Fotografar é um aprendizado constante, seja se você é um fotógrafo profissional ou faz por amor ao hobby. Nem sempre se pode contar com as situações perfeitas para uma boa foto, seja a iluminação do dia ou algum imprevisto com o equipamento. Saiba que até a forma que você guarda sua câmera pode afetar a qualidade da sua imagem.
Comprar uma câmera ou tirar fotos com celular? Descubra o que é melhor
O TechTudo listou alguns dos perrengues que mais aborrecem fotógrafos amadores e entusiastas. Conheça-os e saiba como contornar estes problemas com soluções simples.
A bateria te deixou na mão
Câmeras podem consumir rapidamente a bateria, dependendo dos recursos utilizados, e com o passar do tempo, sua carga tende a durar cada vez menos, como qualquer bateria recarregável. O ideal é que você tenha pelo menos uma bateria extra e recarregue as baterias completamente antes de começar a fotografar.
O acionamento do flash e o “visor eletrônico” são responsáveis pelo consumo de boa parte da bateria. Pra quem precisa fotografar por longos períodos, desligue o monitor e utilize o “viewfinder”. É possível também diminuir o brilho do visor para economizar a carga.
Imagens fora de foco
Provavelmente não haverá solução para uma imagem fora de foco. Mas tem como contornar este problema, para aumentar as chances de tirar fotos nítidas, diminuindo a “abertura da lente”. Quanto menor a abertura da lente, maior será “a zona focada”.
Qual câmera semi profissional com regulagem comprar? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo
Acostume-se com o sistema de foco da câmera. Quando utilizamos o foco automático, a câmera foca nos pontos específicos, e cada modelo de câmera oferece diferentes esquemas de pontos de foco. Se a câmera focou algo indesejado, posicione o objeto na posição da marca, e aguarde o bipe de confirmação.
O uso do foco manual exige um pouco de prática. Mas é muito eficiente quando queremos captar momentos espontân
Com o Photoshop também é possível aumentar a nitidez de uma imagem. Confira a matéria do TechTudo que explica como aumentar a nitidez de uma imagem.
Sujeira na lente ou na câmera
Manchas ou pontos escuros na mesma posição em mais de uma imagem, indicam que a lente estava suja. Infelizmente na maioria dos casos não é possível detectar este problema no visor da câmera, somente quando vemos a imagem numa tela grande, como a de um computador.
Marcas de gordura (dos dedos) e poeira na superfície da lente são os tipos mais comuns de sujeira. Uma dica é sempre ter na bolsa da câmera, um lenço próprio para limpeza de lentes para não arranhá-las. Os de microfibra são acessíveis e fáceis de serem encontrados.
Não exagere na limpeza lente, pois com o tempo, os micro arranhões causados pelos atrito entre os grãos de poeira e a lente podem danificar a superfície. Câmeras DSLR ainda podem ter sujeira acumulada do outro da lente, onde se encaixa na câmera, que também pode ser limpada usando um lente de microfibra.
Quando a sujeira se acumula no interior da câmera, elas podem afetar o sensor. Caso a limpeza automática do sensor não seja suficiente, será necessário uma visita à assistência autorizada. Não recomendamos que você desparafuse sua câmera por conta própria.
Imagens noturnas borradas
Aceita um desafio? Então fotografe um corrida noturna com imagens nítidas e claras. Uma apresentação teatral de fim de ano na escola dos seus filhos é uma situação semelhante.
Para “congelar” um objeto em movimento, basta aumentar a velocidade do obturador (a partir de 1/80 de segundo). Mas ao aumentar a velocidade, a imagem tende a ficar mais escura. Para compensar, é preciso aumentar a abertura e a sensibilidade ISO. O problema é que imagens com sensibilidade acima de 3200 ISO ficam com o aspecto “granulado”, e lentes “básicas” possuem abertura máxima limitada (acima de f/3.5).
Com sensores cada vez mais avançados, as novas câmeras compactas e DSLR oferecem boa qualidade com pouca granulação, mesmo utilizando sensibilidade acima da 6400 ISO. Se esta for sua praia, opte por modelos que trabalhe bem com alta sensibilidade e adquira uma lenta com abertura máxima f/1.8, por exemplo.
Imagens escuras muito claras
Se fotografamos pessoas, de costas para um fundo muito brilhante, elas tendem a ficar muito escuras. Neste caso, você pode usar o flash para balancear a imagem. E para não deixar a galera com “cara de susto”, diminua a potência do flash para deixar o tom da pele mais natural.
Para cenários ou objetos imóveis, podemos usar o recurso HDR. Imagem capturadas com a ajuda de um tripé ficam bem interessantes. Este modo de fotografia combina duas imagens em uma só, deixando as partes escuras mais claras, e as áreas claras um pouco mais escuras.
As fotos sumiram!
O cartão de memória é o pior lugar para guardar suas fotos. Uma outra pessoa descuidada pode usar a câmera e apagar todo o conteúdo do cartão. Por isso, descarregue seus registros no computador sempre que possível, e os mais importantes, deixe gravado num HD externo ou DVD.
Sistemas operacionais podem ocultar arquivos e pastas do cartão de memória, quando você conecta a câmera usando um cabo USB. Então para visualizar o conteúdo real do cartão, utilize um leitor ou insira o cartão de memória diretamente no computador para localizar todas as imagem e transferir para o computador.
Ainda não encontrou seus registros? As imagens podem estar no último computador que você conectou a câmera. Alguns programas de biblioteca de imagem são configurados para transferir automaticamente as imagens da câmera para o computador, e em seguida apagá-las do cartão.
Caso você ainda não tenha solucionado seu problema, tente usar programas específicos para recuperar imagens deletadas. Programas como FileRecovery vasculha toda a memória do cartão e com sorte, você pode recuperará parte dos arquivos deletados. Confira a matéria do TechTudo que explica passo-a-passo como recuperar suas imagens.
Cartão de memória não reconhecido
Assim como qualquer unidade de memória, cartões também são passíveis de erro de leitura, gravação e algumas vezes, precisam ser formatados. Mas antes de partir para qualquer procedimento “hardcore”, verifique se a trava do cartão de memória está desbloqueado (para cima), posição que permite gravar dados no cartão de memória.
Uma solução simples é utilizar a ferramenta de formatação da própria câmera, mas esteja ciente de que todos os arquivos serão apagados. Transfira as imagens para o computador antes da formatar. Caso o problema persista, tente fazer uma formatação utilizando um computador, e depois execute a formatação da câmera.
Não é recomendável usar o cartão de memória como um “pen drive”. Quando infectado por vírus por exemplo, cada computador em que você inserir o cartão também estará comprometido. E caso a estrutura de pastas do cartão seja alterada, isto também pode torná-lo inoperável.
Armazenamento adequado
Câmeras digitais não resistem a quedas e choques, com exceção das que possuem corpo/case preparado para tal. Por isso, utilize sempre a correia de modo seguro e guarde a câmera num case apropriado quando não estiver usando.
Ao transportar câmeras e lentes, prefira mochilas próprias para equipamentos fotográficos. O corpo de câmeras super zoom e DSLR também não suportam grandes pressões e podem ser danificadas com o peso da bagagem.
Guardar bem a câmera é fundamental, mas fique atendo com a umidade. Se você fotografou ambientes muito úmidos, cachoeiras, sob sereno ou durante chuvas, enxugue bem a câmera, lentes e acessórios. Danos causados por fungos podem ser irreversíveis, e são capazes de afetar lentes, interior da lentes, partes de borracha e até o sensor.
Em casos extremos, em que a câmera é exposta com frequencia a ambientes úmidos, armazene a câmera e assessórios num recipiente transparente com dessecantes. Este é o ambiente que os fungos menos gostam, claro e seco.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Subwoofer ativo ou passivo? Entenda a diferença entre as tecnologias
- Como mudar a central de notificações do Android 7.0 com novos atalhos
- Moto Z e Galaxy A7 2016 estão na lista de smartphones finos à venda no Brasil
- Como baixar músicas no Rdio para ouvir offline?
- CS:GO: veja times e jogos da MIBR no StarSeries i-League Season 8
- Como colocar marca d'água em fotos
- 'Pedir Refeição': Instagram libera adesivo que facilita pedidos de comida
- Android e iOS abocanham mais de 96% do mercado, segundo IDC
- PagBank vale a pena? Compare rendimento com a NuConta do Nubank
- NTC vence FURIA e se classifica para Minor do FACEIT Major
- Aprenda como enviar jogos de presente para seus amigos no Steam
- Mortal Royale coloca mil jogadores para competir em Battle Royale
- Brecha de segurança expõe usuários de Uber e Google; troque sua senha
- Facebook Flat volta com botão que diz revelar quem visitou seu perfil
- Who is mining: buscador dedura sites que mineram bitcoin
- Como desativar o Google Tradutor no Chrome para celular
- Como usar o mTrip para planejar viagens
- Mad Max: game chega em setembro sem vers?es para PS3 e Xbox 360
- Como jogar com a personagem Pharah em Overwatch
- Como baixar vídeos e dados de sua conta no YouTube