O Moto G 4 chegou com bons atrativos para quem quer trocar de telefone, como a boa ficha técnica e o Android Marshmallow. O celular tem ainda uma versão turbinada, o Moto G 4 Plus, e uma mais simples, o Moto G 4 Play. No entanto, a compra de um novo smartphone levanta preocupações quanto à compatibilidade de acessórios antigos, como fone de ouvidos e carregador.
Ainda vale a pena comprar o Moto G 3 ou é melhor investir no Moto G 4?
Para ajudar você a economizar, o TechTudo mostra quais acessórios do seu celular atual podem ser aproveitados nos novos smartphones da linha Moto G. De fones de ouvido a cabos específicos, vários itens antigos podem ser usados nos celulares.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Fones de ouvido
Ao contrário do esperado para o iPhone 7, o Moto G 4 manteve a entrada para fone de ouvidos de 3,5 mm, também conhecida como P2. Isso significa que qualquer acessório nesse padrão será compatível com os novos modelos.
Os novos telefones da Lenovo (dona da Motorola) são compatíveis ainda com fones sem fio, sejam eles por Bluetooth ou Wi-Fi. No entanto, acessórios com pareamento por aproximação via NFC terão que ser conectados de maneira manual, já que nenhum dos Moto G 4 tem suporte à tecnologia.
Caixas de som e acessórios dock
A Motorola manteve a entrada de fone de ouvidos, assim como o Bluetooth, nos Moto G 4, G 4 Plus e G 4 Play. Com isso, qualquer caixa de som que utilize uma das duas conexões será compatível com os novos telefones. No entanto, se a conexão usada for por cabos de dados, é necessário que ele tenha o padrão microUSB, que já é amplamente utilizado pelas fabricantes de aparelhos Android e com Windows Phone.
A regra da conexão por cabos de dados vale ainda para os docks de carregamento de telefones. Caso você esteja migrando de um iPhone para um Moto G 4, por exemplo, é bastante provável que você tenha que comprar um adaptador de lightning ou dock para a entrada microUSB.
Cabos e carregadores
Se você estiver migrando de qualquer aparelho Android ou Windows Phone antigo ou intermediário, o novos Moto G 4 serão compatíveis com os carregadores e cabos de transferência que você tem atualmente. Afinal, apenas os iPhones e os novos top de linha com entrada USB-C usam conectores diferentes.
Os Moto G 4 e G 4 Plus, contudo, tendem a demorar mais para carregar quando conectados a acessórios antigos. Isso acontece porque os modelos chegam acompanhados de novos carregadores “Moto Turbo”, que entregam mais energia para o celular e diminuem o tempo de carregamento. Confira mais detalhes sobre a tecnologia Quick Charge.
Lentes de câmera
A princípio, não há nenhuma questão técnica que impeça lentes de câmeras de serem usadas nos novos telefones da Motorola. No entanto, as medidas dos telefones mudaram e é possível que alguns acessórios não sejam mais compatíveis.
Se a suas lentes são magnéticas, ou seja, com uma base colada ao redor da câmera, é bastante provável que elas sejam compatíveis com o novo Moto G 4. Já no caso de lentes estilo “clip”, que se prendem na extremidade do aparelho, há a possibilidade de haver incompatibilidade por conta da espessura e posicionamento do sensor na traseira do aparelho, embora este seja compatível com o do Moto G 3.
Películas não usadas
A utilização de uma película em um aparelho diferente daquele para qual ela foi feita não é recomendada, já que isso tende a prejudicar seu principal objetivo: a proteção. Sendo assim, dê preferência a comprar a película do Moto G 4, G 4 Play e G 4 Plus, já que essas terão marcações corretas para a posição dos sensores, alto-falantes frontais e do sensor de digitais do G 4 Plus.
Caso queira reutilizar mesmo assim, fique de olho no tamanho dos aparelhos. Moto G 4 e o G 4 Plus têm tela de 5,5 polegadas. Já o Moto G 4 Play tem 5" de display, ou seja, o mesmo tamanho das duas gerações anteriores da linha: Moto G 2 (2014), Moto G 3 (2015) e Moto G Turbo (2015).
Acessórios automotivos
Caso você utilize bastante o telefone no carro, é provável que o novo Moto G seja compatível com os acessórios atuais. No caso de carregadores e cabos de ligação com aparelhos de som, as regras são as mesmas a respeito do microUSB, o Bluetooth ou a entrada para fone de ouvidos de 3,5 mm.
Já no caso de suporte fixado em vidros ou no painel, é preciso observar o tamanho máximo do telefone suportado pelo acessório, caso este não seja retrátil. Afinal, as versões G4 e G4 Plus têm telas de 5,5 polegadas, que podem ser consideradas relativamente grandonas.
O que você achou do Moto G 4? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Problemas ao iniciar sess?o no app do YouTube? Saiba como resolver
- O Brasil no Rainbow Six: relembre as participações internacionais
- O que são redes neurais e como elas podem revolucionar a robótica
- Galaxy A9: celular Samsung com quatro câmeras tem data de lançamento no país
- Cinco sites para se conectar com a natureza
- Como pesquisar e encontrar um arquivo baixado no Chrome
- Spotify chega no IFTTT: conecte app com Drive, YouTube, Twitter e mais
- Microsoft lança Windows 10 IoT Core para a Internet das Coisas
- 'Aba pessoal' do Google mostra eventos, contas, encomendas, reservas, voos e fotos
- Google prova que Duplex, com ligações robóticas, funciona mesmo
- Como ativar o cadastro positivo do Nubank
- SulAmérica Saúde
- Como usar o Microsoft Edge no Windows 10; um guia de primeiros passos
- CES 2017: novo monitor da Samsung tem tela curva com pontos quânticos
- Lista traz os 10 melhores jogos de bicicleta de dois jogadores
- 5 tecnologias polêmicas de aplicativos que podem invadir sua privacidade
- Apps para iOS: Kiwi, ZombieChat, Knozen e outros destaques da semana
- Guru de segurança do Facebook dá 5 dicas para você seguir
- Microsoft usa ‘rede neural’ em seu tradutor; entenda o que isso significa
- Elementos em Ragnarok Mobile: como usar e ver atributos de monstros