Google Drive é um serviço de armazenamento na nuvem repleto de funcionalidades para quem precisa guardar arquivos, fotos, vídeos ou criar documentos online. O aplicativo traz 15GB de espaço gratuito para usar, além de planos pagos com mais benefícios pelo Google One. Por causa da variedade de recursos disponíveis, mitos criados sobre o Drive podem confundir usuários no momento de fazerem um backup, compartilhar arquivos ou até mesmo realizar um upgrade da conta. Veja na lista a seguir, preparada pelo TechTudo, sete mitos e verdades do Google Drive e solucione as dúvidas sobre o aplicativo.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Google Fotos usa espaço do Google Drive?
Parcialmente verdade. O Google Fotos oferece aos usuários dois formatos de backup: alta qualidade e qualidade original. Os vídeos e fotos armazenados na conta do Google Drive só vão ocupar espaço se o upload for feito diretamente na qualidade original.
Para economizar espaço e ativar o armazenamento ilimitado, basta alterar o backup para o upload de alta qualidade. Desta maneira, o usuário pode ficar despreocupado em usar o espaço gratuito oferecido pelo Google Drive, desde que não se importe em perder um pouco de qualidade nas imagens e gravações. Os arquivos guardados na nuvem são limitados ao tamanho de 16 megapixels em fotos e 1080p em vídeos.
2. Backup do WhatsApp no Google Drive é ilimitado?
Verdade. Nos celulares Android, o arquivo de dados do Whatsapp não ocupará mais espaço no armazenamento do Google Drive a partir de 12 de novembro. Um acordo entre o app de mensagens e o Google vai oferecer espaço ilimitado de backup para todos os usuários. A novidade não inclui quem usa iPhone (iOS), já que o backup é feito pelo iCloud.
No entanto, apenas os backups realizados há menos de um ano estão inclusos no armazenamento ilimitado. Ou seja, qualquer arquivo com data posterior será removido do Google Drive, sem a possibilidade de recuperação. A migração do serviço é automática, mas o usuário tem como verificar a data do último backup do Whatsapp no Android.
3. Ao compartilhar um arquivo com alguém, remetente e destinatário "dividem" o espaço dele entre si?
Mito. Os arquivos compartilhados com outras pessoas ocupam apenas a sua conta do Google Drive — pois, obviamente, são seus. Mas as pastas, links e arquivos enviados para você, por outros usuários, não vão fazer parte do seu armazenamento. Portanto, os usuários não "dividem" o tamanho dos arquivos entre as suas contas. A organização se mantém separada.
4. Arquivos do Google Docs e do Pacote Office não fazem diferença quando no Drive?
Mito. Os documentos feitos no Google Docs não tomam espaço no armazenamento do Google Drive, enquanto os arquivos do Pacote Office ocupam. Para economizar espaço, o usuário tem a opção de converter os documentos do Office para Docs. Vale ressaltar que a conversão pode ocasionar problemas na formatação dos arquivos.
5. Google oferece mais espaço de graça?
Depende. O Google Drive não oferece espaço mais gratuito há tempos, porém já chegou a disponibilizar uma maneira de adquirir. Em 2015, em uma promoção temporária, o Google ofereceu 1 TB de espaço grátis para usuários que avaliassem locais no aplicativo do Maps.
Ao longo dos anos, o serviço aumentou de 1GB em 2004 para 15GB em 2013. Deste então permanece com o mesmo tamanho grátis para todos. Para aumentar o armazenamento é necessário assinar um plano.
6. É possível compartilhar o Google Drive?
Verdade. O Google One, o serviço pago de nuvem do Google Drive, permite compartilhar planos de ar
7. É possível acessar arquivos do Google Drive Offline?
Verdade. Apesar de ser um serviço com armazenamento de arquivos na nuvem, o Google Drive tem uma funcionalidade que permite acessá-los sem uma conexão com a Internet. O usuário pode ver, criar e editar documentos, planilhas e apresentações em modo offline. Dessa forma, ele consegue ter maior comodidade em economizar seu pacote de dados e poder alterar os documentos quando quiser.
O Google Drive é seguro? Vale a pena pagar? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- AMD divulga mais detalhes da CPU Zen que promete competir com Intel
- Cinco coisas que você pode fazer com um tablet velho
- Novo HD da Toshiba de 14 TB bate recorde de capacidade de armazenamento
- CD e DVD não reproduzem automaticamente no computador? Saiba ativar
- Google Fotos permite arquivar fotos da galeria; saiba como fazer
- Modalidades de esports estarão nos Jogos Asiáticos de 2018
- Microsoft lança smartphone barato e com bateria que dura 35 dias
- Como usar o Android Device Manager para encontrar aparelhos perdidos
- Overwatch: veja as cinco skins mais raras do FPS da Blizzard
- Conheça 5 ferramentas administrativas do Windows para gerenciar o seu PC
- Pokémon GO ganha bônus de captura e nova forma de batalhar em atualização
- Final Fantasy 15, FIFA 18 e GTA San Andreas estão nas ofertas da semana
- Como ativar aceleração de hardware no VLC para gastar menos bateria
- Snapchat Lenses: filtro do arco-íris desaparece do app; entenda
- MagSafe do iPhone 12 Mini é mais lento que demais celulares da linha
- Como mudar cor, tamanho e outros parâmetros de legendas no YouTube
- Como inserir um PDF em um arquivo do Word
- Como rastrear encomendas com o site Rastreador de Pacotes
- Ryzen para notebooks conta com GPUs Vega e chega no fim do ano
- Patch notes 10.13 no LoL e TFT: veja destaques da atualização