O Microsoft Office é a grande referência em termos de aplicativos de produtividade, mas a suíte da Microsoft é paga e isso pode afastar alguns usuários, interessados em economizar. Atualmente, há diversas opções de pacotes de programas de escritório gratuitos, como o LibreOffice, Polaris Office e WPS Office. Para ajudar você a conhecer melhor essas alternativas, com mais informações sobre seus pontos fortes e fracos, o comparativo a seguir analisa LibreOffice contra WPS Office, com destaques de ambos para saber quem é o melhor software grátis.
LibreOffice ou OpenOffice? Veja quem pode substituir Word e Excel
Interface: WPS Office
Embora o critério possa ser subjetivo demais, o WPS Office acaba em vantagem porque conta com um visual mais moderna e funcional. O WPS tende a ser mais semelhante ao Office da Microsoft.
Graças à interface com faixas em lugar de barras de ferramentas comuns, o programa é mais amigável para usuários do Office.
O LibreOffice, por outro lado, tem uma abordagem mais tradicional. Ao contrário da interface com faixas, os aplicativos desse conjunto oferecem menus e botões dispostos em barras, como é comum encontrar em aplicativos mais antigos do Office da Microsoft. No fim das contas, a preferência por uma interface ou outra acaba sendo definida pelo perfil do usuário e sistema operacional compatível.
Aplicativos: LibreOffice
O LibreOffice é vencedor nesse quesito. O motivo é simples: enquanto o WPS Office tem versões diferentes, com menos ou mais apps, o LibreOffice é distribuído em pacote único, com todas as ferramentas incluídas: Writer, para textos, Planilhas; Apresentação, para edição de slideshows; Draw, para desenhos; Fórmula, para gerar fórmulas matemáticas; e o Base, equivalente ao Access.
O WPS Office, em sua versão gratuita, conta apenas com editor de textos, de planilhas e de slideshows. Para pacotes com mais apps, o usuário do WPS precisa pagar licenças, algo que não ocorre com o LibreOffice, que é completamente gratuito.
Sistemas compatíveis: LibreOffice
O LibreOffice tem uma vantagem nesse aspecto porque oferece versão para Mac OS, o que não ocorre com o WPS. Além do sistema operacional da
Em relação a dispositivos móveis, o LibreOffice fica um pouco atrás, já que os apps oferecidos não são editores completos. O WPS, por outro lado, tem edições para iOS e Android.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Compatibilidade com o Office: Empate
Tanto WPS Office como LibreOffice oferecem bom nível de compatibilidade com os formatos de arquivos gerados no Office da Microsoft. Com as duas suítes é possível abrir esses arquivos, realizar edições e salvá-los normalmente.
Se a preocupação é encontrar uma boa alternativa ao Office que se entenda bem com os arquivos gerados pela suíte da Microsoft, qualquer uma das opções é uma boa escolha.
Integração com a nuvem: WPS Office
Aqui a vantagem é clara para o WPS Office por oferecer possibilidade de edição de arquivos na nuvem, armazenamento e compartilhamento de conteúdo para edição colaborativa – série de recursos que acabam tornando a suíte muito equiparável ao Office da Microsoft.
Do outro lado, o LibreOffice ainda engatinha em termos de computação na nuvem. Há promessas de que versões web de seus aplicativos sejam desenvolvidas para atender esse tipo de necessidade no futuro.
Conclusão
O placar final do comparativo é de 2 a 2, com um quinto critério terminando em empate. Isso significa que ambos os pacotes são muito parecidos e que, no geral, atendem bem a quem precisa de aplicativos de produtividade.
Entretanto, antes de decidir qual é melhor, vale a pena ressaltar que, eventualmente, uma suíte pode ser bem superior à outra, dependendo da necessidade. Se, por exemplo, o usuário precisa de um pacote que conte com um aplicativo de banco de dados e edição de imagens, o LibreOffice acaba vencedor.
Por outro lado, uso da nuvem acaba sendo uma exclusividade do WPS Office, assim como a interface com visual de Office da Microsoft.
Como resolver problema de lentidão no LibreOffice? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apps para Android: AudioPocket, FileChat e outros destaques da semana
- Skype e Slack ganham integração; saiba como fazer chamadas de vídeo
- Notebook para edição de vídeo: veja seis opções da Avell à venda em 2020
- Samsung anuncia Exynos 9610, processador para celulares avançados
- Kiddle, o 'Google das crianças', bloqueia drogas, nudez e violência
- GeForce GTX 760 vs Radeon R9 270X: compare as placas da Nvidia e AMD
- iPhone 12 e iPhone 12 Pro: veja preços vazados e tudo sobre o lançamento
- Evento de stream de jogos recebe US$ 1,5 milhão em doações em três dias
- Como manter o Windows Update ativado no automático no seu PC
- Vírus que circula no Facebook Messenger já afeta brasileiros
- Nera é a primeira moto elétrica feita em impressora 3D
- ISO, abertura, megapixels? O que é mais importante na câmera do celular?
- Como apagar publicações do Facebook? Saiba usar a nova função do app
- Como formatar um pen drive em RAW?
- Black Friday 2015 antecipada; lojas online começam maratona de 4 dias
- MIUI 7, nova interface da Xiaomi, promete 10% a mais de bateria
- Como ocultar o feed do que seus amigos estão ouvindo no Spotify
- Philips anuncia lâmpada Li-Fi que transmite Internet por meio da luz
- iPhone e Xiaomi são os celulares mais vendidos do trimestre no mundo
- Skype para Android atualiza e fica mais fácil fazer login e abrir links