Um novo tipo de vírus descoberto pela BitDefender é capaz de infectar computadores da Apple, com Mac OS X, e dar acesso completo ao computador para criminosos, que poderiam usá-lo para vários tipos de atividades, como executar comandos, acessar a webcam, editar arquivos e, inclusive, bloquear o acesso ao sistema operacional. O worm, revelado na quarta-feira (6), recebeu o nome Backdoor.MAC.Elanor e se espalha através de aplicativos falsos que podem ser baixados em lojas não oficiais da Apple. Portanto, faça download apenas na Mac App Store.
O Elanor se esconde em um aplicativo chamado EasyDoc Converter, que promete ser um conversor de arquivos. Sua interface permite que o usuário arraste um arquivo para, em seguida, transformá-lo para outro formato. Entretanto, em vez de fazer isso, ele executa scripts de infecção localizados em sua pasta de instalação.
Estes scripts instalam sorrateiramente vários serviços, como um servidor TOR para permitir conexões anônimas, um servidor de web em PHP protegido com uma senha criptografada que esconde o painel de controle do malware e um agente que publica os dados de acesso criptografados em um arquivo no Pastebin.
Os responsáveis pelo Elanor acessam as contas no site para resgatar e decifrar os códigos, que podem ser usados para acessar o servidor PHP da máquina infectada através do TOR sem deixar rastros. Após garantir o acesso, eles podem controlar o computador a distância - ou seja, remotamente.
Este tipo de ataque não tem uma finalidade específica além de deixar o dispositivo disponível para que os criminosos o usem conforme desejarem.
O painel de controle do servidor permite gerenciem os arquivos do Mac, executem comandos e scripts, ganhem acesso de administrador, criem pacotes para encontrar vulnerabilidades na rede, manipulem bancos de dados e o gerenciador de tarefas, ativem a câmera do computador e mandem e-mails com arquivos anexados.
Q
A boa notícia é que o aplicativo transmissor não está assinado com uma identidade de desenvolvedor da Apple, o que significa que ele não pode ser instalado em Macs que estejam configurados para não aceitar programas que não sejam reconhecidos.
A recomendação para evitar problemas é não instalar softwares de fontes suspeitas e, caso um usuário suspeite que está infectado, atualize e aplique seu antivírus.
Via BitDefender e 9to5Mac
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Swift WiFi: roteador para celular permite compartilhar Internet 4G
- Mortal Kombat X: Reptile é confirmado na nova versão do game
- Red Canids no LoL: veja players que vestiram a camisa e fizeram história
- Como proteger uma planilha de Excel para compartilhar pelo celular
- Conheça o Apple Trade In, programa de troca que dá desconto no iPhone
- O que significa guilda? Entenda os clãs de Free Fire e jogos online
- Como atualizar o firmware do roteador da TP-Link
- Como configurar um DNS no Windows 10
- DotA 2: OG vence a equipe da PSG.LGD e é campeã do The International 2018
- Facebook Groups: compartilhe os grupos em seu perfil na rede social
- Golpe de phishing com lojas virtuais cresce quase 300% em 2018
- Facebook: como compartilhar perfil, página, post e eventos no Android
- Atualização 3.50 do PS4 permite rodar jogos no seu PC e Mac
- Twitter anuncia Periscope Producer para vídeos profissionais ao vivo
- The Legend of Zelda Wii U exibe grande mundo em primeiro gameplay
- Apple começa a deletar apps que compartilham GPS sem permissão
- Lista traz os melhores mods para Dragon’s Dogma: Dark Arisen
- Como recarregar o Bilhete Único via WhatsApp
- Windows 10 ganha tema nostálgico; saiba instalar
- Como testar as novidades do Outlook.com beta antes de todo mundo