Resident Evil e Silent Hill são duas séries de terror que foram lançadas nos anos 90. As franquias surpreendem pela forma que evoluíram em rumos tão diferentes. Apesar de possuírem capítulos pouco populares entre elas, Resident Evil e Silent Hill ainda são referências em seu gênero. Confira qual das séries é a melhor.
Resident Evil Zero HD Remaster traz mais realismo ao clássico do terror
Os primeiros jogos
O Resident Evil original foi lançado em 1996, enquanto Silent Hill só teve seu primeiro game em 1999. Ambos foram grandes sucessos no PlayStation One e, aos olhos de muitos fãs, se tonaram rivais por terem surgido na mesma geração.
A estrutura dos jogos era um pouco diferente, Resident Evil utilizou cenários pré-renderizados e ângulos de câmera fixos em seus três primeiros games, o que sempre permitiu cenas controladas. Já Silent Hill trazia movimento totalmente 3D, permitindo que a atmosfera deixasse o jogador tenso e com sustos acontecendo mais naturalmente.
A história de Resident Evil sempre envolveu a maléfica corporação Umbrella. Apesar de muitas coisas acontecerem, o foco do jogo sempre esteve no combate à empresa. Silent Hill, por outro lado, começou a explorar vertentes estranhas e a cada jogo criava histórias mais bizarras.
Cidades de monstros
No primeiro Resident Evil os jogadores estavam presos em uma mansão onde mortos-vivos começavam a surgir. Esse conceito foi adiante em Resident Evil 2 e 3, mas o cenário é toda a cidade de Racoon City, completamente infestada por zumbis. A série é muito influenciada pelo trabalho do diretor George Romero, conhecido por “A Noite dos Mortos-Vivos”.
Já Silent Hill sempre se passa na mesma cidade desde o primeiro game, um local estranho com um passado macabro e dimensões paralelas que se fundem com a realidade. Há algumas influências de Stephen King e H.P. Lovecraft, mas conforme o jogo evolui nota-se muitos elementos do tradicional terror japonês.
Ocidente vs. Oriente
Apesar de ambos os games serem produzidos por equipes japonesas, Resident Evil focou em um estilo de terror ocidental: mais visual, cheio de combate e com mais sustos. Silent Hill, até por limites de orçamento, optou pelo estilo de terror japonês mais sutil e que prefere uma atmosfera tensa e perturbadora do que sustos específicos.
Os “jump scares”, sustos que surgem de repente e fazem o jogador pular, eram muito comuns no primeiro Resident Evil, como a clássica cena em que uma janela se quebra e alguma criatura salta para assustar o usuário. O game confia nesses momentos para manter o medo.
Grotesco vs. Incompreensível
Tão importantes quanto todos os pontos são os monstros que habitam esses mundos de terror e como eles refletem as diferenças das séries. Em Resident Evil seus principais inimigos são zumbis, cadáveres que andam lentamente sedentos por carne humana. No entanto, os mortos-vivos eram apenas o estágio inicial dos planos da Umbrella.
A intenção da empresa era criar monstros com capacidade sobre-humana que pudessem funcionar como uma evolução da raça humana ou como soldados sem capacidade de discernimento. Ainda “zumbis” porém em outro sentido. Quanto mais a série Resident Evil evoluía, mais grotescos e “trash” ficavam seus monstros, com tentáculos e olhos em toda parte.
Já Silent Hill demonstra em seus monstros a incrível influência de H.P. Lovecraft, mais conhecido pelo icônico monstro Cthulhu. São criaturas que desafiam a compreensão humana e poderiam causar insanidade apenas por serem observadas, causando desconforto extremo, como é o caso do monstro Pyramid Head.
Porém, também vemos em Silent Hill outro exemplo clássico de terror com a “subversão” de valores. Qualquer coisa que é inofensiva, pura, alegre e positiva pode se tornar algo ainda mais assustador quando invertida. Cães sanguinários, espíritos de crianças, bebês monstruosos e, obviamente, enfermeiras assassinas.
O futuro das séries
A partir de Resident Evil 4, a franquia se tornou totalmente voltada para a ação, com menos momentos de terror. Resident Evil 5 e 6 seguiram essa fórmula e muitos jogadores já sentem que eles não fazem jus à clássica série, além de serem jogos medianos em seus próprios méritos.
No entanto, games como Resident Evil Revelations 1 e 2 mostram uma alternativa viável ao trazer algo mais próximo dos jogos originais, sem abandonar a parte de ação. É possível que o novo Resident Evil 7 seja um modelo simples, mais próximo do terror do que da ação.
Por outro lado, no caso de Silent Hill, temos uma franquia que está agora no limbo. Após o cancelamento do mais recente game, “Silent Hills”, que gerou o eletrizante demo P.T. para PS4, não se sabe o que acontecerá com a série. A produtora Konami confirmou que pretende continuá-la, mas não há qualquer indício sobre isso.
Não existe nenhum conceito de como seria um futuro Silent Hill, se manteria o estilo em primeira pessoa de P.T. ou se acabaria sendo um game de qualidade questionável como os anteriores: Silent Hill: Downpour e Homecoming. Nesse caso, é mais provável ver um bom Resident Evil 7 do que um novo Silent Hill digno da franquia.
Conclusão
Resident Evil tem um nível de produção mais alto do que a série Silent Hill e isso custou ao jogo o fator “medo”, levando a franquia a apelar para o público dos games de ação. Resident Evil pode ter alguns sustos, mas o desconforto de Silent Hill faz o jogador ter medo após o videogame ser desligado. Mesmo com alguns capítulos de menor qualidade, Silent Hill ainda pode ser considerada a melhor série de terror.
Qual o melhor jogo de terror? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Álcool ou gasolina: calculadora diz qual combustível vale mais a pena
- Como realizar um backup de drivers com o Driver Easy
- App Store não abre? Veja possíveis causas e soluções quando não conecta
- Como excluir a conta do Spotify pelo celular?
- Testamos o HTC M9: design ainda impressiona, mas c?mera ? decep?
- Minecraft Story Mode: jogo baseado no game que é 'mania' recebe trailer
- Brazil Game Awards 2018: premiação brasileira divulga seus vencedores
- DirectX 12 vai evitar a troca de placa de v?deo; entenda
- Google Drive vai apagar arquivos da lixeira automaticamente após 30 dias
- Lives com pessoas dormindo têm dois milhões de horas assistidas em março
- Do PlayStation One ao PS4: compare os gráficos dos consoles da Sony
- Succubus, jogo de terror adulto dos criadores de Agony ganha imagens
- My Top Lockdown Songs: como ver músicas favoritas do Spotify na quarentena
- Como criar Live Photos do iPhone também no Android
- Briq Mini é alternativa ao Mac com Linux e suporte a Windows 10
- GTA 5 e Call of Duty estão entre melhores jogos de tiro para PS4
- Tudo sobre o Corsair HS50: veja preço e ficha técnica do headset gamer
- Google Play Música: como assinar o Plano Família no Android
- Dia do Professor: 15 de outubro ganha celebração em forma de Doodle
- Como ativar o tema escuro na Apple TV