A maior preocupação ao navegar na Internet é com a segurança de nossos arquivos e dados e, principalmente, com a privacidade neste fluxo. Felizmente, existem uma série de browsers que são preparados para proteger o usuário de receber um spyware, ter seus arquivos ou senhas de bancos roubados, ou até mesmo situações banais como hábitos de navegação.
Os navegadores de Internet mais usados no Brasil e no mundo
Vale ressaltar que, todo navegador pode ser seguro, mesmo os mais famosos e populares. Todos eles estão recheados de opções de plugins para o usuário instalar, configurar e navegar bem protegido. Porém, nem sempre possuímos o tempo e o conhecimento necessário para fazer isso.
A principal vantagem do Avira Scout é que ele tem o Chromium como base, a mesma plataforma usada para construir o Chrome. Assim, a adaptação de quem já está acostumado com o navegador do Google será imediata. Se for para resumir essa explicação, ele é um Chrome com as extensões necessárias para a proteção já instaladas.
Porém, na verdade, ele é mais que isso. O navegador já está todo configurado para proteger o usuário sem que ele precise pensar nisso. Ao entrar em um site, ele avisa em tempo real se é seguro ou não continuar e quais cookies estão ativos. Assim, o usuário sabe exatamente o que está copiando suas informações de navegação, podendo desligar cada um deles, ou todos ao mesmo tempo, e seguir com total privacidade.
Avast SafeZone (Avast Internet Security)
O Avast SafeZone só está disponível dentro do Avast Internet Security, e isso é uma clara desvantagem frente aos seus concorrentes. Porém, se você já possui o pacote de segurança instalado em seu computador, este browser pode ser uma interessante alternativa.
Entre todos os apps testados, ele é o que tem o bloqueador de anúncios mais eficiente, capaz de retirar todas as propagandas visíveis, deixar a navegação mais ágil, sem o usuário perceber. Porém, ele possui outras ferramentas úteis e muito fáceis de usar.
É o caso do “Modo de pagamento”, um botão que o usuário deve clicar quando for fazer qualquer transação bancária. Assim, ele promete evitar que seus dados sejam copiados por programas maliciosos. Para completar, o Avast Senhas é um recurso similar ao 1Password, um cofre de senhas, que funciona dentro do navegador, de forma prática e intuitiva.
Diferente das duas indicações anteriores, o Comodo IceDragon utiliza o Mozilla Firefox, um navegador que naturalmente já é apontado por muitos usuários como o mais confiável, entre aqueles mais populares. De acordo com os desenvolvedores, ele escaneia a web ativamente em busca de vírus enquanto os usuário está navegando.
Por outro lado, um dos grandes atrativos deste browser é sua discrição, pois para o usuários, nada muda. O browser pode continuar navegando sem preocupação. Quem quiser privacidade e segurança extra na hora de entrar em sites que não parecem seguros, o app possui também a sua própria ferramenta de VPN chamada de Comodo SecureDNS.
PSafe Internet
O PSafe Internet é mais um produto de uma empresa do ramo de segurança digital que resolveu lançar seu próprio navegador para dar maior proteção aos seus clientes. Ele monitora em tempo real os sites exibidos nos motores de busca e, com uma legenda muito fácil de visualizar, informa para o usuário quando é seguro acessar, ou não, cada link.
Entretanto, o maior destaque do navegador é seu recurso que simula o Internet Explorer, para acessar sites e webapps mais antigos que só funcionam direito no descontinuado browser da Microsoft.
Este aplicativo é o único browser nacional da lista e também possui outras ferramentas necessárias como bloqueador de anúncios e antiphishing, que promete evitar que os dados do usuário sejam copiados. Além disso, o PSafe Internet consegue deixar a navegação mais rápida e é compatível com todos os plugins do Chrome Web Store.
O foco do Epic Privacy Browser está totalmente na proteção à privacidade do usuário, e seus desenvolvedores prometem que você não será rastreado de nenhuma maneira conhecida Ele também é baseado em Chromium, possui uma interface amigável e ferramentas discretas.
Sem perturbar o usuário com muitas informações, ele bloqueia propagandas, possíveis rastreadores e mantém um relatório com tudo que não passou pelo seu filtro, caso a gente precise consultar depois. Para o usuário comum, nada muda em seu acesso a web, para os mais experientes, é mais uma fonte de consulta e aprendizado.
O grande trunfo que faz o Epic Privacy Browser se destacar é sua ferramenta que mostra quais trackers estão ativos nos outros navegadores instalados no seu PC. Experimente e você tomará um susto com o número de scripts que estão monitorando seus hábitos no Chrome, Firefox ou Microsoft Edge.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Conheça três ar-condicionados portáteis para levar a qualquer lugar
- Pokémon Go: próximo evento terá dragão raro com habilidades especiais
- Como transmitir o Globosat Play na TV com Chromecast
- Biker Mice from Mars: relembre jogo do Esquadrão Marte que faz 25 anos
- Forge of Empires: como vender e mover edif?cios em sua cidade
- Barbeador ‘smart’ a laser não é descartável faz sucesso na Internet
- Google Rewards: como ganhar mais perguntas
- Como apagar chamadas no histórico do Facebook Messenger
- PS4: veja como usar o programa Media Player no console da Sony
- Como desativar notificações de posts de amigos em grupos do Facebook
- Como baixar a versão demo de Forza Horizon 3 para Windows 10
- Capinha para iPhone 7: conheça dez opções para comprar no Brasil
- Facebook Stories: como publicar fotos e vídeos que somem em 24 horas
- Notebook com SSD: veja modelos para comprar com melhor custo-benefício
- Lista reúne os dez melhores jogos de RPG para PlayStation 3
- Resumo da semana: Call of Duty e Tomb Raider foram destaques
- Apple vai consertar teclados de MacBook com defeito; veja como verificar
- GTX 1080: descubra se vale a pena comprar a GPU da Nvidia
- Monster Hunter World: como eliminar Lunastra, o monstro lendário
- Lightroom: conheça 10 dicas para deixar o programa rápido