O portal Camara-e.net e o Sebrae anunciaram que 631 varejistas já foram pré-aprovados pelo programa Black Friday Legal, iniciativa criada pela Câmara Brasileira de Comércio Digital para incentivar boas práticas de comércio online durante o evento, que acontece no próximo dia 27 de novembro de 2015. Para combater a maquiagem de preços, o selo Black Friday Legal irá identificar as lojas virtuais (e-commerce) que seguem o Código de Ética.
Black Friday: os melhores sites para monitorar preços
Além de garantir transparência, o projeto quer oferecer segurança e tranquilidade aos consumidores interessados nas promoções. Na lista de aprovadas estão pequenas, médias e grandes empresas, tanto no ramo digital quanto no físico. A notícia boa é que mais empreendedores ainda devem receber o selo Black Friday Legal neste ano, já que o período de inscrição termina apenas no dia 23 de novembro e aguarda novos candidatos.
O desafio de regulamentar o que ficou conhecido como “Black Fraude” está no centro da atuação da Câmara desde 2013 e continua sendo uma preocupação. Na edição de 2014, o portal Reclame Aqui reportou mais de 12 mil reclamações na data, problemas que foram desde preços maquiados até sites incapazes de lidar com o tráfego de visitantes que aumenta em volume considerável no período.
Mesmo que o número precise ser contextualizado – falamos de um universo de mais de 2 milhões de transações efetuadas em 2014 apenas nos dia 27 e 28 de novembro – este ainda é um problema relevante. A Black Friday precisa ser boa tanto para quem vende como também para quem compra.
Como resultado da iniciativa, empresas interessadas no selo Black Friday Legal precisaram seguir todos os requisitos do programa em 2015, além de comparecer a palestras presenciais e online focadas em diversos aspectos do comércio digital. Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae, aponta que precisa existir esse compromisso, ainda que ocorram problemas técnicos e de infraestrutura online.
"A Black Friday é uma oportunidade de aumentar as vendas, ampliar a base de clientes, reforçar a presença da marca e contribuir para o giro de estoque. Mas é importante para o varejista selecionar os produtos a serem colocados em promoção, definir o percentual de descontos e dar segurança para quem for comprar pela Internet nessa data", explica Heloisa.
O portal da Camara-e.net anunciou que vai
A iniciativa vai contar com a participação de pelo menos 11 varejistas, entre eles Amazon, Americanas e Magazine Luiza. As lojas disponibilizarão descontos de até 70% entre os dias 26 e 30 deste mês. Para se inscrever e receber notificações, acesse o site Black Friday Legal (bflegal.com.br).
Tudo sobre o Black Friday legal; vídeo
O que você quer ver mais barato durante a Black Friday? Comente no Fórum do Techtudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como cortar e editar áudio online sem instalar nada
- O que muda no MacBook Pro 2018: veja diferenças entre a versão de 2016
- TIM inicia troca de chips antigos por SIM cards com suporte a 4G
- Testamos o Android M; confira o que mudou no sistema do Google
- Como alterar a fonte padrão no Windows 10
- Free Fire: dicas e truques para melhorar a mira no jogo da Garena
- Steam ganhará App para jogar games do PC em seu smartphone e tablet
- Como tirar print no Zenfone 4 Selfie Pro
- Apresentação no Canva: como fazer slide online
- Chrome atualiza página sozinho? Veja como impedir
- Imposto de Renda 2015: saiba o que instalar e como entregar a declara?
- Como tirar fotos com efeito de profundidade no Xiaomi Mi A1
- Seis fones que fizeram sucesso em 2018 e você pode comprar em 2019
- Assassin's Creed Odyssey: veja requisitos e como baixar o game
- Como deixar o Thunderbird em português
- Aprenda a ativar o Modo Avi?o em celulares Android
- Dispositivo acompanha o sono de crianças para que durmam melhor
- Mensagem para o Dia da Mulher no WhatsApp: veja apps com frases prontas
- Ok, Google: Conhe?a os principais cards do Google Now
- Smart flexível e caixa de som voadora: veja produtos curiosos da CES 2017