Carpool é um termo do inglês que pode ser traduzido como “carona solidária”. Na prática, a expressão significa que há um motorista disponibilizando os assentos de seu carro para passageiros que estejam indo ao mesmo destino. Com isso, seria possível dividir as despesas do trajeto, de forma a proporcionar uma economia compartilhada.
Diversos aplicativos têm oferecido soluções para facilitar essa atividade. O mais recente app a incorporar a modalidade foi o Moovit, já muito usado pelos brasileiros para planejar percursos com transporte público. A modalidade de carpool chegou à cidade de São Paulo, e por enquanto os passageiros não pagam nada, num movimento promocional da empresa. Também existem opções com maior preocupação em relação à segurança, que exigem convites para fazer parte da rede de caronas.
As caronas solidárias têm dois principais objetivos: economia financeira, uma vez que os passageiros podem participar do rateio do combustível, e otimização do tempo, já que a prática de dar carona, em teoria, diminui o volume de carros nas ruas e, como consequência, os congestionamentos.
Por não se tratarem de empresas de transporte profissionais, esse tipo de corrida tende a ser mais barata do que as feitas em aplicativos como o Uber e o Cabify. Essa foi a promessa dos criadores do Moovit em entrevista ao TechTudo, por sinal. Além disso, o carpool também pode proporcionar bons momentos, tornando viagens longas e engar
O serviço do Moovit, por enquanto em versão beta, funciona somente na cidade de São Paulo. Além dele, outro famoso que também está se preparando para oferecer o serviço no Brasil ainda em 2017 é o Waze, usado por muitos motoristas para fugir dos congestionamentos nas cidades.
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
No entanto, existem também outras plataformas desenvolvidas justamente para oferecer a função. O BlablaCar, por exemplo, faz sucesso pela Europa, mas já tem muitos adeptos no Brasil. BeepMe é mais um, só que com um grande diferencial relacionado a segurança: para se cadastrar no app você precisa da indicação de cinco amigos que já o usem. Além desses, existem outros aplicativos de carona que são menores, como o Carona Direta, Tipcar e Zaznu.
Quanto custa o carpool
Cada aplicativo oferece seu modo de cobrança. No serviço de caronas do Waze, que já funciona em Israel e nos Estados Unidos, assim como no Moovit, a cobrança do valor é estabelecida pelo aplicativo, com base no trajeto percorrido – o motorista pode não aceitar e, dentro de uma faixa estabelecida, reduzir ou aumentar o valor. Já no BlaBlaCar, quem define o valor é o próprio motorista.
Cabify vs Uber: qual é o melhor no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Spotify ou Tidal? Saiba qual é o melhor streaming de música
- Como compartilhar sites de jeito simples no Microsoft Edge
- Como jogar o Doom de 2016 no PS4, Xbox One e PC
- Zombi e I Am Alive serão alguns dos games gratuitos da PS Plus em abril
- Capcom anuncia coletânea com seis primeiros jogos da série Mega Man
- CS:GO: MIBR perde para Astralis no FACEIT Major London 2018
- Como encontrar hotéis baratos pelo site Hotel Urbano
- Borderlands 3 terá novo modo e mais desafios após o fim da Campanha
- Novo sistema de CAPTCHA do Google abandona texto e usa 'game de fotos'
- Microsoft aceita Bitcoin para compra de jogos do Xbox e apps do Windows
- Como criar uma NuConta no app Nubank
- Eleições 2020: como consultar os candidatos no site do TSE
- Nove recursos úteis do Waze que podem facilitar a sua vida
- Golpe no WhatsApp promete camisa da Seleção Brasileira; previna-se
- Como resetar a BIOS do notebook da Acer
- Chrome baixa arquivos sozinho com novo malware; saiba se proteger
- Vale do Silício vermelho: conheça a primeira desenvolvedora cubana de apps
- Conheça cinco funções ‘secretas’ da tela do seu celular
- Rainbow Six: Team Liquid vence G2 Esports e avança na DreamHack Montreal
- Sony anuncia Playstation Music, serviço de streaming junto com Spotify