O South by Southwest, festival de economia criativa e tecnologia, começou nesta quinta-feira (9) e o Facebook já figura entre os termos mais comentados. Com representantes em diversas mesas, a empresa reforça discurso de que a mudança do algoritmo que prioriza posts dos amigos é em benefício do usuário e da comunidade.
Na mesa "Facebook and Publishers: The Evolution Of News" (Facebook com empresas de mídia: a evolução das notícias, em tradução livre), a Head of News Product do Facebook, Alex Hardiman, defendeu que a empresa está em busca de soluções que melhorem a experiência do usuário, sem menosprezar, porém, o relacionamento com as empresas de mídia.
No acalorado debate com Brian Selter, da CNN, e Sara Fischer, da Axios, a representante do Facebook explicou que as mudanças priorizam a qualidade do conteúdo e que tem conversado com grupos de mídia para "redefinir esta relação". Segundo a diretora, o desafio é chegar no algoritmo que melhor atenda à missão definida pela empresa - conectar usuários e melhorar a qualidade do tempo gasto na rede social.
Reforçando o discurso, na sexta-feira (10) foi a vez do também Diretor do Facebook Andrew Keller defender a missão de melhorar a conexão entre pessoas da comunidade. Keller começou a apresentação com um anúncio peculiar: tinha mudado o conteúdo e até mesmo o título da palestra. No lugar de contar como criar conteúdo, o diretor focou sua fala na importância de reforçar relaciona
Segundo Keller, os grupos do Facebook apresentam uma grande oportunidade de conexão para pessoas com interesses semelhantes. Revelando, ainda, que é um dos serviços em crescimento na empresa, em sintonia com os investimentos no algoritmo focado em relacionamento pessoal. O diretor chegou a ironizar a mudança do algoritmo, que traria mais fotos de cachorros para o feed em determinado trecho da palestra. Mas logo voltou ao que parece a programação do Facebook na SXSW: defender a nova bandeira da empresa. Keller, porém, encerrou a apresentação sem abrir espaço para perguntas - prática incomum no evento.
Durante a apresentação, o executivo do Facebook reforçou que as marcas precisam se envolver com a comunidade para obter melhores resultados na rede social. Em sua fala, Keller repetiu inúmeras vezes um slogan de empoderamento da conexão - "as ideias que nos unem, mudam o mundo".
Para Keller, cada ferramenta do Facebook nos mostra uma vontade específica do usuário. No Instagram Stories o usuário busca autenticidade e nos Grupos as pessoas esperam encontrar significado e os valores em que acreditam. Enquanto no Messenger a proposta é um relacionamento produtivo.
O diretor usou essas definições para explicar que os usuários querem aproximação, desejam formar comunidades, e que as marcas precisam acompanhar essa tendência. Em sua defesa, apontou que os três serviços, Instagram, Grupos e Messenger, são os que mais crescem.
Os Grupos, especialmente, foram uma constante no discurso de Keller. Indicando um investimento nesse serviço, o diretor reforça o papel assumido pelo Facebook de ajudar a comunidade a se conectar. Objetivo que tem causado alterações frequentes no feed, primeiro o anúncio do aumento de relevância nos posts dos amigos, seguido pelo aviso que notícias locais teriam maior destaque.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cinco curiosidades sobre Amaru e Goyo, novos operadores do Rainbow Six
- Nubank: como usar hashtags para organizar as compras
- Como remover a sua senha do Facebook se ficar salva no computador
- Dia do professor ganha homenagem do Google com quadro escolar colorido
- Como consultar dívida ativa por CPF
- iPhone 5C ou iPhone 5: qual celular antigo da Apple vale a pena comprar?
- Como colocar parágrafo no Word
- Como configurar a função access point em um roteador da D-Link
- Câmera de ação VIRB Ultra 30 da Garmin filma em ultra HD 4K
- iConvert muda tamanho de imagens para ícones em vários tamanhos
- Como colocar endereço no Instagram? Ajude o público a chegar na sua loja
- Lives de hoje: como descobrir transmissões ao vivo com app
- Como fazer print no Snapchat sem ser pego com o Google Assistente
- CS:GO: relembre jogadas com brasileiros decididas na faca
- Como criar atalhos na tela do Android para as notas do OneNote
- Lego Avengers: jogo perde oportunidade de ser divertido como os filmes
- BBB 19 ao vivo: como assistir à estreia do Big Brother Brasil online
- Como baixar o apk do WhatsDog
- EA Sports UFC: lutadores lendários já estão disponíveis no game
- Cinco aplicativos para ganhar dinheiro usando o smartphone