Um estudo mostra que apenas 2,5% dos computadores do mundo são dedicados a jogos, mas são responsáveis pelo consumo de 20% da energia elétrica gasta em PCs. Os números pertencem a um levantamento realizado por pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, que mostra o quão ineficiente máquinas poderosas são em termos de consumo de energia.
Aprenda a trocar o processador do seu computador
Evan Mills, um dos autores do estudo, calcula que, por ano, “um típico computador gamer consome 1.400 kWh (kilowatt hora), o equivalente a seis vezes o consumo de um PC normal ou 10 vezes a energia gasta por um console de videogame”. O pesquisador vai além, explicando que é como se 25 usinas capazes de abastecer uma cidade cada funcionassem em tempo integral para suprir essa demanda no mundo todo.
Por ano, segundo o estudo, computadores para jogos sugam um total de US$ 10 bilhões em energia elétrica, o equivalente a 75 terawatts por hora. E esse consumo só tende a aumentar, já que as previsões de vendas de computadores e hardware voltado para jogos no PC deve dobrar até 2020.
O estudo aponta para um detalhe importante: fabricantes de componentes usados em computadores desse tipo não são obrigados a classificá-los em função da sua eficiência energética, como os eletrodomésticos que, no Brasil, ganham o selo Procel. De acordo com o estudo, enquadrar a indústria em padrões de eficiência como esse seriam benéfico, já que motivaria a competitividade entre fabricantes na busca por soluções mais eficientes.
A ausência desses padrões, de acordo com a pesquisa, acaba levando a situações em que um mesmo componente de diferentes fabricantes pode atingir performance similar, mas com variações de consumo elétrico bastante desiguais. Como o mercado não divulga e não coloca em evidência aspectos referentes ao consumo na hora de promover seus produtos, o consumidor acaba incapaz de sequer tentar escolher o hardware a partir da eficiência.
Como consumir menos?
De acordo com a pesquisa, durante a realização do estudo, foram construídos cinco computadores gamers, cada um deles foi com foco na eficiência. A última versão apresentou economia de 50% de energia com o mesmo desempenho, se comparada às versões convencionais, que privilegiam a performance acima de tudo.
Para ter um PC eficiente e poderoso, a
Fique de olho nas dicas para montar um PC Gamer. Participe no Fórum do TechTudo.
A grande questão é que, com medidas simples e uso racional, a voracidade dos computadores de jogos pode ser diminuída, sem comprometer a performance e até possibilitando aumento de vida útil em virtude da diminuição do calor gerado e dos indíces de ruído. Na avaliação dos pesquisadores, medidas simples, é possível derrubar a quantidade de eletricidade consumida em 75%.
Via Motherboard
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Dicas para jogar o MMORPG Naruto Online
- Free Fire: conheça os nomes do Brasil no Streamers Showdown, torneio 4x4
- Destiny 2, Cuphead e Overwatch estão nas ofertas da semana
- Como tirar fotos usando a luz ambiente e o flash ao mesmo tempo
- Brawn e Williams são equipes clássicas confirmadas em F1 2018
- Galaxy S21 Ultra: caneta digital pode ser arma secreta contra iPhone
- Waze: como colocar app em mudo ou gerenciar alertas sonoros
- Do CS ao CS:GO: veja a evolução do jogo FPS da Valve
- Como ativar o corretor ortográfico no Gmail
- Como fazer upload de v?deos em 360 graus no YouTube
- Xbox Series X: Microsoft revela lançamento; preço continua em segredo
- Como ver posts do Instagram Stories no PC usando Chrome
- Como compartilhar fotos do Feed de Notícias do Facebook pelo Messenger?
- Vale a pena esperar o iPhone 7 ou comprar o iPhone 6S no Brasil
- Como salvar fotos do Instagram no tamanho original e em alta qualidade
- Automóveis eletrificados serão maioria na produção mundial
- Cartão de memória trava o computador? Veja como resolver
- Roteador Tenda AC10 é bom? Confira ficha técnica e preço no Brasil
- Impressora Epson L396 é boa? Veja a análise de preço e características
- Conheça aparelhos para deixar sua casa smart por até R$ 800