O GranitePhone, criado pela empresa brasileira de segurança Sikur, tem chamado atenção no mundo: o smartphone roda uma versão do Android batizada de GraniteOS, com poucos aplicativos nativos, sem acesso a nenhuma loja virtual de apps e com recursos de segurança bastante avançados. Eles são o segredo do sucesso do produto.
BlackBerry Priv: conheça o Android 'super seguro' que pode derrubar rivais
Segundo Fred D’Avila, CEO da Sikur, o celular não foi desenvolvido para o usuário comum, mas para governos, grandes empresas e executivos. O curioso, segundo D’Avila, é que do volume total de vendas, 15% são de responsabilidade de pessoas comuns, que acabam atraídas pela proposta de alta segurança e privacidade oferecidas pelo GranitePhone. As afirmações foram feitas ao site Engadget.
Como remover vírus do Android? Descubra no Fórum do TechTudo
Desenvolvido numa parceria entre a brasileira Sikur e a fabricante de eletrônicos francesa Archos, o telefone se destaca pela simplicidade em termos de recursos, reflexo da busca para eliminar potenciais focos de invasão e falhas de segurança.
O sistema GraniteOS permite que o usuário realize chamadas e troque mensagens totalmente criptografadas apenas através do aplicativo da Sikur, disponível também em outros sistemas operacionais e até na Google Play Store. Além disso, o celular tira fotos e permite que contas de e-mail sejam sincronizadas em um aplicativo destinado a esse serviço. As funções terminam por aí.
Além da simplicidade do sistema operacional, o telefone conta com serviços da Sikur para torná-lo ainda mais seguro. É possível contratar um servidor exclusivo por onde todo o volume de dados que chega ou sai do smartphone passa. Dessa forma, usuários tem um controle muito preciso sobre as informações do telefone, garantindo que dados sensíveis não caiam nas mãos de curiosos.
Em relação às especificações de hardware, o smartphone brasileiro tem componentes convencionais: a tela é de 5 polegadas, com resolução Full HD. O processador é um Snapdragon 615, da Qualcomm, que roda acompanhado de 2 GB de memória RAM. São 16 GB de espaço para dados e câmeras
O foco da Sikur e seu GranitePhone não é o mercado doméstico, mas durante a entrevista concedida ao Engadget, o CEO da empresa avalia que existem movimentos para aproximar o sistema GraniteOS dos smartphones convencionais, como a criação de um tipo de loja virtual que disponibilize aplicativos confiáveis e testados pela Sikur.
Os interessados no smartphone podem adquiri-lo pela página oficial da Sikur. O preço, contudo, é bastante salgado: US$ 999 (equivalente a R$ 3.760).
Via Engadget
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- WhatsApp: 5 formas de conversar sem salvar número
- Como usar o Trello? Nove dicas para melhorar a produtividade no home office
- CS:GO: Na'Vi vence NiP e é a grande campeã da BLAST Pro Series Copenhagen 2018
- Resumo da Semana: Mortal Kombat X e Rock Band 4 foram destaques
- Apple pode lançar anel inteligente com controle de voz e câmera; entenda
- Five Nights At Freddy’s 4: último capítulo da saga de horror é anunciado
- Campeonato Brasileiro de League of Legends começa em 17 de janeiro
- BATTALION 1944: entenda competitivo do jogo para PS4, Xbox One e Steam
- Como usar WhatsApp com VPN no 3G, 4G e no Wi-Fi
- Google ligará RJ e SP com novo cabo submarino de dados feito no Brasil
- Facebook começa a testar assinatura paga em grupos
- Como abrir playlists do Spotify no Deezer
- Among Us foi hackeado? Jogo sofre ataques com propagandas e até ameaças
- Como trocar o plano de fundo do Moto G5S
- Fortnite: entenda Community Battles Bootcamp, evento que dá V-Bucks
- Galaxy S20 Fan Edition pode ser lançado no próximo evento da Samsung
- Como se cadastrar no iFood
- WhatsApp vai ser pago? Novo boato circula pelo app e confunde usuários
- Pinterest não baixa imagens? Veja como salvar na galeria do celular
- Como usar o HitWe, app de relacionamento rival do Tinder