Carpool é um termo do inglês que pode ser traduzido como “carona solidária”. Na prática, a expressão significa que há um motorista disponibilizando os assentos de seu carro para passageiros que estejam indo ao mesmo destino. Com isso, seria possível dividir as despesas do trajeto, de forma a proporcionar uma economia compartilhada.
Diversos aplicativos têm oferecido soluções para facilitar essa atividade. O mais recente app a incorporar a modalidade foi o Moovit, já muito usado pelos brasileiros para planejar percursos com transporte público. A modalidade de carpool chegou à cidade de São Paulo, e por enquanto os passageiros não pagam nada, num movimento promocional da empresa. Também existem opções com maior preocupação em relação à segurança, que exigem convites para fazer parte da rede de caronas.
As caronas solidárias têm dois principais objetivos: economia financeira, uma vez que os passageiros podem participar do rateio do combustível, e otimização do tempo, já que a prática de dar carona, em teoria, diminui o volume de carros nas ruas e, como consequência, os congestionamentos.
Por não se tratarem de empresas de transporte profissionais, esse tipo de corrida tende a ser mais barata do que as feitas em aplicativos como o Uber e o Cabify. Essa foi a promessa dos criadores do Moovit em entrevista ao TechTudo, por sinal. Além disso, o carpool também pode proporcionar bons momentos, tornando viagens longas e engar
O serviço do Moovit, por enquanto em versão beta, funciona somente na cidade de São Paulo. Além dele, outro famoso que também está se preparando para oferecer o serviço no Brasil ainda em 2017 é o Waze, usado por muitos motoristas para fugir dos congestionamentos nas cidades.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
No entanto, existem também outras plataformas desenvolvidas justamente para oferecer a função. O BlablaCar, por exemplo, faz sucesso pela Europa, mas já tem muitos adeptos no Brasil. BeepMe é mais um, só que com um grande diferencial relacionado a segurança: para se cadastrar no app você precisa da indicação de cinco amigos que já o usem. Além desses, existem outros aplicativos de carona que são menores, como o Carona Direta, Tipcar e Zaznu.
Quanto custa o carpool
Cada aplicativo oferece seu modo de cobrança. No serviço de caronas do Waze, que já funciona em Israel e nos Estados Unidos, assim como no Moovit, a cobrança do valor é estabelecida pelo aplicativo, com base no trajeto percorrido – o motorista pode não aceitar e, dentro de uma faixa estabelecida, reduzir ou aumentar o valor. Já no BlaBlaCar, quem define o valor é o próprio motorista.
Cabify vs Uber: qual é o melhor no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- 5 coisas que amigos sabem de você no Facebook — e como esconder seus dados
- Forza, iRacing, GT: conheça os simuladores no estilo de Project Cars
- Os 10 principais jogos mais vendidos do Atari 2600
- Emoji finalmente ganha suporte no Google Chrome do OS X
- Notebook da Dell: como configurar a BIOS para dar boot pelo USB
- Como aumentar e diminuir o nível de procurado em No Man's Sky
- Galaxy Win Duos ou Galaxy S3: veja qual se sai melhor no comparativo
- Galaxy Note 5 e S6 Edge Plus aparecem em detalhes; veja fotos vazadas
- Como gerenciar fases de Super Mario Maker pelo PC ou celular
- AVG Antivírus quebra segurança do Chrome com plugin TuneUp; entenda
- Mouse Zowie: conheça três séries à venda no Brasil
- GTA Online: expansão grátis Acima da Lei traz corridas no ar
- Oito apps pagos no Windows 10, que chegou 'quase de graça'
- Spotify HiFi: plano aguardado com áudio lossless é anunciado
- Como abrir dois Steam ao mesmo tempo e ganhar mais cartas
- Saiba como jogar o beta de Star Wars Battlefront no PC e consoles
- Cinco melhores celulares até R$ 5 mil para comprar no Brasil
- Aprenda a personalizar o tempo de adiamento de um e-mail no Inbox by Gmail
- Como conectar dispositivos Bluetooth no Windows 10
- Modo campanha de Halo 5 será o maior de toda a franquia