O Microsoft Office é a grande referência em termos de aplicativos de produtividade, mas a suíte da Microsoft é paga e isso pode afastar alguns usuários, interessados em economizar. Atualmente, há diversas opções de pacotes de programas de escritório gratuitos, como o LibreOffice, Polaris Office e WPS Office. Para ajudar você a conhecer melhor essas alternativas, com mais informações sobre seus pontos fortes e fracos, o comparativo a seguir analisa LibreOffice contra WPS Office, com destaques de ambos para saber quem é o melhor software grátis.
LibreOffice ou OpenOffice? Veja quem pode substituir Word e Excel
Interface: WPS Office
Embora o critério possa ser subjetivo demais, o WPS Office acaba em vantagem porque conta com um visual mais moderna e funcional. O WPS tende a ser mais semelhante ao Office da Microsoft.
Graças à interface com faixas em lugar de barras de ferramentas comuns, o programa é mais amigável para usuários do Office.
O LibreOffice, por outro lado, tem uma abordagem mais tradicional. Ao contrário da interface com faixas, os aplicativos desse conjunto oferecem menus e botões dispostos em barras, como é comum encontrar em aplicativos mais antigos do Office da Microsoft. No fim das contas, a preferência por uma interface ou outra acaba sendo definida pelo perfil do usuário e sistema operacional compatível.
Aplicativos: LibreOffice
O LibreOffice é vencedor nesse quesito. O motivo é simples: enquanto o WPS Office tem versões diferentes, com menos ou mais apps, o LibreOffice é distribuído em pacote único, com todas as ferramentas incluídas: Writer, para textos, Planilhas; Apresentação, para edição de slideshows; Draw, para desenhos; Fórmula, para gerar fórmulas matemáticas; e o Base, equivalente ao Access.
O WPS Office, em sua versão gratuita, conta apenas com editor de textos, de planilhas e de slideshows. Para pacotes com mais apps, o usuário do WPS precisa pagar licenças, algo que não ocorre com o LibreOffice, que é completamente gratuito.
Sistemas compatíveis: LibreOffice
O LibreOffice tem uma vantagem nesse aspecto porque oferece versão para Mac OS, o que não ocorre com o WPS. Além do sistema operacional da
Em relação a dispositivos móveis, o LibreOffice fica um pouco atrás, já que os apps oferecidos não são editores completos. O WPS, por outro lado, tem edições para iOS e Android.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Compatibilidade com o Office: Empate
Tanto WPS Office como LibreOffice oferecem bom nível de compatibilidade com os formatos de arquivos gerados no Office da Microsoft. Com as duas suítes é possível abrir esses arquivos, realizar edições e salvá-los normalmente.
Se a preocupação é encontrar uma boa alternativa ao Office que se entenda bem com os arquivos gerados pela suíte da Microsoft, qualquer uma das opções é uma boa escolha.
Integração com a nuvem: WPS Office
Aqui a vantagem é clara para o WPS Office por oferecer possibilidade de edição de arquivos na nuvem, armazenamento e compartilhamento de conteúdo para edição colaborativa – série de recursos que acabam tornando a suíte muito equiparável ao Office da Microsoft.
Do outro lado, o LibreOffice ainda engatinha em termos de computação na nuvem. Há promessas de que versões web de seus aplicativos sejam desenvolvidas para atender esse tipo de necessidade no futuro.
Conclusão
O placar final do comparativo é de 2 a 2, com um quinto critério terminando em empate. Isso significa que ambos os pacotes são muito parecidos e que, no geral, atendem bem a quem precisa de aplicativos de produtividade.
Entretanto, antes de decidir qual é melhor, vale a pena ressaltar que, eventualmente, uma suíte pode ser bem superior à outra, dependendo da necessidade. Se, por exemplo, o usuário precisa de um pacote que conte com um aplicativo de banco de dados e edição de imagens, o LibreOffice acaba vencedor.
Por outro lado, uso da nuvem acaba sendo uma exclusividade do WPS Office, assim como a interface com visual de Office da Microsoft.
Como resolver problema de lentidão no LibreOffice? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Evernote: como restaurar notas apagadas pelo celular
- Figurinhas de amor para WhatsApp: saiba como usar o pacote no app
- Como usar o Serasa Limpa Nome
- Conheça o Spectra X, skate 'do futuro' que é controlado pelo celular
- Microsoft revela mais de 100 jogos que terão melhorias no Xbox One X
- Twitter lança Moments Analytics; saiba como funciona sua audiência
- Uber usará dados da Serasa Experian para verificar cadastro de usuários
- Como agendar posts no Instagram com o Buffer
- Nubank, Banco Inter e mais: sete cartões de crédito sem anuidade
- Como remover ruídos de fotos granuladas usando o Photoshop
- Galaxy A71 recebe atualização com Android 11 e One UI 3.1
- Microsoft lan?a teclado para tablets Android para aprimorar uso do Excel
- HP anuncia novos 2 em 1 Spectre e EliteBook x360; veja detalhes e preços
- Como baixar e usar o app Globosat Play na Apple TV
- Quem é o Embaixador do Free Fire? Como participar da Operação Chrono
- Ainda vale a pena comprar um GPS ou ? melhor migrar para apps? Veja
- Climão, lacrou, top ... Instagram lança stickers com gírias do Brasil
- Cinco sites para ouvir podcast brasileiro no PC, Android ou iPhone
- Como usar a Timeline do Windows 10 com o Chrome e Firefox
- PlayStation 5 (PS5): veja os jogos que chegam no lançamento do console