Minitube: como ver vídeos do YouTube como um canal de TV